Alcateia Uivos da Jângal realiza atividade “O pequeno herói – Caio Vianna Martins”

No dia 22 de abril, a alcateia Uivos da Jângal do Grupo Escoteiro BEM-TE-VI 204º/SP realizou a atividade “O pequeno herói – Caio Vianna Martins”.
O intuito da atividade foi apresentar aos lobinhos o conhecimento da vida de Caio Vianna Martins

Para iniciar a atividade, foi feito um quebra-gelo, com uma amarelinha diferente, para já colocar a ideia de sinalização e respeito de espaços.
Um escotista iniciou a história de Caio Vianna Martins, falando do início da sua vida no interior de MG. Os chefes presentes estimularam os lobinhos a refletirem como é a vida no interior, em termos de agitação, recursos de transportes, meios de transportes mais comuns. 

Seguindo a história de Caio Vianna, foi falado sobre sua mudança para Belo Horizonte, cidade grande, com outras perspectivas de locomoção e trânsito. E  como isso, foi montado um circuito com placas, onde foi explicado o significado de cada placa. Em forma de diálogo, foi pedido que as crianças dissessem qual era a importância de respeitar a sinalização de trânsito. 

Falando ainda sobre a vida do personagem e sua vida dentro do escotismo, como ingressou até chegar no momento da viagem e o acidente. Uma profissional de saúde que atua em resgate foi convidada para falar e orientar sobre primeiros socorros em acidentes. Para “ilustrar” o tema tratado, foi feita a simulação de elaboração de macas e o resgate, onde cada matilha teve que montar a sua própria maca e todos os lobinhos deveriam ser carregados. Ao final, foi falado sobre os telefones de emergência e a importância de conhecê-los, entregando para cada Lobinho uma lista com os telefones e um espaço para que eles incluíssem o telefone de um responsável.

Seguindo a temática do evento, finalizaram a história de Caio chegando no momento máximo de sua bravura, quando o mesmo recusa a maca e decide ir andando até a cidade, vindo a óbito depois. Montando uma exposição de fotos de Caio, das homenagens, memoriais, estátuas, medalhas de honra que hoje existem.

Os Lobinhos tiveram que indicar qual a Lei do Lobinho Caio havia colocado em prática (Lobinho pensa primeiro nos outros) e qual a parte da promessa que ele cumpriu (ajudar ao próximo em toda e qualquer situação). E para complementar os chefes referenciam aos lobinhos o fato de um jovem que está no Ramo Escoteiro, do próprio grupo, ter apresentado um ato de bravura também, quando salvou o irmão de um desmoronamento, para que assim eles pudessem ver que as situações que exigem de nós, bravura, se apresentam em nossas vidas quando menos esperamos.

 


Colaboração de texto: Luís Fernando Palma

Alcateia Uivos da Jângal realiza atividade “O pequeno herói – Caio Vianna Martins”
Rolar para o topo