Rio Preto: cidade quente no clima e no calor humano

XV Fórum Regional de Jovens Líderes: Quando o clima de amizade se sobrepõe à alta temperatura

Por Rita Fernandjes

Foi com o calor escaldante, típico da região Noroeste de São Paulo, que São José do Rio Preto acolheu pelo menos 300 delegados de Unidades Escoteiras Locais de 68 cidades do Estado, durante a 24ª Reunião Ordinária da Assembleia Regional Escoteira e o 15º Fórum Regional de Jovens Líderes, realizados nos dias 25 e 26 de março. Segundo os organizadores, a assembleia teve cerca de 500 inscritos, entre irmãos escoteiros, pais de apoio e outros visitantes. “Nós, do 36º Distrito Escoteiro, nos esforçamos para mostrar que Rio Preto não é quente apenas clima, mas também no calor humano”, afirmou Wagner Bortoletto , um dos organizadores do evento.

“Ficamos muito honrados que essa assembleia tenha acontecido aqui, em São José do Rio Preto, especialmente pela importância que o movimento escoteiro tem para a sociedade como um todo”, afirmou o prefeito Edinho Araújo (PMDB). “Estive na sede do Tiro de Guerra, onde são realizadas as atividades do Grupo Escoteiro Rafael Tobias de Aguiar, e lá tive a oportunidade de conversar com crianças e pais de escoteiros. Eu quero dar o meu testemunho de como é diferente uma criança que está no escotismo. É um olhar diferenciado. É uma criança interessada pelo coletivo. Chega, se apresenta às autoridades, conversa e faz perguntas interessantes. Eu considero essa instituição muito importante para o nosso País. É isso que o Brasil precisa: dis ciplina, valores e respeito ao próximo”, disse o prefeito.

“Precisamos de pessoas felizes, mas a felicidade está em nós, e quando estamos felizes levamos a felicidade para os outros. Não ficamos cobrando o outro. O Brasil precisa desse estilo de cuidar e de contribuir. O Brasil precisa dessa solidariedade e desses valores”, afirmou Araújo.

Evandro Pelarin, juiz da Vara da Infância e Juventude de Rio Preto, também parabenizou o escotismo. “O movimento escoteiro vai ao encontro com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que determina que toda a sociedade deve se esforçar pela proteção da infância e juventude. E o movimento escoteiro faz isso de maneira muito nobre, ensinando o respeito aos mais velhos e o respeito à natureza”.

 

Reconhecimento

A força do movimento escoteiro em São José do Rio Preto (consolidada pela atuação dos grupos escoteiros Lis Rio Preto 311, Manaain 129, Rafael Tobias de Aguiar 306, Fênix de Rio Preto 269 e Impeesa dos Grandes Lagos 336) rendeu homenagem da Câmara Municipal ao diretor presidente da Região Escoteira de São Paulo, Jabs Costa, que completa 34 anos de atividade escoteira este ano, e ao comissário distrital do 36º Distrito Escoteiro Norte Paulista, Wagner Bortoletto. Ambos foram surpreendidos, durante a assembleia, ao receberem do vereador Paulo Pauléra (PP) um certificado de Moção de Aplauso: “Os senhores (chefes escoteiros) estão contribuindo com a formação de homens e mulheres com responsabilidade, com respeito aos mais velhos e respeito a todos aqueles que merecem. Com o trabalho do escotismo, com certeza, nós vamos ter homens e mulheres melhores neste país”, enfatizou.

Já o vereador Pedro Roberto Gomes (PRP) disse que a Câmara Municipal de Rio Preto está à disposição do escotismo. “Nós temos que enaltecer e aplaudir o trabalho que o movimento escoteiro realiza. É um trabalho que ajuda a sociedade. Toda criança que passa pelo escotismo seguramente será um cidadão melhor preparado para a vida e melhor preparado para as ações sociais e para as crises. Não há crise que possa derrubar quem passa pelo escotismo. Fico muito feliz em poder participar desse momento, que é importante para vocês e importante para a nossa cidade também”, afirmou.

Confira as fotos aqui:

Confira as notícias:

Rio Preto: cidade quente no clima e no calor humano
Rolar para o topo