Apresentação de trabalhos no Congresso Regional Escoteiro 2019 – inscrições prorrogadas

A apresentação de trabalhos científicos sobre o Movimento Escoteiro ou de projetos durante o Congresso Regional Escoteiro 2019 tem como objetivo divulgar as boas práticas escoteiras, dando visibilidade à comunidade escoteira e cientifica.

A submissão de seu trabalho no Congresso será muito bem-vinda e você poderá participar em duas modalidades:

Apresentação oral de 15 minutos: dia 21/09/2019, entre 17h e 17h30

Apresentação de pôster: dia 21/09/2019, entre 11h e 12h30

Poderão participar escotistas e dirigentes, devidamente inscritos no evento, e, para isso, será necessário submeter o resumo do trabalho, nas condições abaixo descritas, para aprovação do comitê científico montado pela Coordenação de Estudos Escoteiros da Região Escoteira de São Paulo. Os dois melhores trabalhos aprovados serão convidados a fazer a apresentação oral e os demais aprovados convidados para apresentação em forma de pôster. No caso de trabalhos com mais de um autor, poderá ser apresentado por apenas por um deles.

Como será a apresentação oral?

O apresentador terá 15 (quinze) minutos para apresentar oralmente o seu trabalho, o qual poderá ser apoiado por uma apresentação em formato ppt. com imagens, vídeos e sons.

Como será a apresentação de pôster?

O pôster deverá ter o formato de 120cm de altura x 90cm de largura, o qual deverá conter, de forma destacada, os principais pontos do trabalho em forma de títulos ou tópicos, blocos de texto (no máximo, 50 palavras) compartilhados com gráficos e imagens. Os autores deverão ficar à disposição durante todo o período de apresentação para poderem prestar informações complementares aos interessados.

Os autores que tiverem seus resumos aprovados receberão informações mais detalhadas sobre os formatos que forem designados para apresentar.

Prazos

PRORROGADO: Até às 23h59 de 28/08/2019 para submissão dos resumos

23/08/2019 divulgação dos trabalhos aprovados para apresentação

Sobre a submissão de resumos

Os resumos a serem submetidos poderão ser enquadrados em duas categorias:

1- Estudo científico sobre o Escotismo: Esta categoria se refere à análise de hipóteses baseadas na vivência da metodologia do Escotismo, como proposta de melhorias, análise de efeitos da aplicação do método escoteiro na progressão dos jovens, paralelos com a educação formal, entre outros.

2- Descrição de estudos de caso de projetos e boas práticas escoteiras (já aplicadas em alguma situação que não envolvam nenhuma informação referente à opinião de pessoas): Esta categoria se refere a relatos de situações reais vividas no Escotismo, com a devida análise.

Os resumos deverão ser submetidos em arquivo formato tipo .doc ou .pdf, por meio do formulário eletrônico disponível em https://docs.google.com/forms/d/1WL-UFkaLSxB_rOa9HYQvj0ole1KSdZURfxhNxFPzwLo/viewform?edit_requested=true

IMPORTANTE: As informações sobre quem escreveu o resumo e o local onde foi desenvolvido o trabalho não devem constar no arquivo anexado .doc ou .pdf, mas tão somente no formulário eletrônico de submissão, de forma a possibilitar uma avaliação mais isenta por parte do comitê científico.

Como redigir o resumo

. O resumo deverá ter, no máximo, uma página (resumos maiores que isso não serão aceitos).

. É importante deixar claro o contexto onde o trabalho se situa. No caso de melhorias, deverão constar informações de como era a situação antes e como ficou depois do projeto ou processo.

. Não deverão ser acrescidas fotos nesse momento. O texto deverá retratar as situações desejadas.

. As referências bibliográficas deverão constar apenas no caso de menção de conteúdo de outro autor.

Formatação

. A fonte utilizada deverá ser Times New Roman, tamanho 12.

. O título deve ser sucinto e dar ideia clara do conteúdo (não ultrapassar duas linhas)

. A autoria poderá ser individual ou em grupo. No caso de grupo, não ultrapassar quatro autores. Fazer constar os nomes completos dos autores, sequencialmente, separados por vírgulas.

. Partes que compõem um resumo:

    . Introdução: Algumas informações para levantar interesse sobre o tema (três a quatro linhas).

    . Justificativa e Objetivo: O porquê o estudo foi feito e o objetivo que se esperava com ele.

    . Método: Descrição de como o estudo foi feito, no qual deverá ser mencionado, de maneira clara, o local em que foi realizado e as pessoas envolvidas, sem identificar nomes, mas somente os cargos/funções. Exemplo: O Diretor Presidente do Grupo coordenou o projeto enquanto os escotistas do Ramo Lobinho executaram.

    . Resultados e Discussão: Descrever as consequências tanto positivas como negativas, bem como as razões de mudanças.

    . Conclusão: O que foi depreendido após a realização do estudo. Exemplo: Os jovens do Ramo Lobinho não têm entendimento sobre o tema X, enquanto os jovens do Ramo Escoteiro conseguem trabalhar o tema de forma completa.

IMPORTANTE: O trabalho deve ser redigido de forma a possibilitar que os leitores se beneficiem do mesmo, podendo melhorar o seu entendimento da metodologia escoteira ou a aplicação em suas Unidades Escoteiras. Enfim, algo que seja objeto de reflexão e crescimento.

Adendo

Há legislações específicas sobre ética em pesquisa com seres humanos. É DESEJÁVEL que a mesma seja seguida para a elaboração dos estudos.

Confira as Resoluções do Conselho Nacional de Saúde que tratam sobre o tema disponíveis em:

http://www.propq.ufscar.br/etica/resolucao-466

http://www.propq.ufscar.br/etica/Reso510.pdf

Trecho da Resolução CNS 466/2012:

II.14 – pesquisa envolvendo seres humanos – pesquisa que, individual ou coletivamente, tenha como participante o ser humano, em sua totalidade ou partes dele, e o envolva de forma direta ou indireta, incluindo o manejo de seus dados, informações ou materiais biológicos.

É importante observar que alguns estudos científicos não exigem aprovação em comitê de ética, como revisões de literatura e estudos para melhorias de processos. Entretanto, se houver em algum momento a coleta de qualquer dado com seres humanos (conversa, entrevista, opinião, questionário online), há necessidade de aprovação no comitê de ética em pesquisa.

Exemplos:

– Avaliação da quantidade de jovens que participaram da atividade (não há necessidade de submeter o estudo ao comitê de ética de pesquisa em seres humanos)

– Avaliação da opinião dos jovens sobre a atividade (há necessidade de submeter o estudo ao comitê de ética de pesquisa em seres humanos)

Dessa forma, se for se utilizar de algum dado desse tipo, é desejável que a proposta seja submetida previamente ao comitê de ética de pesquisa em seres humanos. Todavia, há uma certa demora no processo de aprovação. O site para esse contato é http://plataformabrasil.saude.gov.br/login.jsf

Mais informações ou Dúvidas

Coordenação de Estudos Escoteiros dos Escoteiros do Brasil – Região de São Paulo

Coordenadora: Vania Dohme

E-mail estudos@escoteirossp.org.br

BOM TRABALHO!

. Baixe o informativo de inscrição de trabalhos

Apresentação de trabalhos no Congresso Regional Escoteiro 2019 – inscrições prorrogadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo