Desfile Cívico-Militar de 09 de julho – Comemorativo ao 85º Aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932

? Boletim Informativo – Desfile 9 de julho

A Revolução Constitucionalista, que teve seu marco inicial no dia 9 de julho de 1932, tinha por objetivo derrubar o Governo Provisório de Getúlio Vargas e a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte. Durante os conflitos, diversas organizações civis, dentre as quais escoteiros de São Paulo e Minas Gerais, se mobilizaram como apoio e auxílio aos revolucionários, no envio e recepção de mensagens, socorro aos feridos, dentre outras ações pacíficas de apoio aos soldados e à população. Em vista de tão importante atuação, os escoteiros são convidados a cada ano, a participar do Desfile Cívico-Militar em Comemoração à Revolução Constitucionalista de 1932.

Curiosidades

As duas principais avenidas que ligam a cidade de São Paulo de norte a sul –  Nove de Julho e 23 de Maio – tem a origem de seus nomes a partir da Revolução. Num conflito com as tropas federais no dia 23 de maio de 1932, que antecedeu a Revolução Constitucionalista, 4 estudantes foram mortos, conhecidos pela sigla MMDC.

O Obelisco, localizado no Parque Ibirapuera, maior monumento da cidade, com 72 metros de altura, é um mausoléu dos heróis de 1932. Lá estão os corpos dos estudantes mortos em 23 de maio e de mais de 600 combatentes que lutaram durante a Revolução. Projetado pelo escultor Galileo Emendabili, tudo em torno dele lembra o número 9, desde sua altura à quantidade de degraus na entrada.

Importante

Recebemos as informações necessárias por parte dos responsáveis pela organização do Desfile em reunião realizada no dia 20 de junho de 2017 com entidades civis e militares participantes do evento, o que só nos permitiu divulgar este boletim informativo nesta data (22 de junho de 2017).

Desfile Cívico-Militar de 09 de julho – Comemorativo ao 85º Aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo