Distintivos Especiais

Distintivos Especiais

de

Cruzeiro do Sul, Lis de Ouro, Escoteiro da Pátria e Insígnia de B-P são os Distintivos Especiais dos ramos lobinho, escoteiro, sênior e pioneiro, respectivamente. Por serem especiais, entende-se que a conquista deve valorizar o esforço individual de cada criança, adolescente ou jovem, em realizar as atividades e demais requisitos. Trata-se de um esforço e interesse adicional, que ultrapassa a simples participação nas atividades da seção e avança para o desenvolvimento de outros conhecimentos, habilidades e atitudes, a conquista de especialidades e insígnias específicas, a realização de projetos e a vivência dos valores escoteiros. Todos os jovens devem ser encorajados e devem ter a oportunidade de conquistar os Distintivos Especiais. 

Como a progressão pessoal é resultado de um caminho natural por meio da aquisição das competências, compreendendo todos os aspectos da personalidade ao longo da permanência do jovem dentro do Movimento Escoteiro, não devemos considerar tais distintivos como sendo o “grau máximo”, mas sim como distintivos especiais, já que seu alcance é consequência natural do crescimento pessoal. 

Esses distintivos somente têm sentido se conquistados e entregues dentro de seu respectivo ramo. Ou seja, o real significado de um distintivo de Cruzeiro do Sul se dá dentro do Ramo Lobinho, tendo menor significado no Ramo Escoteiro, por exemplo. Dessa forma, os requisitos devem ser necessariamente realizados dentro da faixa etária, antes de completada a idade limite. É altamente recomendável que a entrega do distintivo também seja realizada dentro desse período. De nenhuma maneira o jovem deve completar requisitos de um determinado distintivo no ramo seguinte.

Precisa de ajuda?

Para solicitar a conclusão de nível à Região Escoteira de São Paulo é preciso acessar a ferramenta Escritório Inteligente. Confira o tutorial!

Para a concessão do Distintivo Especial, devem ser anexados à solicitação os documentos relacionados a seguir, imprescindíveis à análise do processo:

  • Ata de Recomendação da Roca de Conselho (Cruzeiro do Sul), Corte de Honra (Lis de Ouro e Escoteiro da Pátria) ou Conselho de Clã (Insígnia de BP);
  • Carta de Recomendação dos Escotistas da Seção para o Distintivo Especial;
  • Projeto apresentado para concessão da Insígnia de Interesse Especial, quando houver;
  • Relatório detalhado do projeto de relevância desenvolvido e executado no caso da Insígnia de BP;
  • PDF da Ficha Modelo 120 do Paxtu.

OBSERVAÇÕES
1. O checklist não substitui nenhum dos documentos relacionados acima, que são imprescindíveis para a homologação dos distintivos. É apenas um documento auxiliar para os escotistas e jovens acompanharem suas conquistas.
2. Os modelos de concessão e recomendação disponibilizados são apenas exemplos do conteúdo que deve conter os documentos. Os responsáveis pelo processo têm a liberdade e devem acrescentar outras informações sobre a vivência escoteira do jovem.

Rolar para o topo