Abrindo uma Unidade Escoteira Local

Como abrir uma Unidade Escoteira Local

O Escotismo é um movimento de educação não formal para crianças, jovens e adolescentes encontrado em quase todos os cantos do Mundo e que promove a paz, a sustentabilidade e a compreensão mútua, capacitando os jovens como cidadãos ativos e futuros líderes em suas comunidades.

Atualmente, no Brasil, somos 
mais de 90 mil associados ativos

mais 1.400 unidades escoteiras atuantes em todos os estados brasileiros e mais de 350 unidades escoteiras no estado de São Paulo

59 milhões de pessoas comprometidas com o propósito educativo do Movimento Escoteiro em todo o mundo

Quer abrir uma Unidade Escoteira Local?

Para ter maiores informações sobre o Movimento Escoteiro e como abrir uma Unidade Escoteira Local, entre em contato conosco através do e-mail: gestaoinstitucional.sp@escoteiros.org.br ou telefone: +55 11 3154-5500.  Um representante da Região Escoteira de São Paulo entrará em contato para ajudar esclarecer suas dúvidas.

O que você precisa saber:
O Escotismo, como um movimento de educação não-formal complementa os esforços da família, escola e outras instituições e se propõe a oferecer atividades progressivas, atraentes e variadas, respeitando as diferentes fases de desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens, considerando as particularidades do desenvolvimento de cada um.

O que é uma UEL:
A Unidade Escoteira Local (UEL) é a organização local destinada a proporcionar a prática do Escotismo a crianças, adolescentes e jovens, podendo ser: 

– Grupo Escoteiro: Composto pelo efetivo mínimo de 20 associados registrados, congrega pelo menos 02 Seções (Alcateias e Tropas) e deve contar com Assembleia de Grupo, Diretoria de Grupo e Comissão Fiscal de Grupo para que seja reconhecido pela União dos Escoteiros do Brasil. Tem por objetivo tornar-se completo, atendendo aos jovens de 6 anos e meio aos 21 anos de idade, de ambos os gêneros.

– Seção Escoteira Autônoma: Composta pelo efetivo mínimo de 08 associados registrados de uma mesma faixa etária que determinam o Ramo da Seção e sob a responsabilidade de pelo menos 02 escotistas (adultos voluntários), que deve contar com um Conselho de Pais como órgão de apoio familiar (para os ramos Lobinho, Escoteiro e Sênior) e assim ser reconhecida pela União dos Escoteiros do Brasil.

Passo a Passo:
Você já conhece o Movimento Escoteiro e está com tudo pronto para abrir uma nova Unidade Escoteira, inicie seu processo de abertura preenchendo as informações no link: 

No site nacional dos Escoteiros do Brasil, existe uma seleção de materiais e documentos que você pode acessar para ter ainda mais informações:

Rolar para o topo