2º Encontro Sul e Sudeste de Escotistas e Dirigentes acontece em São Paulo

Nos dias 2 e 3 de fevereiro, o Centro Escoteiro Jaraguá recebeu novamente o Essed, Encontro Sul e Sudeste de Escotistas e Dirigentes, desta vez em sua segunda edição. O evento é direcionado à troca de experiências entre diretores e profissionais das Regiões Escoteiras que compõem essas áreas geográficas. Nesse ano, foram 49 participantes do Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Celso Menezes, diretor-presidente da Região Escoteira de Santa Catarina, foi o coordenador do evento. Ele explicou que em 2018 as Regiões Escoteiras levaram cases de projetos e ações já realizados, mas a ideia foi fazer algo diferente esse ano. “Nessa segunda edição, nós mudamos um pouquinho o formato, mas mantivemos o propósito de trazer coisas que ajudem as regiões”. Por isso, o sábado foi focado em palestras de interesse comum e as trocas de experiências foram concentradas apenas no domingo.

Celso Menezes, coordenador do evento

Os seminários do primeiro dia começaram com Alexandre Canatella, CEO da CyberCook e Diretor de Negócios Digitais no Carrefour Brasil. Ele foi membro ativo do Movimento Escoteiro quando jovem e falou sobre Movimento Escoteiro e Comunidade, gerando ideias de comunicação externa e captação de recursos entre os presentes.

Outros assuntos abordados foram O Uso do EAD na formação de Voluntários; relatórios do Comitê Interamericano; Adultos no Movimento Escoteiro – Histórico, Tendências de Gestão; e Comissão Estatuinte. Cada um deles foi apresentado por especialistas do nível nacional (voluntários e profissionais) e representantes da Região Interamericana, bem como do Conselho de Administração Nacional (CAN).

Alexandre Canatella falou sobre Movimento Escoteiro e Comunidade

Segundo Celso, os conteúdos comuns foram importantes para todos os participantes: “Para mim, isso foi o ponto alto porque todo mundo teve a oportunidade de crescer em conjunto”.

No domingo, houve explanações da Diretoria Executiva Nacional (DEN) 2016/2019 e da DEN 2019/2021. As Regiões Escoteiras de São Paulo e Santa Catarina compartilharam projetos nos eixos temáticos de Captação de Recursos e Escotismo e Mundo Acadêmico, encerrando o evento.

Maria Clara Marotti, do Núcleo Nacional de Jovens Líderes, deu seu depoimento como participante: “A experiência no Essed foi engrandecedora, principalmente ao que está relacionado à troca de experiências. O debate no Seminário da Estatuinte, por exemplo, foi um dos momentos mais empolgantes do dia!”. Segundo ela, os cases regionais também foram marcantes e o tempo poderia até ser maior para eles.

“A Região Escoteira de São Paulo está sempre aberta para receber as atividades das regiões Sul e Sudeste por entender que geograficamente estamos na posição de mais fácil acesso, ajudando a tornar o evento mais acessível a todos”, afirmou Jabs Costa, diretor-presidente regional paulista.

? Fotos: Natália Freitas | Confira todas

2º Encontro Sul e Sudeste de Escotistas e Dirigentes acontece em São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo