1.400 escoteiros participam do Desfile de 9 de julho no Ibirapuera

25 de julho de 2018

O dia 9 de julho foi marcado, mais uma vez, pelo Desfile Cívico-Militar Comemorativo à Revolução Constitucionalista de 1932, desta vez em seu 86º aniversário. Participaram cerca de 1450  associados de 31 unidades escoteiras dos Escoteiros do Brasil – Região de São Paulo, entre lobinhos, escoteiros, seniores, pioneiros, escotistas e dirigentes. O desfile ocorreu nos arredores do Parque do Ibirapuera (São Paulo/SP).

Segundo Artur Berberian, diretor regional de Relações Institucionais, desde 1997 somos convidados a participar do desfile – que foi instituído no mesmo ano. Isso porque durante a Revolução, os escoteiros paulistas tiveram importante atuação como mensageiros e transportadores de medicamentos.

“Em dado momento do conflito, um desses escoteiros acabou sendo morto pelas forças federais”, explicou Artur. Seu nome era Aldo Chioratto e ele faleceu a um mês de completar 10 anos de idade. Hoje, está sepultado junto a outros combatentes da Revolução de 32 no Obelisco do Ibirapuera, local que os escoteiros costumam visitar após o desfile.

Nos últimos dois anos o maior contingente dentro do desfile foi o dos Escoteiros do Brasil. Para Artur, esse momento é importante, pois gera visibilidade para o Movimento Escoteiro, em especial para as unidades escoteiras sediadas em instalações policiais e/ou militares (mais de 50 no estado), pois reforça o vínculo com essas instituições. É uma ocasião importante também de aproximação e relacionamento com o Governo do Estado.

Outorga da Medalha Constitucionalista

Roberlei Beneduzi, diretor regional Financeiro, foi agraciado com a Medalha Constitucionalista. A condecoração tem sido entregue todos os anos a um representante do nível regional dos Escoteiros do Brasil, em reconhecimento à instituição. Na gestão 2016-2019, járeceberam a Medalha anteriormente: Jabs Costa, diretor-presidente e Alexandre Banchi, diretor vice-presidente.

Fotos por: Francisco Lima, Pedro Campos e Vinícius Ramos.
No Facebook: https://goo.gl/hezMBw
Todas as fotos em: https://goo.gl/spqLqY

Compartilhe
Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens