#ComoFoi: ARTE 2017

Entre os dias 7 e 10 de setembro, a cidade de Mogi Guaçu recebeu o IX Acampamento Regional de Tropas Escoteiras, o ARTE 2017. O evento, que teve como sede a Faculdade Municipal Professor Franco Montoro, reuniu mais de 700 pessoas entre adultos voluntários e jovens entre 11 e 14 anos. Tendo como tema Os Quatro Elementos, as atividades eram relacionadas à Terra, à Água, ao Fogo, ao Ar e ao quinto elemento, o Espírito de B.P.

No primeiro dia de acampamento, a Aldeia Global desenvolveu a criatividade e as habilidades manuais dos escoteiros, que produziram a decoração da festa da última noite. A cerimônia de abertura, comandada por Felipe Conde, do Canal SAPS do YouTube, contou com a presença de Alexandre Banchi, Vice-presidente da Região Escoteira de São Paulo, Elisa Garcia, Coordenadora do Ramo Escoteiro e do evento, Mami Yasunaga, Diretora de Comunicação e Luciana Timoszczuk, Diretora Adjunta de Programa Educativo.

As atividades relacionadas aos quatro elementos aconteceram no segundo e no terceiro dia do evento. No módulo Fogo, os participantes tiveram a oportunidade de aprender mais sobre fogueiras e prevenção de incêndios. No módulo Água, os jovens puderam remar uma jangada e se refrescar em jogos divertidos. No módulo Ar, foram abordadas atividades típicas da Modalidade do Ar como o radioamadorismo e a construção de um foguete. No módulo Terra, além de um grande circuito de obstáculos, os escoteiros plantaram mudas de árvores no Parque da Juventude.

21427450_1703537986337751_7200596677522438034_o

O último conjunto de atividades, o módulo Espírito de B.P., aconteceu no 4º dia e incluía reflexões sobre a transformação do mundo em um lugar melhor. Os jovens escreveram mensagens com compromissos para o futuro e depositaram em uma cápsula do tempo que será aberta em dois anos. Foram confeccionadas mandalas que serão leiloadas para reunir fundos para a APAE de Mogi Guaçu. Os jovens também puderam aprender novas canções, danças e técnicas de origami.

“É muito legal ver tanta gente trabalhando pelo mesmo objetivo”, comentou a escoteira Marina Lehner Giupatto do G.E. Inah de Mello – 147/SP.

O grande destaque das atividades noturnas foi a Festa Holi. Imersos em tintas coloridas, os escoteiros se divertiram dançando e cantando com seus amigos. O evento também contou um jogo noturno e o Fogo de Conselho, que se destacou por exigir paródias criativas dos quatro subcampos.

O ARTE também foi pioneiro na área de Educomunicação. Repórteres Jovens produziram textos, vídeos e fotos para as mídias digitais da Região de São Paulo e para o jornal mural do acampamento.

O encerramento do evento aconteceu na manhã do dia 10 de setembro. Estiveram presentes o reitor da Faculdade,Márcio Antonio Ferreira e o vereador Rodrigo Falsetti. O membro da Equipe Regional de Imagem e Comunicação, Ivan Benigno, foi homenageado com um elogio regional pelo seus serviços prestados nos últimos cinco anos.

21414630_1702153806476169_63651862786387343_o

A cobertura completa do evento você confere no Facebook do Ramo Escoteiro São Paulo.

#ComoFoi: ARTE 2017

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo