A Rede de Jovens Líderes é uma ferramenta nacional que surgiu da preocupação da Organização Mundial do Movimento Escoteiro (OMME) com o envolvimento dos jovens nos processos de tomada de decisão. Como medida, o Conselho de Administração Nacional (CAN), através da resolução 004/04, a criação de uma rede para conectar os talentos daqueles entre 18 e 26 anos incompletos para tornar natural esse processo e contribuir com o Plano 2023, que tem como área estratégica o empoderamento jovem.

A Rede se divide em um núcleo nacional, em que possui duas cadeiras no CAN, e outros regionais, formados por dois coordenadores e dois comunicadores que centralizam e representam os outros jovens líderes. É importante destacar o que realizamos em 2016 na Região Escoteira de São Paulo, onde a Rede existe desde 2001:

  • Fórum Regional de Jovens Líderes: o evento contou com aprovações de projetos, eleições de novos membros para o Núcleo Regional e delegados para o Fórum Nacional.
  • Conversas Temáticas: acontecem com determinada periodicidade e o público­alvo é formado por seniores e guias, pioneiros e pioneiras, escotistas e dirigentes. A ideia é de debater, muitas vezes com a ajuda de convidados, um assunto e, se necessário, se posicionar a respeito dele.
    Tomamos como exemplo alguns temas:

  • 1º Encontro Regional de Capacitação da RNJL­SP: com o limite de vagas atingido, a Capacitação contou com diversos convidados como Ricardo Stuber, Ivan Valente e Thais Motta para apresentar, debater e significar desde o que é a   Rede e o Método Escoteiro até a Visão da WOSM para 2023 e como representar o Movimento Escoteiro. O evento foi um sucesso, com o fortalecimento de formação  de diversos jovens líderes para tornar o Escotismo aquilo que buscamos, afinal,    como foi dito pelo Ricardo Stuber: “Nós não somos o futuro, nós somos o    presente”.
  • Participação no Congresso Regional Pioneiro, em Távolas Pioneiras Distritais e visitas a Distritos e Grupos Escoteiros para conversar sobre envolvimento e empoderamento jovem.
  • Trabalhos em parceria com a Diretoria e as Equipes Regionais como apresentação de projetos, publicação das Diretrizes da Diretoria Jovem, coordenação do processo seletivo para Diretor Adjunto Jovem e do repasse da cadeira do   CONJUVE.
    • Participação em reuniões e eventos regionais tais como o Encontro Regional de Comissários Distritais e Equipes  Regionais.
    • III Encontro Regional de Jovens Líderes “Eu + Nós S2 Rede”: de tradição anual e com  o objetivo de capacitar o jovem para exercer funções de liderança no Movimento Escoteiro em todos os seus níveis, o evento – chamado carinhosamente de “Encontrinho” – consiste num ambiente saudável e diversificado para o jovem aprender e contribuir. Confira o boletim informativo completo.
  • Participação  em  reuniões  e  eventos  regionais:  a  Rede  também  marca  presença  no  Encontro  de  Coordenadores  Distritais  de  Programa  Educativo  para trabalhar em conjunto através de projetos aprovados e para ouvir, auxiliar e aprender com os participantes.
  • Encontro  Regional  de  Jovens  Líderes:  com  o  objetivo  de  capacitar  o  jovem  para exercer funções de liderança no Movimento Escoteiro  em todos os seus níveis, o “Encontrinho” é um ambiente saudável e diversificado de aprendizado, conexão e contribuição para o aperfeiçoamento de atividades e da formação escoteira pessoal, além de ser um ótimo investimento não só para si, mas para seu Grupo Escoteiro e Distrito.

 

 

 

O Núcleo Regional não trabalha sozinho nem para si mesmo, tampouco somente para os jovens líderes. Buscamos proporcionar experiências que aproximem o jovem de responsabilidades para com seu Grupo Escoteiro e a Instituição Escoteira e para com a sociedade, através da participação social, para tornar-se protagonista e engajado. Para saber mais sobre nosso trabalho e o que acontece na Rede de Jovens Líderes de São Paulo, acompanhe nossa página “Rede de Jovens – SP” no Facebook.

 

 

Se deseja enviar feedbacks, perguntas ou sugestões, nos contate através do endereço de e­mail jovens.lideres@escoteirossp.org.br

 


Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens

You have successfully subscribed to the newsletter

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Escoteiros SP will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.