Mutirão Regional Pioneiro 2017 – MudArte

Mutirao Regional Pioneiro São Paulo Mudarte 2017

A cidade de São Carlos recebeu nos dias 28 e 29 de outubro, o Mutirão Regional Pioneiro de 2017, o MudArte. Organizado pelo Clã Enuma Elish, do GE São Carlos, a abertura do evento contou com a presença de figuras importantes da cidade, como o prefeito municipal Airton Garcia Ferreira, o vice-presidente da Câmara Municipal Marquinho Amaral e o deputado federal Lobbe Neto. Em sua fala, o prefeito destacou a importância da realização do Mutirão no bairro São Carlos 8, uma comunidade periférica e muito humilde. “A prefeitura não consegue fazer tudo sozinha, portanto tem que apoiar quando um movimento sério como o escoteiro se dispõe a fazer um trabalho como esse”, completou Airton.

O evento contou com a presença de quase 150 jovens do Ramo Pioneiro, que durante todo o fim de semana se dividiram em ações de limpeza e revitalização de praças e parquinhos da comunidade, além de realizarem a triagem das doações de roupas arrecadadas pelos pioneiros previamente ao evento. Os participantes também fizeram atividades com as crianças do bairro e realizaram o plantio de árvores na praça central.


Mutirão Regional Pioneiro 2017 – MutArte


O plantio foi supervisionado pelo educador Djalma Neri, que atua como coordenador de projetos na ONG Veracidade, que atua na cidade de São Carlos e trabalha com ações de foco ambiental e social. Ele também ministrou uma palestra sobre a importância da preservação ambiental e sobre o descarte de lixo, relatando aos pioneiros, mestres e membros da comunidade que assistiam, a respeito dos problemas ambientais que o bairro enfrenta.


Mutirão Regional Pioneiro 2017 – MutArte


Mais uma parceira importante do Mutirão Pioneiro foram os Salesianos de São Carlos, que foram cruciais em ajudar o Clã organizador a entrar na comunidade e conhecê-la melhor, para, a partir disso, diagnosticarem ações a serem realizadas. A instituição também ofereceu apoio de pessoal durante o todo o evento, ao disponibilizar sua estrutura para as refeições dos pioneiros. Contudo, eles já vinham apoiando e atuando junto ao Clã Enuma Elish, em ações realizadas anteriormente ao MudArte.


Mutirão Regional Pioneiro 2017 – MutArte


No domingo, o artista plástico Alfredo Maffei, apresentou uma palestra, sob o tema “Olhares Invisíveis”, que encerrou a atividade dos pioneiros no Country Club de São Carlos. Focado na espiritualidade, o artista relatou um pouco de sua jornada pelo mundo das artes, conectando seu discurso a ideia de “Seja a mudança que você quer no mundo”, esperando dessa forma motivar e incentivar os pioneiros a darem continuidade, em suas cidades, clãs e Grupos Escoteiros, às boas atitudes iniciadas no Mutirão Regional Pioneiro.


Mutirão Regional Pioneiro 2017 – MutArte

 


Veja todas as fotos na Página Oficial do Evento no Facebook

Mutirão Regional Pioneiro 2017 – MudArte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo