Congresso Regional Escoteiro & Pioneiro 2020

"O melhor meio para alcançar a felicidade é contribuir para a felicidade dos outros" (B-P)

O Congresso Regional Escoteiro (CRE)

O Congresso Regional Escoteiro (CRE) vai reunir escotistas e dirigentes interessados em ampliar a visão sobre sua atuação na área de Métodos Educativos do Movimento Escoteiro. Considerando os últimos acontecimentos da história do mundo, jovens e adultos têm de lidar todos os dias com problemas cada vez mais complexos e a inteligência emocional os ajuda a enfrentar cada um dos desafios diários, seja para o autoocnhecimento ou para a empatia com o próximo.

O CRE 2020 acontecerá em um momento de intensas transformações da humanidade em escala global. Nesse momento, necessitamos nos fortalecer, aprender a apoiar o próximo e trabalhar pela harmonia e felicidade de todos, seguindo as diretrizes mundiais e interamericanas relacionadas aos Métodos Educativos do Movimento Escoteiro, e focando em nosso Projeto Educativo, no qual declaramos que nossos jovens façam o melhor possível para serem homens e mulheres felizes. 

Por isso, serão oferecidas palestras e oficinas para discutirmos e decidirmos juntos quais os caminhos que tomaremos para aperfeiçoar nossa atuação nesses novos tempos. Assim, o CRE deste ano terá como foco o aprendizado, sob a temática da “Jornada pela Felicidade: o melhor meio para alcançar a felicidade é contribuir para a felicidade dos outros”.

Quem pode participar: Escotistas e Dirigentes, com registro escoteiro válido.

O Congresso Regional Pioneiro (CRP)

O Congresso Regional Pioneiro (CRP) é construído especialmente para os jovens que vivenciam o Ramo Pioneiro, com uma programação especial, de jovem para jovem.

O evento, que nesta edição será totalmente online, terá oficinas aplicadas pelos membros da Comissão Regional Pioneira (CP), utilizando ferramentas interativas para auxiliar no autodesenvolvimento e aprendizado individual dos participantes, buscando o envolvimento juvenil.

Neste ano, o CRP, acompanhando o tema do CRE “Jornada pela Felicidade”, terá seu programa baseado em uma das literaturas fundamentais do Ramo Pioneiro: o livro “Caminho para o Sucesso”, de autoria do nosso fundador Baden-Powell.

Quem pode participar: Seniores e guias em transição para o Ramo Pioneiro e Pioneiros, com registro escoteiro válido.

Os eventos contemplam Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

o objetivo 1.1.3. do Plano Estratégico Regional

Datas

14 e 15 de agosto (sexta à noite e sábado)

Inscrições

Via Meu Paxtu, de 17 de julho a 4 de agosto de 2020, ou até serem completadas todas as vagas.

Totalmente online e gratuito!

Programação

14 de agosto de 2020 (sexta-feira)

20h às 20h30 – Abertura oficial do Congresso Regional Escoteiro

20h40 às 21h30 – Palestra Magna “Projeto educativo: capaz de encontrar seus próprios caminhos na sociedade e ser feliz”

15 de agosto de 2020 (sábado)

13h30 às 14h20 – Primeira rodada de oficinas

14h50 às 15h40 – Segunda rodada de oficinas

16h10 às 17h – Terceira rodada de oficinas

17h30 às 18h20 – Quarta rodada de oficinas

18h40 às 19h10 – Palestra “Alimentação: bem-estar e felicidade” (oferecimento do Projeto 1000 Hortas)

19h15 às 19h30 – Encerramento do Congresso Regional Escoteiro 

20h00 às 21h00 – Cerimônia de entrega do Prêmio Walter Dohme

Oficinas:
    1. Harmonia e equilíbrio entre o eu interior e o eu exterior
    2. Pertencimento: uma construção coletiva
    3. A jornada do herói e a busca da felicidade
    4. Diferentes gerações e diferentes conceitos de felicidade
    5. Um líder gerencia felicidade?
    6. Disciplina autoassumida: um fardo ou uma libertação
    7. Projeto de vida: um pilar da felicidade
    8. Tripé da sustentabilidade aplicado ao indivíduo

Cada participante deverá escolher 4 (quatro) oficinas (uma para cada rodada) dentre as disponíveis, por meio de formulário a ser enviado ao email dos inscritos no evento. Por isso, é muito importante que o seu email de contato que consta na ficha de cadastro no Sigue-Paxtu esteja atualizado! As vagas em cada oficina serão limitadas, baseadas na ordem de inscrição. A lista com os participantes de cada oficina, em cada horário, será publicada nas mídias regionais até o dia 10 de agosto de 2020.

14 de agosto de 2020 (sexta-feira)

20h às 20h30 – Abertura oficial do Congresso Regional Escoteiro

20h40 às 21h30 – Palestra Magna “Projeto educativo: capaz de encontrar seus próprios caminhos na sociedade
e ser feliz”
 
15 de agosto de 2020 (sábado)
13h30 às 14h – Abertura oficial do Congresso Regional Pioneiro
 
14h às 15h – Primeira rodada de oficinas


15h05 às 16h05
– Segunda rodada de oficinas

16h20 às 17h20 – Terceira rodada de oficinas

17h25 às 18h25 – Quarta rodada de oficinas

18h25 às 18h40 – Encerramento do Congresso Regional Pioneiro  


18h40 às 19h10
– Palestra “Alimentação: bem estar e felicidade” (Projeto 1000 Hortas)
 
Oficinas:
1. Felicidade
2. O que os outros disseram
3. Como viver
4. Busca pela felicidade
Cada participante participará de todas as oficinas disponíveis, uma por rodada, conforme ordem a ser informada via email dos inscritos no evento. Por isso, é muito importante que o seu email de contato que consta na ficha de cadastro no Sigue-Paxtu esteja atualizado!

Oficinas CRE

Laura Zacarelli

Harmonia e equilíbrio entre o eu interior e o exterior

Através do conto O Espelho de Machado de Assis, será feita uma relação com a aceitação e a prática da Lei e da Promessa Escoteira e a necessidade de harmonia com o eu interior, que proporciona maior estabilidade emocional, paz e, consequentemente, felicidade.

Thiago Bueno

Pertencimento, uma construção coletiva

O sentimento de pertencer a um grupo é um dos pilares da felicidade. Promover essa sensação é fundamental. Ela deve ser construída por meio do diálogo entre dirigentes, escotistas e membros juvenis, buscando liberdade de expressão e consenso dentro de um ambiente de respeito e cortesia.

Vania Dohme

A jornada do herói de Campbell e a busca da felicidade

O objetivo do Escotismo é mudança de atitudes, a formação de caráter. Isso só acontece com a percepção de um desafio, geralmente apresentado como progressão. A conquista deve proporcionar um verdadeiro sentimento de superação, sem o qual, a trajetória de nada valeria.

Sergio Dantas

Diferentes gerações e diferentes conceitos de felicidade

O encontro discutirá o convívio de diferentes gerações e o confronto de acepção de valores e conceitos de felicidade, uma situação delicada que pode implicar na tomada de decisões baseadas apenas na sua própria composição de valores.

Marcos Cunha

Um líder gerencia felicidade?

O encontro buscará estimular a avaliação da felicidade no exercício da função que ocupa, de forma global e em relação às tarefas que lhe são atribuídas, buscando formas de rearranjá-las com o objetivo de obter maior prazer e efetividade de cada membro da equipe.

Renata Stort

Disciplina autoassumida: um fardo ou uma libertação

O tema abordará as diferenças entre uma disciplina imposta e uma disciplina não imposta. Fatores de felicidade ligados à cada modelo. Dentro de uma situação de disciplina existe a divergência de opiniões, ela é salutar, alavanca melhores resultados e pode ser gerenciada.

Jamille Barbosa

Projeto de vida: um pilar da felicidade

Um projeto de vida é algo extenso, feito de escolhas perante o conhecimento de diversas possibilidades e oportunidades de avaliar as potencialidades individuais. A oficina irá incentivar os voluntários educadores a refletirem sobre o seu próprio projeto de vida.

Mario Mantovani

Tripé da sustentabilidade aplicado ao indivíduo

A oficina abordará o conceito de "tripé de sustentabilidade", como aplicá-lo no desenvolvimento individual e qual a sua ligação com os fundamentos do Escotismo e o Método Escoteiro.

Oficinas CRP

Nathália de Almeida e Izabelle Marry Prouvot

Felicidade

Durante o encontro serão abordadas passagens do livro Caminho Para o Sucesso, discutindo com os jovens sobre os apontamentos de B.P. sobre as duas chaves da felicidade e trazendo comparações com exemplos de cultura pop.

Manoela de Oliveira

O que os outros disseram

Na oficina, os participantes farão uma reflexão sobre caráter, autoestima e utilidade com base no livro Caminho Para o Sucesso de Baden-Powell.

Heitor Simizu

Como Viver

O objetivo do encontro é fazer com que o jovem consiga enxergar a felicidade no seu cotidiano (trabalho, família , etc.) e enxergar como a palavra servir se relaciona a tudo isso.

Aline Nascimento e Deryk Bomfim

Reme tua própria canoa

Os participantes irão debater e refletir sobre a importância da tomada de decisões e o como as mesmas afetam não só as nossas vidas como a vida de outras pessoas também.

Veja como foi a edição anterior

Confira os Anais com fichas de atividade e trabalhos apresentados
Assista ao vídeo do evento

Apoio

sympla-logo

Patrocínio

logo_1000_hortas_OK
Rolar para o topo