Formadores, comissários e coordenadores se reúnem para alinhamento dos trabalhos de 2020

Encontro Regional de Formadores 

No dia 8 de fevereiro aconteceu o Encontro Regional de Formadores 2020, em Santo André, na Universidade Anhanguera. O evento contou com 145 participantes, de 32 distritos escoteiros da Região de São Paulo.

A capacitação aconteceu numa fase de transição para os formadores, momento em que foram apresentados novos documentos e literaturas escoteiras em vigência.Na parte da manhã, Bia Reali, da Diretoria Regional de Métodos Educativos, tratou sobre a nova Política Nacional de Adultos no Movimento Escoteiro (PNAME) e as estratégias regionais para a sua implementação. Em seguida, Mariluce Maia, Coordenadora Regional de Gestão da Formação, apresentou as novidades para a Gestão da Formação desde que a coordenação foi criada em meados de 2019. Por fim, com interação em tempo real dos participantes por meio de aplicativo no celular, foi realizado o painel “Educação para a próxima década e o Movimento Escoteiro”, com Adriano Chaves (Conselho de Administração Nacional), Marcos Cunha (Diretoria Regional de Métodos Educativos) e Mariana de Marchi (Coordenação Regional de Programa Educativo), com a mediação de Natalia Freitas (analista de comunicação).

As oficinas que aconteceram na parte da tarde tematizaram o ciclo de Vida do Adulto contido na PNAME, as Competências e Rotas de Aprendizagem do Adulto e os Níveis de Aprendizagem e Níveis de Formação, focando na atualização e capacitação dos formadores da Região Escoteira de São Paulo.

Nas palavras de Mariluce Maia “O Encontro foi muito importante para a equipe regional de formação e marca uma nova era nos eventos formativos do Movimento Escoteiro, especialmente em nossa Região”.

Reuniões do Conselho Consultivo Regional e das Coordenações Regionais com as Coordenações Distritais de Ramos, Modalidades, Radioescotismo e Gestão de Adultos 1.2020

No dia seguinte, 9 de fevereiro, no mesmo local do Encontro Regional de Formadores, ocorreram as Reuniões do Conselho Consultivo Regional e das Coordenações Regionais de Ramos, Modalidades (Ar e Mar), Radioescotismo e de Gestão de Adultos do 1º semestre/2020. Cerca de 200 pessoas estiveram presentes, entre diretores e coordenadores regionais e comissários e coordenadores distritais de todos os Distritos Escoteiros da Região de São Paulo.

As reuniões tiveram início com um momento conjunto no qual, além da divulgação do Conecta Sampa (HYPERLINK PARA O SITE DO EVENTO), o Diretor Presidente Regional, Alexandre Banchi, fez uma apresentação da linha do tempo da gestão participativa em nível Regional, com foco no caminho percorrido para tornar os Distritos Escoteiros a estrutura de apoio regional mais próxima das Unidades Escoteiras Locais. Em seguida, a Diretora Regional Vice-Presidente e de Métodos Educativos, Bia Reali, explanou sobre o conceito de animação territorial e sua relação com o trabalho realizado pelas equipes regionais e distritais junto ao nível Local, onde o Escotismo realmente acontece.

Os Coordenadores da área de Programa Educativo (Ramos, Modalidades e Radioescotismo), à luz do conceito de Animação Territorial, discutiram sobre o seu papel previsto no Manual do Comissário Distrital e no descritivo de cargos e funções de nível Regional e sobre ferramentas como o Distrito Padrão e o check-list de visita às UELs, visando a montagem de planos de ação em relação às demandas diagnosticadas por meio dos Encontros e Diálogos Itinerantes de Programa Educativo, além da interface de realização de atividades de Ramos com as Modalidades e Radioescotismo.

Por sua vez, os Coordenadores Distritais de Gestão de Adultos, considerando as diretrizes da animação territorial, debateram, dentre outros assuntos, sobre o seu papel perante a Política Nacional de Adultos no Movimento Escoteiro, Distrito Padrão, calendário e fluxo de autorização de cursos e demais iniciativas formativas e sobre os encontros de capacitação de formadores que estão agendados para o primeiro semestre de 2020.

Já o Conselho Consultivo Regional (composto pelos Comissários Distritais, Diretoria Regional e Presidentes dos Conselhos Regionais) pautou temas como administração financeira no Distrito, Secretário Distrital, revisão do Manual do Comissário Distrital, alterações de limites geográficos de alguns Distritos, Escritório Regional inteligente, proposta de novo estatuto dos Escoteiros do Brasil, projetos nacionais e regionais de crescimento e expansão, pesquisa sobre a evasão de associados e a organização dos Encontros Itinerantes de Métodos Educativos para 2021.

No segundo semestre deste ano, o Conselho Consultivo Regional e as Coordenações Regionais com as Coordenações Distritais deverão se reunir novamente, durante o Congresso Regional Escoteiro, a exemplo do que tem ocorrido desde 2017.

Confira as fotos do Encontro e das Reuniões

Formadores, comissários e coordenadores se reúnem para alinhamento dos trabalhos de 2020

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo