Venha fazer parte dessa Aventura Saudável!

Com o projeto 1.000 Hortas – Educação Ambiental e Alimentação Saudável, os Escoteiros do Brasil – Região de São Paulo se tornaram representantes de hábitos mais sustentáveis. O objetivo é conscientizar jovens e adultos sobre a produção dos alimentos, o preparo sem desperdícios e a alimentação balanceada e nutritiva, atingindo o cultivo de 1.000 hortas em todo o estado. Afinal, ser saudável influencia na qualidade de vida de todos os indivíduos – e nada melhor do que viver bem enquanto fazemos uma boa ação e cuidamos do planeta.

O #1000Hortas é viabilizado pela Fundação Cargill, via edital de seleção. Ao longo de 2019 e 2020,  oficinas têm sido aplicadas em Unidades Escoteiras Locais e comunidades não escoteiras. Além disso, atividades regionais desenvolvem a temática do projeto, incentivando ainda que os cardápios de cursos e acampamentos escoteiros sejam repensados e melhorados em prol da alimentação saudável.

Seja um representante da alimentação saudável

Se você já plantou uma horta do projeto e/ou fez uma receita saudável inspirada nos materiais divulgados pelo 1000 Hortas, você é um Representante da Alimentação Saudável!

Nada mais justo do que ajudar a disseminar essa mensagem. Distintivos do Representante da Alimentação Saudável podem ser obtidos sem custo* por todos que participaram de alguma forma do projeto. A verificação se dará mediante preenchimento do formulário online abaixo, no qual os solicitantes terão a oportunidade de detalhar mais suas ações e resultados. 

Solicite o seu distintivo!

Materiais Educativos

Visando oferecer materiais que os adultos voluntários escoteiros possam aplicar em suas Unidades Escoteiras Locais, o projeto disponibiliza fichas de atividades com temas diversos. Além disso, divulga modelos de cardápios saudáveis para serem utilizados em atividades escoteiras.
e aproveite!

Fichas de Atividade

Cardápios

Caso tenha algum feedback sobre os conteúdos, envie para 1000hortas@escoteirossp.org.br!

Disponibilização de sementes

Sementes do projeto ficam disponíveis no site Meu Kit para que Unidades Escoteiras Locais e distritos escoteiros as solicitem para realização de atividades. Além disso, os mobilizadores também fizeram uso das mesmas em oficinas.

Solicite sementes!

Websérie - Faça sua horta

Uma das últimas ações do projeto em 2019, foi o lançamento da Websérie 1000 Hortas – Faça Sua Horta. Estrelada pelos lobinhos Jéssica e Pietro, os vídeos abordam temas como alimentação saudável, tutoriais para fazer sua horta e para usar as hortaliças em receitas. Durante o lançamento dos episódios, era possível que os espectadores pedissem sementes para aplicarem os tutoriais em suas unidades escoteiras locais.

Episódio 01: Como plantar minhas sementes?
Episódio 02: Dicas para a mudinha crescer saudável
Episódio 03: Transplantando sua mudinha
Episódio 04: Cuidados depois do transplante
Episódio 05: Receitinhas saudáveis (salada de rúcula e molho pesto)
Episódio 06: Batata Recheada e Geleia de Pimenta

Oficinas

Uma das principais formas de disseminar o projeto e atingir suas metas é através de oficinas realizadas em cidades diversas, algumas delas com unidades fabris da Cargill. Os municípios atingidos até o momento foram:

  • Colina
  • Diadema
  • Paulínia
  • Porto Ferreira
  • Santo André
  • São Carlos
  • São Paulo
  • Sorocaba

Mobilizadores

Em agosto de 2019, foram selecionados mobilizadores para atuarem nos distritos escoteiros como disseminadores do projeto. Cerca de 15 interessados foram capacitados, depois 10 passaram a integrar a equipe e promover oficinas no estado. Elas já foram realizadas em

  • Arujá
  • Bauru
  • Limeira
  • São Paulo
  • Sorocaba
  • Tatuí
  • Catanduva

Números do Projeto

Atualizado em abril/2020

Até o momento, foram realizadas 45 oficinas e atividades específicas do Projeto 1000 Hortas, por meio de mobilizadores e fichas de atividades divulgadas aos associados e replicadas em diversos estados. Algumas das oficinas contaram com a atuação voluntária de colaboradores da Cargill.

Essas ações proporcionaram que mais de 3,3 mil pessoas fossem impactadas (jovens e adultos), entre escoteiros e não escoteiros. Considerando que cada uma delas leve os conceitos absorvidos a mais duas pessoas, pelo menos, estima-se que as ideias do 1000 Hortas já tenham alcançado mais de 6 mil indivíduos. 

Inserção em atividades

O projeto teve inserções pontuais em atividades, colocando o tema da alimentação saudável e da conscientização ambiental em discussão. Saiba mais sobre eles:

2019
Cultive-se (abril – São Carlos): o Acampamento Regional do Ramo Pioneiro foi apoiado pelo projeto e ofereceu atividades para 212 pessoas.
Congresso Regional Escoteiro + Congresso Regional Pioneiro (setembro – Taubaté): também recebeu apoio e teve, em uma de suas palestras magnas, apresentação sob a temática “Aprenda como mudar hábitos alimentares”, impactando 442 participantes.
Rally de Lobinhos (outubro): a atividade descentralizada propôs fichas de atividade que estimulavam o plantio de hortas.
ELO (agosto – 16º, 18º e 19º distritos escoteiros): promoveu uma atividade com sementes do projeto.
Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica – (MutEco  junho): também distribuiu fichas de atividade de forma descentralizada, atingindo 159 jovens.

2020
Assembleia Regional Escoteira (março – Indaiatuba): um estande do Projeto apresentou fichas de atividades e ofereceu degustação de receitas saudáveis para cerca de 500 participantes. 

O projeto 1000 Hortas integrou a programação especial da campanha Escoteiros Online durante o período de isolamento social. Uma live com tema “Alimentação saudável em tempos de crise” foi veiculada no dia 6 de maio de 2002, às 20h, na página dos Escoteiros do Brasil no Facebook, apresentada por Artur Malheiros, coordenador do 1000 Hortas, e Sthefanye Gritti, escoteira e nutricionista. Assista ao lado:

×

Menu