mmm


Câmara Municipal de São Paulo realiza Sessão Solene em homenagem ao Dia do Escoteiro

3 de maio de 2017

Sorrisos e abraços de reencontros marcaram os momentos anteriores ao início da Sessão Solene em homenagem ao Dia do Escoteiro, que aconteceu em 25 de abril de 2017, terça-feira, reunindo jovens e adultos no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo.

 

Tradicionalmente, o evento ocorre todos os anos desde 1997 por iniciativa do vereador Gilson Barreto. Como presidente da cerimônia, durante a abertura ele proferiu palavras de incentivo, ressaltando a importância do Escotismo para a sociedade. “Continuemos a lutar pelo desenvolvimento do Movimento Escoteiro em São Paulo, no Brasil e no mundo”, afirmou.

A mesa, carinhosamente decorada com lenços de diversos grupos escoteiros dos voluntários presentes, foi composta por Jabs Costa, diretor-presidente dos Escoteiros do Brasil – Região de São Paulo; Bárbara Campos, diretora regional Jovem; Valter da Silva Lima, escotista coordenador da Comissão Municipal do Movimento Escoteiro Bandeirante (Comeb); Rafael Zampronio, vereador convidado da cidade de Guarulhos e Regina Helena Lucente, fundadora do Projeto Criança AIDS.

Além de ser um momento de homenagem ao Movimento Escoteiro, a Sessão Solene marca a outorga do Prêmio Escotista Mário Covas Júnior de Ação Voluntária desde 2003. Na edição desse ano, o prêmio foi entregue “in memorian” a Agnaldo Marques Rosa, Lecão (Alexandre Fejes Neto) e Caryl Trevisan. Em seguida, na categoria Adultos Voluntários, foram contemplados os voluntários Fábio Alves Meirelles e Artur Berberian Filho. Na categoria Institucional, foi premiado o escritor Láe de Souza, autor do livro “Quinho e o seu cãozinho – Acampamento Escoteiro”, por seus projetos de leitura em escolas públicas da capital paulista. Por fim, na categoria Jovens Integrantes do Movimento Escoteiro, as premiadas foram Ana Luiza Pryzant, Isabella França e Juliana Ferreira.

Ana Luiza, a mais jovem a receber a honraria nesse ano, ainda faz parte do ramo Sênior. “Ação voluntária e projetos comunitários precisam ser naturais do ser humano”, disse ela, destacando que o prêmio é somente uma consequência. “Eu vim representar meu grupo escoteiro, a minha família e as pessoas que me inspiram porque sou feita de cada um deles”, finalizou.

Após a premiação, vieram os discursos finais de alguns dos convidados da mesa. Bárbara Campos falou em nome de todos os jovens do Movimento Escoteiro e da Diretoria da Região Escoteira de São Paulo, ressaltando o caráter educacional do Escotismo. Jabs Costa, diretor-presidente regional, em sua fala disse: “Tenho certeza que estamos conseguindo fazer o mundo melhor. Hoje é um dia de agradecer”.

O Corpo Musical Escoteiro abrilhantou a noite com sua primeira apresentação oficial. Sob regência e coordenação do escotista Jefferson Collacico, os jovens Amanda Andrade, Caio Graco e Petterson Ferreira e a voluntária assessora do Corpo Musical, Thaís Lacerda, executaram três músicas: o Hino Nacional Brasileiro, uma composição de autoria do próprio Corpo Musical e, no encerramento, a Canção da Despedida.

Confira mais fotos aqui! (fotógrafo: Jefferson Tomé)

dia-do-escoteiro-cmsp-29dia-do-escoteiro-cmsp-69 dia-do-escoteiro-cmsp-94dia-do-escoteiro-cmsp-44

Compartilhe
Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens