CATAr II de Jovens reúne escoteiros para aprender sobre astronomia

Foto: Julio Cesar Klafke

No último fim de semana, 1 e 2 de setembro, ocorreu em São Paulo dentro do Centro Escoteiro Cientec (Parque de Ciência e Tecnologia da USP) o CATAr II de Jovens. O curso de técnicas aeronáuticas serve para jovens dos ramos escoteiro e sênior que tenham feito o CATAr I de Jovens em data anterior.

Neste ano o curso teve como tema a “Astronomia” e os jovens puderam passar o fim de semana imersos nesse mundo, montando relógio solar, visitando o planetário, observando o sol e a lua, fazendo um sistema solar em escala, entre muitas outras atividades através do aprender fazendo.

Foto: Marjorie Silva

O evento contou com jovens de diferentes modalidades, entre elas a do mar. Bruno Larroyed é de Sorocaba e faz parte de um grupo básico, mas sua seção optou por fazer parte da Modalidade do Mar.  “Foi marcante, consegui aprender muito, conhecer bastante gente”, disse ele. E completou: “O meu chefe me incentivou, mas algumas pessoas não conseguem entender como eu posso ser do mar e fazer atividades do ar. É legal porque eu passo a conhecer de tudo um pouco”.

A equipe do curso contou com nomes como Júlio César Klafke, prefeito do Centro escoteiro, Vlamir Pereira, Coordenador Nacional da Modalidade do Ar e mais dois jovens do ramo sênior, Gabriela Pinto e João Augusto da Luz que ajudaram na elaboração e aplicação das bases. Gabriela contou: “No começo foi complicado, mas com o tempo eu fui perdendo a vergonha. Fiquei com medo do povo mais velho que eu não me ouvir, mas foi tranquilo”.

Foto: João Augusto da Luz

Marjorie Silva também esteve presente no curso, a pioneira que é Coordenadora Jovem da Modalidade do Ar no estado de São Paulo. Ela compareceu na manhã de sábado e conversou com os jovens sobre a importância da participação deles em eventos, como o Indaba Regional do Ar, no qual acontece o Conselho CATAr II, espaço onde os jovens podem expor as suas opiniões e ajudar a melhorar cada vez mais, não só a modalidade como o movimento escoteiro.

CATAr II de Jovens reúne escoteiros para aprender sobre astronomia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo