mmm


2º Encontro Sul e Sudeste de Escotistas e Dirigentes acontece em São Paulo

6 de fevereiro de 2019

Nos dias 2 e 3 de fevereiro, o Centro Escoteiro Jaraguá recebeu novamente o Essed, Encontro Sul e Sudeste de Escotistas e Dirigentes, desta vez em sua segunda edição. O evento é direcionado à troca de experiências entre diretores e profissionais das Regiões Escoteiras que compõem essas áreas geográficas. Nesse ano, foram 49 participantes do Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Celso Menezes, diretor-presidente da Região Escoteira de Santa Catarina, foi o coordenador do evento. Ele explicou que em 2018 as Regiões Escoteiras levaram cases de projetos e ações já realizados, mas a ideia foi fazer algo diferente esse ano. “Nessa segunda edição, nós mudamos um pouquinho o formato, mas mantivemos o propósito de trazer coisas que ajudem as regiões”. Por isso, o sábado foi focado em palestras de interesse comum e as trocas de experiências foram concentradas apenas no domingo.

Celso Menezes, coordenador do evento

Os seminários do primeiro dia começaram com Alexandre Canatella, CEO da CyberCook e Diretor de Negócios Digitais no Carrefour Brasil. Ele foi membro ativo do Movimento Escoteiro quando jovem e falou sobre Movimento Escoteiro e Comunidade, gerando ideias de comunicação externa e captação de recursos entre os presentes.

Outros assuntos abordados foram O Uso do EAD na formação de Voluntários; relatórios do Comitê Interamericano; Adultos no Movimento Escoteiro – Histórico, Tendências de Gestão; e Comissão Estatuinte. Cada um deles foi apresentado por especialistas do nível nacional (voluntários e profissionais) e representantes da Região Interamericana, bem como do Conselho de Administração Nacional (CAN).

Alexandre Canatella falou sobre Movimento Escoteiro e Comunidade

Segundo Celso, os conteúdos comuns foram importantes para todos os participantes: “Para mim, isso foi o ponto alto porque todo mundo teve a oportunidade de crescer em conjunto”.

No domingo, houve explanações da Diretoria Executiva Nacional (DEN) 2016/2019 e da DEN 2019/2021. As Regiões Escoteiras de São Paulo e Santa Catarina compartilharam projetos nos eixos temáticos de Captação de Recursos e Escotismo e Mundo Acadêmico, encerrando o evento.

Maria Clara Marotti, do Núcleo Nacional de Jovens Líderes, deu seu depoimento como participante: “A experiência no Essed foi engrandecedora, principalmente ao que está relacionado à troca de experiências. O debate no Seminário da Estatuinte, por exemplo, foi um dos momentos mais empolgantes do dia!”. Segundo ela, os cases regionais também foram marcantes e o tempo poderia até ser maior para eles.

“A Região Escoteira de São Paulo está sempre aberta para receber as atividades das regiões Sul e Sudeste por entender que geograficamente estamos na posição de mais fácil acesso, ajudando a tornar o evento mais acessível a todos”, afirmou Jabs Costa, diretor-presidente regional paulista.

► Fotos: Natália Freitas | Confira todas

Compartilhe
Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens

You have successfully subscribed to the newsletter

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Escoteiros SP will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.