Chefe Zé Lamparina completa 100 anos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

José dos Santos Marques, carinhosamente conhecido por “Zé Lamparina”, completa hoje 100 anos e em 2015 completa 86 anos de Escotismo. 

Iniciou sua vida escoteira em 1929 na “Associação de Escoteiros Católicos Nossa Senhora da Conceição” onde ficou por alguns anos, posteriormente para que os jovens que não fossem católicos pudessem participar do escotismo fundou junto com o saudoso Chefe Julio Silva o Grupo Escoteiro Ubirajara e lá ficou até 1942, quando foi convidado pelo Esporte Clube Mogiana para fundar o Grupo Escoteiro Mogiana, que iria funcionar nas dependências do Clube, tendo ficado lá até 1972, quando o Clube Mogiana foi desativado e em conseqüência também o Grupo Escoteiro. Nesta data o Chefe Zé veio para o Grupo Escoteiro Craós – 195/SP  a convite da Diretoria do Circulo Militar de Campinas para substituir o seu Chefe de Grupo que havia falecido, e está no Grupo Escoteiro Craós até a presente data.

Durante este tempo de escotismo teve oportunidade de muitas ações filantrópicas, religiosas, cívicas e até guerreiras, pois participou como escoteiro da Revolução Constitucionalista de 1932 onde desempenhou a função de estafeta, ajudando no apoio logístico, nas dispensarias dos hospitais, na entrega de correspondências e até na perigosa função de guia de tropas que se deslocavam na região de Campinas. Por essas ações foi reconhecido e condecorado pelo Governo Paulista. 

Ele é ferroviário aposentado tendo trabalhado nas oficinas da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro até a sua aposentadoria.

O Chefe Zé desde o inicio sempre foi elemento de destaque no meio escoteiro de Campinas. No Grupo Escoteiro Craós desempenhou a função de Diretor Técnico durante muitos anos, apesar de seus 100 (cem) anos de vida (data de nascimento 07/07/1916) se mantém física e mentalmente capaz, participando de todas as atividades do Grupo dentro de suas limitações.

Já foi considerados o mais antigo escoteiro do Brasil em atividade, e nós achamos que talvez seja do mundo.

Durante seu tempo no movimento, participou de diversos cursos de formação de adultos para todas as seções, participou sempre de grandes eventos escoteiros tanto nacionais como internacionais (jamboree, ARP, AJURI, etc.). Recebeu varias condecorações escoteiras  Medalha de Bons Serviços-Prata em 1964, Medalha De Valor- Prata em 1982, Medalha Bons Serviços-Ouro em 2003, Medalha “Velho Lobo” (cinqüenta anos de dedicação ao movimento escoteiro), Medalha de Gratidão Prata em 2007, Medalha de Gratidão Ouro em 2009, Medalha Cruz de São Jorge em 2010 e Medalha Tiradentes em 2013 ele tem 86 anos ininterruptos de atuação no Movimento Escoteiro.

É um exemplo para os nossos jovens pela sua tenacidade, perseverança, bondade e conhecimento.

Um orgulho para o Grupo Escoteiro Craós e dos Escoteiros do Brasil – Região São Paulo tê-lo entre nós.

Parabéns, Chefe Zé Lamparina, que continue sendo esse grande exemplo a todos os escoteiros!

 

Foto:César Rodrigues/ AAN

Texto: Grupo Escoteiro Craós

 

Chefe Zé Lamparina completa 100 anos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo