FAQ – Perguntas Frequentes

O que é Escotismo?

O Escotismo é um movimento educacional não formal que, por meio de atividades variadas e atraentes, incentiva os jovens a assumirem seu próprio desenvolvimento e a se envolverem com a comunidade, formando verdadeiros líderes. Acreditamos que, por meio da proatividade e da preocupação com o próximo e com o meio ambiente, podemos formar jovens engajados em construir um mundo melhor, mais justo e mais fraterno.

Qual a idade para participar?

Trabalhamos com crianças, adolescentes e jovens de 6,5 até 21 anos incompletos. Eles são divididos em quatro faixas etárias, chamadas de ramos: Ramo Lobinho, entre 6,5 e 10 anos; Ramo Escoteiro, entre 11 e 14 anos; Ramo Sênior, entre 15 e 17 anos; e Ramo Pioneiro, entre 18 anos e 21 anos incompletos.

Sou adulto, posso fazer parte?

Adultos participam do Movimento Escoteiro como voluntários. Isso é possível a partir dos 18 anos, mas recomendamos que nessa fase o interessado ingresse no Ramo Pioneiro. Depois de completar 21 anos é o momento adequado para se tornar voluntário no Escotismo, sem limite de idade, com a opção de se desenvolver dentro das Unidades Escoteiras Locais (UELs) como escotistas (apoiando os jovens) ou dirigentes (apoiando a administração).

Nunca fui escoteiro. Isso me impede de participar?

Não! A partir dos 6,5 anos, não há limite de idade para participação, mesmo que a pessoa nunca tenha sido escoteira antes.

Como entro para o Movimento Escoteiro?

Basta preencher este formulário para encontrar a Unidade Escoteira Local (UEL) mais próxima de sua casa. Assim, você poderá entrar em contato e planejar uma visita.

Qual o dia e horário das atividades?

Depende da Unidade Escoteira Local (UEL). Como são administradas por voluntários e familiares dos jovens escoteiros, cada uma delas tem autonomia para decidir o dia e o horário de funcionamento que sejam mais adequados para as comunidades onde estão inseridas.

Quanto custa para ser Escoteiro?

Em primeiro lugar, existe uma taxa associativa anual dos Escoteiros do Brasil, com valor de aproximadamente R$ 100,00. Ela garante seu registro escoteiro, dá direito a uma carteirinha de identificação, a um seguro de vida contra acidentes e a diversos benefícios em empresas conveniadas, como descontos em farmácias e instituições de ensino. Existem também contribuições periódicas que são cobradas dentro da Unidades Escoteiras Locais (UELs) e diferem de acordo com as necessidades de cada realidade. Em geral, são utilizadas para compra de materiais, manutenção da sede, pagamento de contas como água e luz, realização de acampamentos, etc. Nenhuma Unidade Escoteira Local visa lucro, já que todos os adultos são voluntários. Por fim, a aquisição de vestuário e/ou uniforme também varia em cada UEL.

Na minha cidade não tem escoteiros, como faço para abrir uma Unidade Escoteira Local (UEL)?

Existem alguns passos para abrir uma Unidade Escoteira Local (UEL). O primeiro deles é entrar em contato com o setor responsável do Escritório Regional através do email, faleconosco@escoteirossp.org.br, para receber todas as informações sobre o processo. Em seguida, você será direcionado, pelo responsável pela área administrativa onde pretender abrir a UEL, para realização de uma reunião para a abertura e darem os próximos passos para efetivação do projeto.
Rolar para o topo