Como fazer um plano de retorno às atividades

Foto de uma pessoa e mesa. Texto no canto superior esquerdo Como fazer um plano de retorno às atividades. A direita, jovem com boné jeans e símbolo da Modalidade do Ar e bandeira do Brasil no lado esquerdo. Lenço vermelho com faixas branca e vermelha. O jovem está com o braço direito apoiado sobre a mesa, segura um lápis verde sobre uma folha de papel branca. Braço esquerdo com relógio preto e prata apoiado na mesa, segura o papel. Lado esquerdo inferior, logo dos Escoteiros do Brasil São Paulo em branco.

Por Amanda Guimarães Martins

Estamos todos ansiosos para retomar às atividades presenciais, certo? Mas, para que a volta às atividades escoteiras seja possível, além de atividades incríveis, planos de acolhimento para os jovens e a retomada da vida em comunidade, é preciso que um plano de retorno seja criado e enviado para a Região Escoteira de São Paulo e que eles o aprovem. Mas você sabe como preencher o plano de retorno? Não é nada complicado e para te ajudar, separamos algumas dicas. Confira abaixo!

1.Como eu sei que meu grupo já pode voltar?

Neste momento estamos na Retomada Segura do Plano SP, então as atividades escoteiras estão liberadas no estado. Mas é importante ficar de olho no site oficial e ficar atento às determinações de cada cidade que podem ser diferentes e mudar a qualquer momento. Consultar o site da prefeitura, as redes sociais e telefonar para obter informações são alguns dos caminhos.

2.Onde eu encontro o modelo do plano de retorno?

O modelo do plano de retorno está disponível no site da Região Escoteira de São Paulo. Ele existe para que nós, voluntários, tenhamos certeza de que não estamos esquecendo de nenhuma informação essencial, estabelecendo uma proposta de retorno e assumindo alguns compromissos para a viabilização da volta presencial.

Quaisquer atualizações, mudanças ou adições que aconteçam, estarão descritas ali. 

3.Como eu preencho o modelo?

Antes de o preenchermos, existem alguns passos a serem seguidos. É necessário que se leia com atenção as instruções que estão disponíveis no site. 

O documento fornecido pela Região irá pedir a consideração e o preenchimento de alguns itens, que se relacionam ao local onde ocorrerão as atividades e as condições de segurança deste local; ao calendário de atividades, ao número estimado e jovens, e, a partir disso, à organização das seções de acordo com as informações anteriores; à programação e ao tipo de atividades que são pertinentes ao momento que estamos vivendo; ao distanciamento social, e quais são as medidas necessárias para cada realidade, além das medidas tomadas em comum por todas as UELs; ao monitoramento dos jovens quanto a possíveis sintomas de COVID-19, para que haja sempre uma comunicação responsável entre a UEL e a comunidade escoteira e, por fim, informações relativas a jovens e adultos que fazem parte do grupo de risco. 

Com as informações necessárias levantadas, consideradas e adicionadas ao documento, já é possível fazer considerações mais ativas quanto à volta das atividades presenciais.

4. Quais são as informações que eu preciso para montar meu plano de retorno?

Para isto, o próximo passo é a conferência dos protocolos, tanto regionais quanto nacionais, garantindo que seu plano de retorno esteja cumprindo todas as regras para que seja aceito pelo nível regional. 

Com essas informações em mãos, chega o momento de, realmente, fazer o planejamento. Idealmente, deve-se reunir (online ou, se presencialmente, seguindo todos os protocolos de segurança e mantendo o distanciamento) os escotistas e dirigentes de sua UEL para que os critérios sejam discutidos e adaptados para a realidade local. Os ofícios atualizados podem ser encontrados no site nacional da União dos Escoteiros do Brasil.

O que pode te auxiliar neste momento é a playlist no Youtube da nossa Região Escoteira.

5. Como eu solicito a autorização?

Com o planejamento feito, os critérios discutidos e o plano de retorno pronto, uma nova solicitação deve ser aberta aqui pelo responsável da UEL, garantindo que, no campo “Categoria do Assunto”, seja escolhida a opção “Solicitação de Retorno”. Com isso, os campos que aparecem devem ser preenchidos com atenção e o plano de retorno anexado no local indicado.  

6. E quem ainda não pode retornar?

Lembrando também que é importante estar atento aos associados de forma individual, lembrando daqueles que possuem alguma comorbidade e ainda não podem retornar, mas que devem estar incluídos na atividade, de alguma maneira, fazendo até rodízios, com atividades on-line para que o jovem possa participar. Escotistas que ainda não se sentem seguros ou também não podem retornar conseguem auxiliar, por exemplo, na hora de montar as atividades.

Nós, como dirigentes e escotistas precisamos também estar atentos em cada jovem, acompanhando de maneira on-line e os lembrando que em caso de sintomas, devem permanecer em casa, mesmo querendo muito estar juntos.

Antes de tudo é necessário garantir a segurança de todos. 

Bom, esperamos que esse texto tenha te ajudado e caso haja dúvidas, você pode contatar o Escritório Regional por aqui

Como fazer um plano de retorno às atividades
Rolar para o topo