Na noite da sexta-feira de 25/04, os Grupos Escoteiros São Mário 144º/SP, Piracicaba 165º/SP, Japopici 226º/SP, Tatuibi 51º/SP e Yanomami 210º/SP, participaram da Cerimônia de Lançamento da 40ª Festa das Nações de Piracicaba, a maior e mais tradicional festa beneficente da cidade.
Pela primeira vez, os grupos escoteiros foram convidados a atuar como guardiões das Rainhas das Nações, levando seus valores de serviço e cidadania para um dos eventos mais simbólicos da cidade. Jovens e adultos voluntários participaram ativamente da cerimônia, reforçando o compromisso do Escotismo com a comunidade.
Durante a cerimônia, a Chefe Silvia, do Grupo Escoteiro São Mário, fez um discurso sobre a importância do Movimento Escoteiro na formação de cidadãos éticos, solidários e engajados em construir um mundo melhor.
As Guias do Grupo Escoteiro São Mário foram responsáveis pela entrada das bandeiras nacional, estadual e municipal, dando início à solenidade de forma honrosa e responsável. Além disso, no momento da coroação das Rainhas, as guias carregaram as coroas até a Primeira-Dama Valkíria Callovi e ao Fábio do Amaral Sanches, presidente da FENAPI (Associação Cultural Festa das Nações de Piracicaba), abrilhantando ainda mais este momento especial.
O Grupo Escoteiro São Mário, que há anos representa a Barraca Mexicana na Festa das Nações, mais uma vez teve papel fundamental, unindo forças com os demais grupos do 23º Distrito Abaeté para tornar esta edição ainda mais especial.
A missão principal da Festa das Nações é arrecadar recursos para auxiliar 19 entidades beneficentes, que representam 17 nações e atuam em diversas causas sociais. Além disso, a festa é considerada o maior evento de incentivo ao trabalho voluntário em Piracicaba, sendo uma vitrine onde as instituições se aproximam das pessoas e das empresas, criando sinergias importantes em prol das suas causas.
A participação dos Escoteiros nesta ação reforça a presença e os ideais do Movimento Escoteiro em contato com a comunidade.
Para conhecer todas as entidades participantes da 40ª Festa das Nações, acesse o site do evento.




