Jose Roberto Goldschmidt, ou chefe Zé Roberto, foi uma pessoa agregadora e de palavra fácil e sempre acolhedora. Não se estressava com nada e com isso falava sempre com a razão, nunca deixando a emoção extravasar seus sentimentos. Tinha com uma sabedoria acessível, incansável em compartilhar seus conhecimentos.
Apaixonado pela vida, por sua família, Movimento Escoteiro, amigos, café, trabalho, artes, criador de várias patentes. Era um exímio contador de histórias.
No Movimento Escoteiro, dava orientações sobre todos os Ramos, mas acreditamos que era um pouco mais apaixonado pelo Ramo Lobinho, onde conquistou sua Insígnia de Madeira.
Costumava dizer, “Quando estiver em um momento de estresse, discussão, situação difícil, com algo ou com alguém, não tome uma decisão na hora da raiva ou nervoso. Use a técnica do travesseiro’, dormir sobre a situação para que no dia seguinte possa escolher o caminho a tomar para a melhor solução. Durante o sono seu cérebro irá escolher e te fazer enxergar o que deve ser feito.”
“Sempre há tempo para um café, quando não há, crie um.”
“Você sabe a diferença de um problema e uma situação? Para solucionar um problema, muitas vezes não depende de você, para resolver uma situação, você tem o poder das escolhas.”
Possuía uma sensibilidade notável, sempre intermediando conflitos da melhor maneira.
Na formação de adultos era aquele que prendia a atenção de todos inclusive da equipe de formação com seu jeito prático e didático de falar de coisas muitas vezes complicadas.
Sua dinâmica em cursos era longe de lousas e projetores, sempre muito prática, e assim transmitia à sua equipe quando na direção de cursos.
Sua Unidade Didática sobre “Ciclo de Programa” era referência.
Como comissário distrital, batalhou muito pela descentralização de cursos e união dos grupos.
Por seu trabalho no Movimento Escoteiro, recebeu: em 2006, a Medalha de Gratidão grau ouro; em 2012, a Comenda Lobo-Guará; em 2013, a Medalha de Bons Serviços 20 anos; em 2015, a Medalha Constitucionalista, pela Sociedade M.M.D.C; e em 2016, recebeu a Medalha Cruz de São Jorge.
Faleceu em 2017, aos 65 anos de idade, com 27 anos de serviço ao Escotismo.
