Ampliando nossa rede – Como foi a Conversa Temática “Escotismo e Bandeirantismo em prol da Educação”

Dia 23 de junho aconteceu a Conversa Temática “Escotismo e Bandeirantismo em prol da Educação”, na sede da Federação de Bandeirantes do Brasil (FBB-SP), com a presença de aproximadamente 30 participantes, tanto jovens quanto adultos voluntários dos dois Movimentos, com interação também via transmissão online. Os facilitadores foram Fernanda Koermandy (FBB-SP), Patrícia Marcondes (FBB-SP) e Raphael de Taranto (Escoteiros do Brasil – SP), que possuem amplo conhecimento sobre educação, Bandeirantismo e Escotismo e participam ativamente de seus respectivos movimentos.

É muito importante ressaltar que essa foi a primeira Conversa aberta para jovens do Ramo Escoteiro, um passo muito importante para que cada vez mais consigamos trabalhar a inclusão de jovens em nossas discussões diante de um quadro intergeracional.

A Conversa teve início com a tímida participação dos presentes em uma dinâmica pensada para percebermos as diferenças e semelhanças entre o Bandeirantismo e o Escotismo, de forma que num segundo momento pudéssemos debater quais eram nossos preconceitos e estereótipos sobre os dois Movimentos.

Demorou um pouco para os participantes se soltarem, mas assim que começamos a falar de nosso propósito dentro de cada movimento, nossas dificuldades, experiências e expectativas, uma troca riquíssima e laços de parceria apareceram.

Os bandeirantes falaram muito sobre seus projetos, com foco no Livre para Ser Eu Mesmo, a dificuldade de se desvincularem da imagem do Escotismo e serem reconhecidos como um Movimento singular, como conhecem muito mais sobre o Movimento Escoteiro do que os escoteiros sobre o Movimento Bandeirante, a facilidade de aplicarem projetos que vêm dos níveis Nacional e Estadual, e a pouca participação e protagonismo do jovem nos fóruns de tomada de decisão.

Já os escoteiros também falaram muito de projetos e a diferença de aplicação de propostas que vêm dos níveis Nacional e Regional, os problemas de comunicação sentidos em todos os níveis da instituição, a forma como trabalhamos a capacitação, empoderamento e engajamento do jovem nos fóruns de tomada de decisão, com bastante enfoque na Rede, e o real desconhecimento acerca das propostas e atividades do Movimento Bandeirante.

Se inicialmente os participantes estavam tímidos e quietos, ao longo das discussões esse quadro virou do avesso e com certeza mostrou que o tempo da Conversa foi curto para falarmos de tudo que gostaríamos. Muitas trocas e ideias de parcerias foram surgindo, seja no debate presencial, seja no debate online, como por exemplo a montagem de uma capacitação e/ou encontro para jovens bandeirantes e escoteiros discutirem sobre empoderamento juvenil, intergeracionalidade e atuação institucional. Ao final, saímos com a sensação de que uma rede de contatos, ideias e possibilidades se ampliou e fortaleceu.

A troca entre grupos diferentes, voltados para objetivos semelhantes é sempre muito rica, pois cada um pode contribuir com experiências, projetos e sucessos diferentes e essa Conversa Temática foi prova de como tudo isso é positivo.

Assim, fica o gostinho de “quero mais” para novos encontros como esse. Um “Grato, grato, gratíssimo” pela excepcional recepção da FBB-SP em sua sede e a todos os participantes e facilitadores, que contribuíram muito para o debate.

Sempre Alerta e Semper Parata.

Dados da transmissão online

Publicação do vídeo:
1.088 visualizações;
303 interações;
25 compartilhamentos;
103 comentários.

Audiência do vídeo:
Pico de espectadores ao vivo: 23
Minutos de visualização: 2.455
Visualizações do vídeo: 1.088
Visualizações de 10 segundos: 489

Público e envolvimento:
Pessoas alcançadas: 3,8 mil
Visualizadores únicos: 934
Envolvimento com a publicação: 303

Quer saber como promover uma Conversa Temática em sua Unidade Escoteira Local ou Distrito? Quer sugerir um tema? Tem outras dúvidas? Envie um e-mail para: jovens.lideres@escoteirossp.org.br e siga a página da Rede de Jovens – SP no Facebook para se manter atualizado!

Ampliando nossa rede – Como foi a Conversa Temática “Escotismo e Bandeirantismo em prol da Educação”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo