20 anos de “ABC” – Rumo a vôos cada vez mais altos

Por Simone Liuti Rosa

No dia 22 de setembro, o Grupo Escoteiro do Ar Albino Bueno de Camargo 261/SP da cidade de Sorocaba realizou uma festividade em comemoração ao 20º aniversário de sua fundação.

O GE do Ar “ABC”, como é carinhosamente conhecido, é o único Grupo Escoteiro da Modalidade do Ar pertencente ao 20º Distrito Escoteiro de Sorocaba. Fundado dia 18 de Setembro de 1998, inicialmente da Modalidade Básica, no semestre do ano seguinte, aderiu à Modalidade do Ar.

A Unidade Escoteira Local (UEL) está hoje sediada no Aeroclube de Sorocaba, Av. Santos Dumont nº 1285 – Vila Angélica, tendo sua atividades aos sábados de manhã, atendendo cerca de 78 jovens, contando com a dedicação e o trabalho voluntário de 18 adultos.

O tradicional hasteamento das bandeiras foi o ponto de partida da solenidade, contando com a presença do Comissário Distrital, chefe Glauco Rogério Ribeiro Alves, que fez questão de frisar a honra de ter estado presente na cerimônia de inauguração do grupo, ainda como membro juvenil.

Em continuidade foi realizado o ato solene de troca do lenço do grupo pelo lenço comemorativo de 20 anos, sendo iniciado pelo Chefe Claudio Lara, presidente da unidade e sucessivamente aos demais escotistas e membros do grupo. O novo lenço, escolhido após concurso de desenho entre os membros, deu oportunidade a todos, de lobinhos à pioneiros, de participarem e mostrarem seu talento.

Confeccionado na cor azul clara, tem o brasão formado pela flor de lis em dourado, com uma águia imponente carregando uma faixa com o nome do Grupo, representando a garra para atingir duas décadas de trabalho e dedicação ao Movimento Escoteiro. Além desse brasão, o lenço conta com detalhes muito significativos para o Grupo, como as soutache (fitas) verde e amarela, que representam sucessivamente as cores dos ramos Escoteiro e Lobinho, que foram os primeiros ramos criados no Grupo, a 20 anos, além de uma faixa branca, representando as bodas de porcelana.

A atividade seguiu com jogos e canções divertidos em todos os ramos. Ao término, foi realizada uma grande festa com direito a bolo, além de grande variedade de doces e salgados providos pelos próprios jovens, pais e voluntários que fizeram questão de contribuir.

20 anos de “ABC” – Rumo a vôos cada vez mais altos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo