Modalidade do Mar

No Brasil o Escotismo é praticado em três modalidades diferentes (Básica, do Ar e do Mar), de acordo com o interesse dos jovens e dos voluntários atuantes nas Unidades Escoteiras Locais. A mais conhecida é a Modalidade Básica que  oferece a prática habitual e mais conhecida do Escotismo, enfatizando e desenvolvendo nos jovens o gosto pelo excursionismo, artes mateiras, campismo e montanhismo, viagens, expedições e explorações de regiões desconhecidas, pelo estudo da fauna, da flora, entre outros.

Baden-Powell costumava a sair para aventuras marítimas com seus irmãos, suas férias de nosso eram repletas de descobertas à bordo de embarcações. Por conta da paixão e envolvimento de B.P. com as atividades em alto mar, um acampamento, liderado pelo Fundador em agosto de 1909, reuniu jovens às margens do Rio Beaulieu, para o primeiro Acampamento de Escoteiros do Mar. Enquanto parte do grupo estava embarcada em um navio cedido à Tropa Mercúrio, a outra metade ficou em terra, invertendo os grupos no andamento da atividade. Em 1910, foi publicado por B-P o livro “Escotismo do Mar para Rapazes”, introduzindo as temáticas e a especialização, enquanto aguardavam um manual produzido por Warington – publicado em 1912.

Com o a inexperiência na área dos chefes da modalidade básica, surgiram novos chefes provindos da Guarda Costeira da Inglaterra, os quais tinham conhecimento sobre as artes da marinharia. As primeiras uniões de Escoteiros do Mar na Inglaterra e no exterior foram: Mercúrio, “British Boys”, Petersham and Ham, Barry, Cleethorpes, Ratcliffe, Skegness, e Gibraltar.

No Brasil, a modalidade foi introduzida após uma visita proposta pelo Velho Lobo, Tenente Benjamin Sodré, à cerimônia de Promessa dos primeiros Escoteiros do Pará. Os oficiais da missão José Bonifácio acabaram convidando os novos Escoteiros para visitar o cruzador, e Benjamin Sodré, juntamente com Frederico Villar e Gumercindo Loretti desenvolveram a ideia de criar o Escotismo do Mar em terras brasileiras. A partir de 1921, quando o primeiro grupo do Mar surgiu – (G.E. do Mar Decimo (10°/RJ), outros grupos foram surgindo, fortalecendo o interesse e importância da modalidade.

Quer saber mais sobre a Modalidade do Mar? 

Entre em contato com a Coordenação da Modalidade do Mar dos Escoteiros do Brasil – Região de São Paulo pelo e-mail: modalidadedomar.sp@escoteiros.org.br.

Rolar para o topo