Este curso foi elaborado para formar adultos que necessitam de formação como Assessor Pessoal de Formação,  o qual é o adulto designado para acompanhar, orientar e apoiar o adulto (escotista ou dirigente) em seu processo de formação. A relação do Assessor Pessoal de Formação com o adulto voluntário é um processo educacional planejado. Envolve a orientação para a prática de atividades específicas, com o objetivo de estimular a pessoa a se motivar para desenvolver habilidades e competências, para continuamente aperfeiçoar seu desempenho, aumentar sua autoconfiança e contribuir com a proposta do Movimento Escoteiro. O Assessor Pessoal de Formação é designado pela Diretoria do órgão que desenvolveu o processo de captação onde o adulto captado irá atuar. Orienta-se para que o processo de aprendizado do assessorado seja produtivo e a escolha e nomeação do APF aconteçam em comum acordo entre assessorado, APF e diretoria do órgão que o assessorado irá atuar.

http://www.escoteiros.org.br/wp-content/uploads/2016/04/diretrizes_nacionais_para_gestao_de_adultos.pdf . regra 5.2.0. pg 19.

"O Curso Avançado de Escotista do Ramo Escoteiro tem como objetivo qualificar o adulto para uma atuação plena como Escotista do Ramo e é constituído de 3 partes, sendo 2 etapas presenciais e 1 em EAD (Ambiente de Aprendizagem Moodle). Este Ambiente de Aprendizagem será utilizado para ministrar as Unidades em EAD. As unidades aqui dispostas visam trazer maior compreensão sobre importantes temas e assuntos ligados ao Ramo Escoteiro, ampliando o conhecimento dos cursantes a respeito de diversos aspectos e informações essenciais sobre os jovens desta faixa etária. Sejam bem vindos !"