Rede de Jovens Líderes

 

A Rede de Jovens Líderes é uma ferramenta nacional que surgiu da preocupação da Organização Mundial do Movimento Escoteiro (OMME) com o envolvimento dos jovens nos processos de tomada de decisão. Como medida, o Conselho de Administração Nacional (CAN), através da resolução 004/04, a criação de uma rede para conectar os talentos daqueles entre 18 e 26 anos incompletos para tornar natural esse processo e contribuir com o Plano 2023, que tem como área estratégica o empoderamento jovem.

A Rede se divide em um núcleo nacional, em que possui duas cadeiras no CAN, e outros regionais, formados por dois coordenadores e dois comunicadores que centralizam e representam os outros jovens líderes. É importante destacar o que realizamos em 2016 na Região Escoteira de São Paulo, onde a Rede existe desde 2001:

  • Fórum Regional de Jovens Líderes: o evento contou com aprovações de projetos, eleições de novos membros para o Núcleo Regional e delegados para o Fórum Nacional.
  • Conversas Temáticas: acontecem com determinada periodicidade e o público­alvo é formado por seniores e guias, pioneiros e pioneiras, escotistas e dirigentes. A ideia é de debater, muitas vezes com a ajuda de convidados, um assunto e, se necessário, se posicionar a respeito dele.
    Tomamos como exemplo alguns temas:

  • 1º Encontro Regional de Capacitação da RNJL­SP: com o limite de vagas atingido, a Capacitação contou com diversos convidados como Ricardo Stuber, Ivan Valente e Thais Motta para apresentar, debater e significar desde o que é a   Rede e o Método Escoteiro até a Visão da WOSM para 2023 e como representar o Movimento Escoteiro. O evento foi um sucesso, com o fortalecimento de formação  de diversos jovens líderes para tornar o Escotismo aquilo que buscamos, afinal,    como foi dito pelo Ricardo Stuber: “Nós não somos o futuro, nós somos o    presente”.
  • Participação no Congresso Regional Pioneiro, em Távolas Pioneiras Distritais e visitas a Distritos e Grupos Escoteiros para conversar sobre envolvimento e empoderamento jovem.
  • Trabalhos em parceria com a Diretoria e as Equipes Regionais como apresentação de projetos, publicação das Diretrizes da Diretoria Jovem, coordenação do processo seletivo para Diretor Adjunto Jovem e do repasse da cadeira do   CONJUVE.
    • Participação em reuniões e eventos regionais tais como o Encontro Regional de Comissários Distritais e Equipes  Regionais.
    • III Encontro Regional de Jovens Líderes “Eu + Nós S2 Rede”: de tradição anual e com  o objetivo de capacitar o jovem para exercer funções de liderança no Movimento Escoteiro em todos os seus níveis, o evento – chamado carinhosamente de “Encontrinho” – consiste num ambiente saudável e diversificado para o jovem aprender e contribuir. Confira o boletim informativo completo.
  • Participação  em  reuniões  e  eventos  regionais:  a  Rede  também  marca  presença  no  Encontro  de  Coordenadores  Distritais  de  Programa  Educativo  para trabalhar em conjunto através de projetos aprovados e para ouvir, auxiliar e aprender com os participantes.
  • Encontro  Regional  de  Jovens  Líderes:  com  o  objetivo  de  capacitar  o  jovem  para exercer funções de liderança no Movimento Escoteiro  em todos os seus níveis, o “Encontrinho” é um ambiente saudável e diversificado de aprendizado, conexão e contribuição para o aperfeiçoamento de atividades e da formação escoteira pessoal, além de ser um ótimo investimento não só para si, mas para seu Grupo Escoteiro e Distrito.

 

 

 

O Núcleo Regional não trabalha sozinho nem para si mesmo, tampouco somente para os jovens líderes. Buscamos proporcionar experiências que aproximem o jovem de responsabilidades para com seu Grupo Escoteiro e a Instituição Escoteira e para com a sociedade, através da participação social, para tornar-se protagonista e engajado. Para saber mais sobre nosso trabalho e o que acontece na Rede de Jovens Líderes de São Paulo, acompanhe nossa página “Rede de Jovens – SP” no Facebook.

 

 

Se deseja enviar feedbacks, perguntas ou sugestões, nos contate através do endereço de e­mail jovens.lideres@escoteirossp.org.br

 


Rolar para o topo