6º GE Santista recebe Troféu Jacarandá no dia do Escoteiro

Grupo Santista de Escoteiros do Ar “Rodolpho Rossi” é homenageado em atividade distrital on-line

 

O grupo escoteiro mais antigo da Baixada Santista foi homenageado em cerimônia on-line realizada pelo 13º Distrito Escoteiro Costa da Mata Atlântica na noite da última sexta-feira, dia 23 de abril. Fundado em 14 de agosto de 1945, o Grupo Santista recebeu o Troféu de Longevidade Jacarandá, outorgado pelos Escoteiros do Brasil para grupos que completam 75 anos de atividade ininterrupta.

“Esse reconhecimento se aplica a todos que fazem e fizeram parte da história do Santista e se estende aos grupos irmãos do distrito, pois caminhamos juntos essa longa jornada de conquistas e ainda teremos muitos outros desafios pela frente”, afirmou o Diretor-Presidente do Grupo, Orlando Barbosa Celestino, ao exibir o troféu à câmera. Membro do Movimento Escoteiro há 18 anos, o dirigente emocionou-se e disse que estava muito feliz com a bonita homenagem prestada.

A história do Grupo Santista está fortemente ligada à jornada de Rodolpho Rossi, que nasceu em primeiro de abril de 1928 e ingressou no Movimento Escoteiro com pouco mais de dez anos, quando o agrupamento de escoteiros era chamado de Tribo e estava sediado no Instituto Profissionalizante Anália Franco, na Av. Dona Ana Costa, em Santos. A história daquele que ficou conhecido como Chefe Rossi, por sua vez, mistura-se à do Escotismo da Região São Paulo. Ele realizou dezenas de cursos de formação e atualização desde o início da década de 1950, conquistou a Insígnia da Madeira e recebeu a Medalha de Bons Serviços Grau Ouro. Foi Comissário Distrital entre 1954 e 1965, participou do Conselho Regional da UEB, e coordenou centenas de atividades escoteiras, sempre com a disposição e a alegria de quem conhecia o valor e a força educativa do Escotismo.

Apoiador incondicional e grande entusiasta da Modalidade do Ar, Chefe Rossi passou a emprestar o seu nome ao grupo que ajudou a fundar após a sua partida para o Grande Acampamento, em 1994, quando se dirigia à sede escoteira para receber o grupo que estava retornando de Acampamento em Sumaré.

Cerimônia Mundo Melhor

Pelo sétimo ano consecutivo e pela segunda vez no formato on-line, o 13º Distrito realizou um evento para comemorar o Dia Mundial do Escoteiro. Nas seis primeiras edições, foi concedido o diploma “Mundo Melhor” a um jovem de destaque de cada seção dos grupos do distrito. Este ano, entretanto, as homenageadas foram as próprias seções: receberam o certificado todas as seções cujos membros juvenis e adultos superaram os desafios da pandemia e se mantiveram ativas, realizando atividades on-line ao longo do ano de 2020. Ao todo, foram concedidos 52 certificados para alcateias, tropas escoteiras, tropas seniores e clãs pioneiros.

Realizada pelo zoom com um jovem representando cada seção e transmitida on-line pela fanpage do distrito no Facebook, a homenagem contou com dezenas de acessos apesar de terem ocorrido falhas na conexão. “Mas como escoteiros, não desistimos, sorrimos nas dificuldades e seguimos em frente. E no final, como sempre, deu tudo certo”, comemorou a Comissária Lourdes Teijeira após o evento que integrou a Semana do Escoteiro. Além das homenagens às seções e ao Grupo Santista, a live contou com a exibição de um clipe da canção “Rock do Escoteiro”, de autoria do Akelá Rossandro Padilha, do 55 Grupo Escoteiro Morvan Dias Figueiredo. O vídeo foi uma montagem de fotos de atividades distritais realizadas antes da pandemia.

6º GE Santista recebe Troféu Jacarandá no dia do Escoteiro
Rolar para o topo