Fundada em 4 de novembro de 1924, a União dos Escoteiros do Brasil é uma organização da sociedade civil de âmbito nacional, de direito privado e sem fins lucrativos, de caráter educacional, cultural, beneficente e filantrópico, reconhecida de utilidade pública, que congrega os grupos de escoteiros no Brasil.
A União dos Escoteiros do Brasil é a única associação reconhecida, filiada e autorizada, pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro, a praticar o Escotismo no Brasil.
Missão
Contribuir para a educação de jovens, por meio de um sistema de valores baseado na Promessa e na Lei Escoteira, para ajudar a construir um mundo melhor onde as pessoas se realizem como indivíduos e desempenhem um papel construtivo na sociedade.
Visão
Até 2023, o Escotismo no Brasil será o mais relevante movimento de educação juvenil, possibilitando que 200 mil jovens sejam cidadãos e cidadãs ativos, que inspiram mudanças positivas em suas comunidades e no mundo.
A União dos Escoteiros do Brasil se divide em três níveis:
1. O Nacional: com autoridade em todo o território brasileiro, é dirigido pela Diretoria Executiva Nacional, que comanda a equipe de profissionais do Escritório Nacional, com sede em Curitiba (PR);
2. O Regional: denominado Região Escoteira, abrange um Estado da federação, e atua como uma filial do nível nacional, sendo formado por Diretorias eleitas localmente;
3. O Local: constituído pelos grupos escoteiros e seções escoteiras autônomas, locais onde acontece a prática do Escotismo e o contato direto com os jovens.
A Região Escoteira de São Paulo é a maior Região Escoteira do Brasil. Congrega atualmente cerca de 29 mil associados, o que corresponde aproximadamente a um terço do efetivo nacional, entre jovens e adultos, praticantes do Escotismo nas mais de 360 Unidades Escoteiras Locais espalhadas por todo o território do Estado de São Paulo.
Saiba mais sobre o impacto social gerado por nossas ações em 2019!