#ComoFoi: Cursos de Formadores no Paraná e em Minas Gerais

23 de junho de 2017

Entre os dias 15 e 18 de junho, foram realizados pelos Escoteiros do Brasil, em nível nacional, o Curso de Formadores – Nível 1 (em Curitiba/PR e em Belo Horizonte/MG) e o Curso de Formadores – Nível 2 (em Belo Horizonte/MG). O objetivo dessas atividades de formação é capacitar voluntários para o desempenho de direção de curso, possibilitando que a Região Escoteira possa nomear o formador como Diretor de Curso Básico (DCB) e Diretor de Curso de Insígnia da Madeira (DCIM), respectivamente.

Participaram dos eventos aproximadamente 100 formadores, dos quais eram 25 de São Paulo. O grande destaque dessa edição dos cursos foi a participação da Diretora de Adultos da Região Interamericana, Janet Marquez, que ministrou Unidades Didáticas em espanhol, proporcionando uma experiência única aos participantes dos cursos sediados em Minas Gerais.

“Pudemos praticar inúmeras técnicas para o processo de ensino-aprendizagem, metodologias ativas, que contribuirão na formação de adultos voluntários. O adulto voluntário com boa formação pratica um bom escotismo, com reflexos diretos no desenvolvimento do jovem”, relatou a escotista Eliana do G.E. Fênix de Rio Preto 269/SP.

19225163_10211033156759389_5480365601136177574_n

A edição deste ano contou com novidades em seu conteúdo, abordando temas como Gestão por Competências, Educação à Distância, Gestão Financeira de Iniciativas de Formação e muitos outros assuntos relacionados ao trabalho dos adultos que se dedicam a área de desenvolvimento do voluntariado no Movimento Escoteiro.

Nas mais de 30 horas ministradas, os formadores trouxeram temáticas importantes, como Diversidade e Inclusão, Política de Proteção Infanto-juvenil e as Novas Composições de Família contempladas na Política Nacional de Assistência Social. Reflexões que demonstram a importância da conexão entre as ações das Unidades Escoteiras Locais (UELs) e as Diretrizes Nacionais.

Compartilhe
Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens