mmm


Chamada aberta para voluntários interessados em integrar as equipes regionais da Coordenação Regional de Suporte Educacional

28 de junho de 2019

Estimados (as) irmãos (ãs) escoteiros (as),

Com a intenção de ampliar nosso quadro de voluntários na Coordenação Regional de Suporte Educacional, os Escoteiros do Brasil – Região São Paulo abrem esta chamada pública para jovens e adultos que tenham interesse em integrar as equipes regionais desta Coordenação.

A Coordenação Regional de Suporte Educacional é responsável por prestar suporte à Diretoria Regional de Métodos Educativos e suas Coordenações através de diagnósticos e propostas de projetos, processos e iniciativas inovadoras, baseados em estudos, na literatura e memória escoteiras. Com isso, objetivamos que o Escotismo seja visto pela sociedade como um referencial na área de educação não-formal e também auxiliar na preservação da nossa memória institucional.

Estudos Escoteiros: esta equipe fará um entrelaçamento, mediante diversas formas de comunicação e intervenção, entre a metodologia escoteira e as teorias de educação clássicas e atuais, procurando municiar internamente os escotistas e demonstrar externamente o potencial educacional do Escotismo. Buscará parcerias, dando apoio à realização e à divulgação de estudos acadêmicos que têm enfoque no Movimento Escoteiro, e estratégias para a preservação da memória escoteira, possibilitando seu acesso para que esta seja fonte de informação, dentro e fora do Escotismo. Além disso, trabalhará para organizar e dar acesso à produção intelectual escoteira, por meio da biblioteca escoteira virtual. São diferenciais, mas não requisitos, para integrar essa equipe: Familiaridade e interesse em pesquisa no meio acadêmico ou áreas relacionadas.

Suporte em EAD: Esta equipe visa desenvolver cursos, módulos e oficinas em Educação a Distância (EAD), favorecendo as práticas em Gestão de Adultos e Programa Educativo, por meio de plataforma de aprendizagem, de acordo com as necessidades da instituição. Os membros dessa equipe poderão integrar a equipe regional de tutores em EAD ou, ainda, a equipe regional de conteudistas. São diferenciais, mas não requisitos, para integrar essa equipe: Ser formador e ter experiência prévia com EAD.

Diagnóstico: Esta equipe irá realizar diagnósticos efeedback, buscando mensurar o impacto das ações realizadas em métodos educativos na Região Escoteira de São Paulo e nas ações indicadas pela Diretoria Regional, apoiando os Distritos e o nível Regional na busca por melhorias contínuas. É diferencial, mas não requisito, para integrar essa equipe: Ter experiência em áreas relacionadas à pesquisa qualitativa, gestão da qualidade ou gestão de projetos.

Suporte em Tecnologia: Esta equipe auxiliará na busca e disseminação de novas tecnologias e ferramentas junto às equipes regionais de Estudos Escoteiros, Suporte em EAD e Diagnóstico ou quando requisitada por outras Coordenações da área de Métodos Educativos. Poderá, ainda, desenvolver aplicativos para eventos regionais e auxiliar no desenvolvimento e melhoria de projetos. São diferenciais, mas não requisitos, para compor essa equipe: Ter habilidades em lidar com tecnologia e inovação e interesse no seu uso educacional.

Para serem selecionados (as), os (as) candidatos (as) devem atender ao seguinte perfil:

*Estar devidamente registrado no ano de 2019;
*Ter interesse em pesquisar e conhecer coisas novas;
*Reconhecer que tem capacidade de aprender e ensinar;
*Ter valores escoteiros que permeiem seus relacionamentos e suas produções;
*Ter disponibilidade de tempo para apoiar as ações da Coordenação Regional de Suporte Educacional, na área escolhida, cumprindo voluntariamente as funções;
*Ter disponibilidade para reuniões on-line, periodicamente, e reuniões presenciais, semestralmente;
*Ser acessível, comunicando-se regularmente e emitindo pareceres sempre que solicitado;
*Apresentar conhecimento sobre o tema a ser desenvolvido, seus principais conceitos e material de apoio;

Serão considerados diferenciais:

– Saber trabalhar bem com Skype, Google Drive e Dropbox;

– Estar estudando ou trabalhar profissionalmente ou voluntariamente em áreas correlatas à área de atuação da equipe que se propõe a integrar. Relatar isso na Carta de Intenção, na qual deverá explicar a sua motivação em participar e colaborar com a equipe, e no que acha que pode colaborar positivamente. Deverá ao final constar o nome completo do candidato, seu registro escoteiro, Unidade Escoteira Local e data de nascimento.

É condição fundamental: Acreditar que pode construir um mundo melhor e que, neste mundo, cabe todo mundo!

Os interessados em se candidatar deverão preencher o formulário disponível em: http://bit.ly/2FBFOAc até a data-limite de 13 de julho de 2019.

Sempre Alerta para Servir o Melhor Possível!

JULIANO ARCURI

Coordenador Regional de Suporte Educacional

BIA REALI

Diretora Regional de Métodos Educativos

Compartilhe
Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens