A Aventura Saudável continua!

Com o projeto 1.000 Hortas – Educação Ambiental e Alimentação Saudável, os Escoteiros do Brasil – Região de São Paulo se tornaram representantes de hábitos mais sustentáveis. O objetivo foi conscientizar jovens e adultos sobre a produção dos alimentos, o preparo sem desperdícios e a alimentação balanceada e nutritiva, atingindo o cultivo de 1.000 hortas em todo o estado. Afinal, ser saudável influencia na qualidade de vida de todos os indivíduos – e nada melhor do que viver bem enquanto fazemos uma boa ação e cuidamos do planeta.

O #1000Hortas foi viabilizado pela Fundação Cargill, via edital de seleção. Ao longo de 2019 e 2020,  oficinas foram aplicadas em Unidades Escoteiras Locais e comunidades não escoteiras. Além disso, atividades regionais desenvolveram a temática do projeto, incentivando ainda que os cardápios de cursos e acampamentos escoteiros sejam repensados e melhorados em prol da alimentação saudável.

O projeto foi encerrado em 2020, mas o tema continua sendo prioridade dos Escoteiros do Brasil – Região de São Paulo. A Aventura Saudável continua!

Representantes da Alimentação Saudável

Se você plantou uma horta do projeto e/ou fez uma receita saudável inspirada nos materiais divulgados pelo 1000 Hortas, você é um Representante da Alimentação Saudável!

Nada mais justo do que ajudar a disseminar essa mensagem. Distintivos do Representante da Alimentação Saudável foram obtidos sem custo* por todos que participaram de alguma forma do projeto. A verificação foi dada mediante preenchimento de um formulário online, onde os solicitantes tiveram a oportunidade de detalhar mais suas ações e resultados.

Materiais Educativos

Visando oferecer materiais que os adultos voluntários escoteiros possam aplicar em suas Unidades Escoteiras Locais, o projeto disponibiliza fichas de atividades com temas diversos. Além disso, divulga modelos de cardápios saudáveis para serem utilizados em atividades escoteiras.
e aproveite!

Fichas de Atividade

Cardápios

Livro de Receitas Saudáveis
Tempero Escoteiro

O Tempero Escoteiro: livro de receitas saudáveis é o resultado do Projeto 1000 Hortas – Educação Ambiental e Alimentação Saudável desenvolvido pelos Escoteiros do Brasil – Região São Paulo em parceria com a Fundação Cargill. Seu intuito é conscientizar crianças, adolescentes, jovens e seus familiares sobre a alimentação saudável e tudo o que ela envolve, trazendo ideias condizentes com o Guia Alimentar para a População Brasileira, documento que teve sua 2° edição emitida pelo Ministério da Saúde, em 2014.

WhatsApp Image 2021-06-11 at 17.09.21

Cartilha de Alimentação Saudável

A Cartilha de Alimentação Saudável foi produzida reunindo diferentes conhecimentos da área de alimentação focada para o contexto escoteiro, em parceria com o nutricionista Marco Aurélio Penteado Júnior (CRN3 52783). De forma geral, este material tem o intuito de gerar a promoção da alimentação adequada e saudável dentro do ambiente das atividades e do contexto escoteiro, mostrando que é possível unir a praticidade, que a logística deste modo de vida requer, com uma nutrição adequada aos participantes.

Clique no ícone do lado esquerdo e tenha acesso a cartilha completa 

Caso tenha algum feedback sobre os conteúdos, envie para 1000hortas@escoteirossp.org.br!

O Projeto enquanto atuante distribuiu mais de 15 mil sementes para todo o estado de São Paulo

Websérie - Faça sua horta

Uma das últimas ações do projeto em 2019, foi o lançamento da Websérie 1000 Hortas – Faça Sua Horta. Estrelada pelos lobinhos Jéssica e Pietro, os vídeos abordam temas como alimentação saudável, tutoriais para fazer sua horta e para usar as hortaliças em receitas. Durante o lançamento dos episódios, era possível que os espectadores pedissem sementes para aplicarem os tutoriais em suas unidades escoteiras locais.

Episódio 01: Como plantar minhas sementes?
Episódio 02: Dicas para a mudinha crescer saudável
Episódio 03: Transplantando sua mudinha
Episódio 04: Cuidados depois do transplante
Episódio 05: Receitinhas saudáveis (salada de rúcula e molho pesto)
Episódio 06: Batata Recheada e Geleia de Pimenta

Oficinas

Uma das principais formas de disseminar o projeto e atingir suas metas é através de oficinas realizadas em cidades diversas, algumas delas com unidades fabris da Cargill. Os municípios atingidos até o momento foram:

Mobilizadores

Em agosto de 2019, foram selecionados mobilizadores para atuarem nos distritos escoteiros como disseminadores do projeto. Cerca de 15 interessados foram capacitados, depois 10 passaram a integrar a equipe e promover oficinas no estado. Elas já foram realizadas em

Números do Projeto

Atualizado em 23/06/2021

Até o momento, foram realizadas 45 oficinas e atividades específicas do Projeto 1000 Hortas, por meio de mobilizadores e fichas de atividades divulgadas aos associados e replicadas em diversos estados. Algumas das oficinas contaram com a atuação voluntária de colaboradores da Cargill.

Essas ações proporcionaram que mais de 3,3 mil pessoas fossem impactadas (jovens e adultos), entre escoteiros e não escoteiros. Considerando que cada uma delas leve os conceitos absorvidos a mais duas pessoas, pelo menos, estima-se que as ideias do 1000 Hortas já tenham alcançado mais de 6 mil indivíduos. 

Inserção em atividades

O projeto teve inserções pontuais em atividades, colocando o tema da alimentação saudável e da conscientização ambiental em discussão. Saiba mais sobre eles:

2019
Cultive-se (abril – São Carlos): o Acampamento Regional do Ramo Pioneiro foi apoiado pelo projeto e ofereceu atividades para 212 pessoas.
Congresso Regional Escoteiro + Congresso Regional Pioneiro (setembro – Taubaté): também recebeu apoio e teve, em uma de suas palestras magnas, apresentação sob a temática “Aprenda como mudar hábitos alimentares”, impactando 442 participantes.
Rally de Lobinhos (outubro): a atividade descentralizada propôs fichas de atividade que estimulavam o plantio de hortas.
ELO (agosto – 16º, 18º e 19º distritos escoteiros): promoveu uma atividade com sementes do projeto.
Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica – (MutEco  junho): também distribuiu fichas de atividade de forma descentralizada, atingindo 159 jovens.

2020
Assembleia Regional Escoteira (março – Indaiatuba): um estande do Projeto apresentou fichas de atividades e ofereceu degustação de receitas saudáveis para cerca de 500 participantes. 

O projeto 1000 Hortas integrou a programação especial da campanha Escoteiros Online durante o período de isolamento social. Uma live com tema “Alimentação saudável em tempos de crise” foi veiculada no dia 6 de maio de 2002, às 20h, na página dos Escoteiros do Brasil no Facebook, apresentada por Artur Malheiros, coordenador do 1000 Hortas, e Sthefanye Gritti, escoteira e nutricionista. Assista ao lado: