5 dicas para as redes sociais da sua UEL

Foto com texto em branco no canto superior esquerdo: 5 dicas para as redes. Ao centro, uma mulher branca agachada. Está de frente, usa chapéu australiano marrom, segura uma câmera fotográfica preta com a lente apontada para frente, em frente ao rosto, a mão direita está na lateral e o indicador sobre a câmera, a mão esquerda está embaixo da câmera. Do lado direito da foto escrito em letras brancas: sociais da sua UEL. Canto inferior esquerdo o logo Escoteiros do Brasil São Paulo

Heloísa Ançanello

Todos nós sabemos que o movimento escoteiro tem como um de seus principais fundamentos a vida ao ar livre. Porém, em tempos de pandemia e isolamento social, ou até mesmo como meio de divulgação, nós também devemos estar presentes nos meios digitais. Seja com uma página no Facebook ou Instagram, a presença de sua UEL nas redes sociais é fundamental para seu bom funcionamento. 

Os benefícios de estarmos presentes na web são inúmeros, desde o maior reconhecimento na comunidade, até mesmo como oportunidade dos jovens criarem e desenvolverem conteúdos, instigando sua criatividade, trabalho em grupo e diversão!

Pensando nisso, trouxemos aqui algumas dica que podem ajudar as redes sociais da sua Unidade Escoteira Local:

1. Tenha uma equipe de comunicação:

A equipe de comunicação de sua UEL é fundamental. A partir dessa equipe serão definidas quais as redes sociais vocês estarão presentes, quem serão os responsáveis por tirar fotos e gravar vídeos, ou até mesmo qual será a frequência de postagens. 

Os membros da equipe devem ser os próprios jovens e adultos voluntários de sua UEL, assim, é possível centralizar todas as contas, senhas e informações necessárias nas mãos de uma equipe preparada para fazer as redes sociais bombarem!

2. Inclua os jovens:

O movimento escoteiro é feito para o jovem, então nada mais justo do que incluí-lo em sua equipe de comunicação! Além de ser uma oportunidade de colocar em prática ideias criativas e diferentes, o jovem será o principal responsável por manter as redes sociais ativas, afinal, eles já estão bem familiarizados com o mundo digital.

Portanto, dê liberdade para a criação de conteúdos, vídeos e fotos nos mais diversos formatos. Essa é uma oportunidade para os jovens se comunicarem entre si, gerando visibilidade e uma maior identificação com seus seguidores, resultando até mesmo em novos membros para a UEL.

3. Esteja presente em todas as redes sociais!

O mundo da internet nos dá a possibilidade de estar presente em diversas plataformas. Essas são as redes sociais, como por exemplo Instagram e Facebook. Ao ter um perfil em diversas redes, é possível diversificar o conteúdo publicado em cada uma delas, uma vez que, todas possuem públicos e objetivos diferentes.
Sua equipe de comunicação pode escolher, planejar os conteúdos e definir os objetivos para cada uma dessas plataformas!

4. Produza conteúdos:

É muito legal divulgar fotos e vídeos de atividades, porém a produção de conteúdos informativos é essencial! Seus seguidores podem ter curiosidades a respeito do movimento escoteiro, do funcionamento ou até mesmo sobre a própria UEL.

Assim, intercale as fotos de atividades com conteúdos informativos, sejam eles em formatos de fotos e legendas, ou até mesmo vídeos gravados pelos jovens. Você pode apresentar os membros, abordar a história do escotismo, dos ramos e até mesmo sobre a fundação de sua UEL.

5. Utilize imagens com os devidos direitos autorais:

Assim como em qualquer plataforma digital, não podemos utilizar imagens sem direitos autorais! 

Duas alternativas para essa questão podem ser utilizar imagens do próprio banco de imagens escoteiro ou usar fotos e vídeos pessoais dos membros de sua UEL e criar um banco de fotos do seu grupo em plataformas como o Google Drive. Desta forma, é possível ilustrar todas as atividades sem ferir nenhuma lei!

As dicas apresentadas acima podem te auxiliar na gestão das redes sociais da sua UEL! É importante também seguir os padrões recomendados pelo Escritório Nacional, para que assim haja uma conexão maior entre todos os perfis escoteiros espalhados pelo Brasil. Você pode acessar o Manual de Redes Sociais, o Manual de Identidade Visual e também o Representando o Movimento Escoteiro. Para mais informações sobre como conduzir seus perfis na internet, acesse a Cartilha de Comunicação.

5 dicas para as redes sociais da sua UEL
Rolar para o topo