Escoteiros SP

Seja um escoteiro você também

Abril celebra o Mês do Escoteiro em São Paulo com homenagens e condecorações históricas

O mês de abril foi marcado por importantes homenagens ao escotismo paulista, reafirmando o reconhecimento institucional ao papel do Movimento Escoteiro na formação cidadã e no serviço à comunidade. Em celebração ao Dia do Escoteiro no Estado de São Paulo, comemorado em 23 de abril, escoteiros paulistas participaram de solenidades que reuniram autoridades civis e militares e destacaram a conexão histórica entre o escotismo, o civismo e os valores democráticos.

As celebrações tiveram como destaques a entrega da Medalha São Paulo, no Obelisco do Ibirapuera, e da Medalha “Aldo Chioratto”, em cerimônia realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

Escoteiro paulista recebe a Medalha São Paulo

No dia 22 de abril de 2026, o escoteiro Marcelo Gustavo da Silva Carlini, integrante do 393º Grupo Escoteiro do Mar Legatis Regis, foi agraciado com a Medalha São Paulo, uma das mais tradicionais honrarias cívicas do Estado.

A cerimônia foi realizada no Obelisco Mausoléu aos Heróis da Revolução Constitucionalista de 1932, reunindo autoridades civis e militares em um ato de valorização da memória constitucionalista.

A condecoração remonta à Revolução Constitucionalista de 1932 e tornou-se símbolo do patriotismo paulista. Originalmente confeccionada durante o movimento constitucionalista, a medalha foi outorgada aos soldados que lutaram pela legalidade e democracia, além de ter sido comercializada como souvenir para arrecadação de recursos destinados ao esforço cívico da época.

Embora não tenha sido instituída por decreto formal, consolidou-se como uma das mais relevantes referências de reconhecimento cívico no Estado de São Paulo.

A Região Escoteira de São Paulo parabenizou Marcelo Gustavo da Silva Carlini pela homenagem, destacando sua dedicação aos princípios escoteiros e seu compromisso com o serviço à comunidade.

A Diretoria Regional também agradeceu à Sociedade Veteranos de 32 (MMDC), na pessoa de seu presidente, Dr. Carlos Romagnolli, pela iniciativa de reconhecer o jovem escoteiro.

Alesp reúne mais de 300 escoteiros em homenagem estadual

Encerrando as celebrações do mês, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, na manhã do último sábado (25), uma cerimônia que reuniu mais de 300 escoteiros de todo o Estado, além de autoridades civis e militares.

A solenidade foi realizada por iniciativa do deputado estadual Capitão Telhada e de seu pai, Coronel Telhada, autor da Lei Estadual que instituiu o Dia do Escoteiro em São Paulo.

Durante o evento, foram entregues 50 Medalhas “Aldo Chioratto”, sendo 46 destinadas a chefes, jovens e voluntários do Movimento Escoteiro, em reconhecimento aos anos de serviço comunitário, projetos ambientais e atuação na formação cívica.

As demais condecorações foram entregues a personalidades civis e militares apoiadoras da causa escoteira.

A homenagem ao “menino herói”

A medalha leva o nome de Aldo Chioratto, escoteiro mirim que se tornou símbolo da inocência, coragem e civismo durante a Revolução Constitucionalista de 1932.

Aldo tinha apenas 9 anos quando, em 18 de setembro de 1932, foi atingido por 13 estilhaços durante um bombardeio aéreo em Campinas (SP).

Seu corpo foi trasladado para o Obelisco Mausoléu aos Heróis da Revolução, no Ibirapuera, onde repousa em lugar de honra, sendo a única criança homenageada no monumento, que também abriga os estudantes do M.M.D.C.

Organização e reconhecimento institucional

A cerimônia foi organizada pelo Gabinete do Deputado Capitão Telhada (Telhada Team) e pela Sociedade Veteranos de 32 (MMDC), contando ainda com o apoio da Diretoria Regional Escoteira de São Paulo, representada pelo diretor-adjunto de Comunicação, Francisco Lima.

A Diretoria Regional Escoteira de São Paulo externou agradecimento ao deputado estadual Capitão Telhada, ao Coronel Telhada, ao Telhada Team, à Sociedade Veteranos de 32 e a todos os escoteiros, famílias e convidados presentes.

“Momentos como este reforçam o valor do voluntariado e da educação para a cidadania. A parceria entre a Região Escoteira de São Paulo, a Sociedade Veteranos de 32 e o Deputado Capitão Telhada é um exemplo de como o passado e o presente se unem para construir um futuro melhor”, destacou Francisco Lima.

As homenagens realizadas ao longo de abril reforçam o compromisso do escotismo paulista com a formação de cidadãos responsáveis, comprometidos com o serviço, a democracia e a construção de uma sociedade melhor.

Confira AQUI todas as fotos da cerimônia na Alesp.

Abril celebra o Mês do Escoteiro em São Paulo com homenagens e condecorações históricas
Rolar para o topo
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.