Semana Mundial da Amamentação – Agosto Dourado


A Semana Mundial da Amamentação (SMAM) é comemorada de 1 a 7 de agosto.  A cada ano, um tema chama atenção para uma variedade de questões, indicados pela WABA, a “Aliança Mundial Para a Ação em Aleitamento Materno”, sendo uma ótima oportunidade para estimular as iniciativas locais relacionadas à amamentação.


Neste ano de 2017 comemoramos o 25º Ano da Semana Mundial de Aleitamento Materno: o Agosto Dourado!  O Tema da Campanha deste ano é ‘Trabalhar juntos para o bem comum’. Vamos unir forças e incentivar a Amamentação, que é fonte de nutrição, vínculo e amor!

O aleitamento materno não só proporciona uma série de benefícios para os bebês, mas também contribui e muito para a saúde e beleza das mamães. As mulheres que amamentam seus filhos perdem peso mais rapidamente. “Quem der de mamar por mais de um ano acaba ficando até mais magra do que estava antes de engravidar”ressalta a escotista e Nutricionista Sthefanye Gritti Legori. “Amamentar ainda diminui as chances de a mulher ter três tipos de câncer. De acordo com a SBM, a cada ano de amamentação o risco da mamãe desenvolver câncer de mama diminui de 3 a 4%. O aleitamento também ajuda a prevenir o câncer de útero e de ovário”, afirma Sthefanye que deu o depoimento enquanto amamentava sua filha Madalena.

A amamentação contribui para que o útero recupere seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia pós-parto e reduz as chances de diabetes. Já para a criança além de estreitar a relação mãe e filho, também traz uma grande carga de imunidade além de diminuir consideravelmente as chances da criança desenvolver problemas respiratórios.

Participe com sua alcateia, tropa escoteira, tropa sênior e clã pioneiro. Procure o Banco de leite mais próximo. Divulgue e compartilhe. Registre cada atividade realizada no site da World Breastfeeding Week 2017  e preencha o formulário. As atividades realizadas e adequadamente informadas no formulário, são divulgadas no site da Organização. Com este registro sua iniciativa, aparecerá listada no site e marcada no mapa da Semana Mundial, disponível em http://worldbreastfeedingweek.org/pledgeform.shtml


Sugestões de atividades da Semana Mundial de Aleitamento Materno adaptadas para o Movimento escoteiro, a serem desenvolvidas especialmente no mês de agosto:

? Confecção e distribuição de “Laço Dourado” para as mães e pais usarem durante a Semana Mundial de Aleitamento Materno, lembrando da importância #SMAM #AgostoDourado.

? Enfeitar O Grupo Escoteiro com laço dourado, faixas, cartazes, balões de acordo com a criatividade de cada alcateia, tropa escoteira, tropa sênior e clã pioneiro.

? Exposição de painéis com informativos, fotos e agendas da sua cidade/comunidade, para a #SMAM #AgostoDourado.

? Mural com foto das mães, tias, amigas que permitirem, amamentando. #SMAM #AgostoDourado.

? Roda de conversa com profissionais de saúde sobre os benefícios da amamentação.

? Entrega de certificado às mulheres que amamentam.

? Fotografar as mulheres que amamentam e que desejam ser fotografadas (manter autorização das fotos assinadas e sob guarda do Grupo Escoteiro).

? Divulgação entre as pessoas que frequentam o grupo escoteiro durante a #SMAM e estendendo-se por todo o mês de agosto #AgostoDourado.

? Promover concurso de desenho com premiação de cartazes de crianças do Grupo Escoteiro sobre amamentação.

? Exposição de vídeos educativos.

? Criação de “Canto da Amamentação” ou “Sala de Apoio à Amamentação” para apoiar as mães que amamentam no Grupo Escoteiro.

? Promoção de coleta de frasco de vidro para doação de leite materno para Banco de Leite Humano mais próximo.


 

Semana Mundial da Amamentação – Agosto Dourado
Rolar para o topo