Como foi: CATAr Adulto – São João da Boa Vista

Foi realizado nos dias 11 e 12 de fevereiro mais uma edição do CATAr – Curso de Aperfeiçoamento Técnico do Ar, desta vez no interior do estado de São Paulo, no Aeroclube da cidade de São João da Boa Vista. Foram 34 escotistas de todas as modalidades, todos imbuídos do mais profundo “Espírito Escoteiro”, este curso ficou marcado pela alegria e empenho dos cursantes.

Durante o curso foram aplicadas diversas unidades didáticas sobre Engenharia Aeronáutica, Papel Modelismo, Aeromodelismo, Astronomia, Simulação Aérea, Navegação, entre outras, em que nossos cursantes puderam desenvolver e entender o quando a modalidade do Ar tem a oferecer com atividades que desenvolvem as competências do Programa Educativo. A empolgação ficou nítida durante o 1º Campeonato CATAr de Aviões de Papel, quando a diferença de marca entre as melhores patrulhas foi de apenas 30 centímetros.

Entre os breves momentos sem chuva, todos puderam testar seus aeromodelos. Infelizmente, o mau tempo não permitiu os lançamentos por patrulha, mas temos certeza de que estes serão realizados nas sedes e acompanhados pelos jovens. Mesmo com o tempo chuvoso, foi possível desenvolver a UD de Astronomia, demonstrando quantas atividades com este tema podem ser criadas. Um dos pontos tradicionais do curso foram os lançamentos de foguetes, onde demos boas risadas e capturamos muitos vídeos incríveis. Quer ver como foi? É só seguir a #catarsjbv2023.
Mesmo com as chuvas que não deram trégua, a equipe e os cursantes “mantiveram a aeronave no ar”, fazendo mais um curso inesquecível.

Para fechar nosso curso com chave de ouro, o Aeroclube de São João da Boa Vista, nos presenteou com um voo panorâmico. Através de uma dinâmica rápida, foram escolhidos os três ganhadores do voo, curiosamente um de cada modalidade, uma grata coincidência. O Escotista Agnaldo Leal, do Grupo Escoteiro Campos Sales 117/SP, foi um dos ganhadores, pois nunca tinha entrado em um avião. Os outros dois agraciados foram o escotista, Hiltonio Alves de Paiva, do Grupo Escoteiro do Mar Legatis Regis 393-SP e o Pioneiro Luiz Felipe de Arruda Ferreira Grupo Escoteiro do Ar Ubuntu 415/SP que completou a tripulação.

 

A UD de checklist foi vivenciada no momento dos preparativos do voo, quando durante a inspeção pré-voo se descobriu um problema na aeronave que impedia sua movimentação. Mesmo com este entrave, o Aeroclube não mediu esforços para conseguir uma nova aeronave para que o voo fosse realizado. Nesse momento vimos novamente o Espírito Escoteiro presente, quando um dos ganhadores, o escotista Hiltonio, presenteou o escotista Vitor Gabriel, do GE Ipanema 216/SP, um dos amigos da sua patrulha com seu lugar no voo.
Após o voo o Escotista Agnaldo Leal, do GE Campos Sales 117/SP, nos deu um depoimento emocionado sobre a experiência de seu primeiro voo.


Mais uma vez, a união, alegria e o trabalho da Equipe CATAr/SP foi o diferencial, para tornar este curso um sucesso.
Agradecemos ao Grupo Escoteiro Marechal Rondon 194/SP, pela acolhida.
Fiquem atentos, em breve teremos outros cursos ainda melhores!
A vivência do Sonho de Voar!


Texto de: Emerson de Paiva Beraldo

 

Como foi: CATAr Adulto – São João da Boa Vista
Rolar para o topo