Pré-Vigília Regional Pioneira 2017

Atividades Sugeridas

?Distintivo para Download

A Pré-Vigília Regional Pioneira é uma atividade tradicional na Região Escoteira de São Paulo que propicia um ambiente ideal para que os Pioneiros possam, em grupo e individualmente, refletir sobre sua vida tendo como foco principal os três pilares fundamentais do Movimento Escoteiro: Deus, Próximo e Consigo mesmo.O Pioneiro, voluntariamente, compromete-se a cumprir seus deveres frente a estes pilares e, durante a Pré-Vigília, ele terá mais uma oportunidade de refletir seus pensamentos e ações focando estes pontos.

Tradicionalmente, realiza-se a atividade no sábado mais próximo ao Dia do Pioneiro – 29 de junho, dia de Paulo de Tarso, patrono deste Ramo, justamente por ser um exemplo de decisão na escolha do bom caminho diante das encruzilhadas da vida, e por ser capaz de assumir projetos para crescer como pessoa e mudar o mundo em que vivia. Juntamente com Simão Pedro e Tiago, ele foi um dos mais proeminentes líderes do nascente cristianismo.

Este evento é uma oportunidade ideal para estreitar laços que unem os Clãs, conforme a tradição de cada Clã, a Pré-Vigília Regional pode ser desenvolvida apenas no próprio Clã ou em uma reunião com outros Clãs do mesmo Distrito, e até mesmo entre Clãs de Distritos diferentes, mas que se unem por laços de afinidade. Como em toda atividade e/ou cerimônia escoteira a vestimenta a ser utilizada é o uniforme ou vestuário escoteiros. Ponchos e agasalhos também podem ser usados, devido ao frio que usualmente acontece neste momento do ano, porém é muito importante salientar que não há espaço para alegorias, principalmente para que o ambiente se mantenha propício para a reflexão.

Também, como em toda atividade do Ramo Pioneiro, a Pré-Vigília deve ser coordenada pelos Pioneiros mais experientes do Clã e, principalmente, que já tenham participado de Pré-Vigílias anteriores. Os Mestres também desempenham papel importantíssimo na atividade, orientando e prestando todo o suporte necessário.

A escolha do local também é algo muito importante para que a atividade alcance os objetivos propostos. Um ambiente confortável, num local que acolha confortavelmente o número de participantes e que também ofereça espaço para que os participantes possam refletir individualmente e também para que possam se recolher caso o cansaço já lhes tenha tomado as forças.

O Clã não deve limitar-se apenas a uma Pré-Vigília anual, sempre que o Clã sentir necessidade pode preparar e executar uma Pré-Vigília. Esperamos, sinceramente, que seu Clã aproveite esta atividade em sua plenitude e que suas discussões e reflexões ajudem no crescimento pessoal de cada um.

O tema para a Pré-Vigília deste ano foi escolhido pelos pioneiros da Região Escoteira de São Paulo por meio de envio de sugestões pelo Facebook e também durante o Interclãs 2017, na cidade de São Paulo/SP.

O Movimento Escoteiro tem como propósito contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades.

Pré-Vigília Regional Pioneira 2017

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo