#Aconteceu na Casa do Escoteiro: Conversa Temática – Vestuário Escoteiro

 

No dia 08 de outubro, na Casa do Escoteiro, 17 participantes de 8 Grupos Escoteiros diferentes marcaram sua presença na Conversa Temática: Vestuário Escoteiro, que contou com a participação especial de Rodrigo Caires, Diretor Regional de Relações Institucionais, e Jose Mauricio, adjunto.

Para dar início ao debate, uma brincadeira foi feita e transmitida, na qual cada participante era uma engrenagem de uma mesma máquina. Feito isso, todos assistiram ao vídeo de lançamento do Vestuário Escoteiro e Patricia Diniz, membro da equipe coordenadora do projeto e ex-Diretora Nacional Adjunta de Comunicação, relatou brevemente sobre a pesquisa realizada pelos Escoteiros do Brasil sobre identidade visual, que utilizou o JOTI como uma de suas ferramentas para consultar os jovens.

Levantou-se a alteração da nomenclatura “uniforme” para “vestuário” e fomentado o espaço para o jovem expressar sua individualidade dentro do coletivo – no caso, o Movimento Escoteiro -, pois pode utilizar a camisa de manga longa ou curta, camisa pólo ou camiseta básica; calça, shorts ou saia; cinto e calçado livres.

Também se questionou a mudança de tradições dentro das Unidades Escoteiras Locais por causa do lançamento do Vestuário. Neste momento, os jovens colocaram em pauta como isso acompanha a sociedade e que é bom, senão essencial, estar aberto para tais mudanças desde que sejam apresentados e discutidos os vários lados disso, perguntando ao jovem sempre.

Foi trazida a discussão do Vestuário Alternativo, que aconteceu no CAN – Conselho de Administração Nacional – e que resultou em conversa semelhante dentro da Rede Nacional de Jovens Líderes: o Escotismo Brasileiro precisa respeitar a diversidade cultural, econômica e social para atingir 200 mil jovens como associados até 2023. Para reforçar a questão de diversidade, destacou-se que em muitos países da Europa o Escotismo é feito somente com um lenço no pescoço.

O Núcleo Regional de Jovens Líderes agradece a participação de cada um e sugere que acompanhem a página do Facebook “Rede de Jovens – SP”. Para fazer uma sugestão de tema ou entrar em contato, envie um e-mail para: jovens.lideres@escoteirossp.org.br.

#Aconteceu na Casa do Escoteiro: Conversa Temática – Vestuário Escoteiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo