Conecta Sampa reúne mais de 1200 associados em Sumaré

O primeiro acampamento pós pandemia resultou em novas conexões e aprendizados para os envolvidos.

Por Marjorie Martins


Entre os dias 16 a 19 de junho escoteiros do estado de São Paulo e de outros estados do país se reuniram na Estância Árvore da Vida em Sumaré para o primeiro grande acampamento da nossa Região Escoteira pós pandemia, o Conecta Sampa. 

O evento reuniu 1250 pessoas, de lobinhos a escotistas que puderam matar a saudade de um evento presencial, conhecer novas pessoas e aprender novas coisas, tudo feito de acordo com os princípios do Movimento Escoteiro e com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas. O Conecta Sampa foi o fechamento do “Conecte-se”, um conjunto de atividades criadas pelas Coordenações de Programa Educativo da Região Escoteira de São Paulo, para que os Distritos, Unidades Escoteiras Locais e/ou seções realizassem de forma descentralizada ao longo de 2019.

A abertura do evento foi realizada por quatro jovens escolhidos através de um concurso: Beatriz , Luis , Camilla e Carol. Já o show musical ficou por conta das ganhadoras do concurso “The Voice Scout” -, Beatriz Cirello, Cecília Henriques, Lisa Silva – que apresentaram as músicas “Rolling in the deep” da Adele e “Evidências” de Chitãozinho e Xororó. Em seguida o Grupo Ishin Deshin Wadaiko tocaram os tambores que ecoaram por todo o auditório, trazendo mais da cultura japonesa.

E para completar, o grupo da comunidade Nikkey de Sumaré apresentou danças que marcaram a noite. Depois da sessão solene, o encerramento da noite ficou por conta dos escotistas Fernando Ramos, Lucas Marinelli e Gustavo Ribeiro que apresentaram a música oficial com direito a interpretação de Libras, realizada por Luis Sonsini. E para animar a noite a festa final ficou por conta do DJ Rafael Chung Lee.

 

 

 

 


Durante os dias de atividade os jovens passaram pelas vilas onde puderam aprender e claro, também se divertir. As vilas criadas foram: Adrenovila, Ecovila, Tecnovila e Nossa Vila, cada uma com uma proposta diferente. E durante os horários do café da manhã, almoço e jantar os jovens também puderam participar da Vila Sensorial.
Na EcoVila os jovens foram convidados a ter um olhar crítico sobre o meio ambiente, a preservação dos recursos naturais e o papel de cada um sobre a construção de um mundo melhor. Na Nossa Vila, os jovens aprenderam mais sobre a sociedade, diversidade, humanidade e coexistência, refletindo sobre a sua relação com os diferentes grupos da nossa sociedade e entendendo que todos somos iguais.

 

 

 

 


Na Tecnovila o tema foi inovação, conexão e desenvolvimento, fazendo-os compreender que as inovações foram criadas para suprir diversas necessidades nossas e que cabe a cada um escolher quais podem ajudar no seu aprendizado e desenvolvimento. Na Adrenovila os jovens participaram de atividades cooperativas pensando nos elementos água, ar, fogo e terra, tendo a oportunidade de andar de skate, fazer skackline e andar em embarcações no lago. 


A Vila Sensorial trouxe a proposta de explorar os cinco sentidos diferentes do que já estamos acostumados e trazer percepções diferentes e reflexões compartilhando sentimentos. 

E para que tudo isso acontecesse, foi necessário muita mão de obra. Foram mais de 70 pessoas organizando todas as áreas do evento e mais de 100 pessoas nas equipes de serviço durante os quatro dias.

 

 

O nosso muito obrigado a todos que acreditaram nesse sonho e nos ajudaram a fazer tudo acontecer. 

 

 

 

 


Fotos : Kael Bastos

Conecta Sampa reúne mais de 1200 associados em Sumaré
Rolar para o topo