Congresso Regional Escoteiro e Congresso Regional Pioneiro marcam fim de semana de aprendizado

Novas edições do Congresso Regional Escoteiro e do Congresso Regional Pioneiro aconteceram neste fim de semana, em 21 e 22 de setembro, no Sistema Educacional de Desenvolvimento Social (SEDES), em Taubaté. Mais de 550 pessoas de todo o estado se reuniram, entre adultos voluntários (337), pioneiros (105) e coordenação do evento (88). 

Sob o tema Caminhos do Aprender, foram oferecidas técnicas que estimulam a aprendizagem ao longo da vida para os escotistas e dirigentes (adultos voluntários) aplicarem em suas unidades escoteiras locais, considerando que a sociedade está em constante mudança. Os pioneiros (jovens de 18 a 21 anos) tiveram a oportunidade de vivenciar e aprender mais sobre o funcionamento de seu ramo. 

Palestras magnas

Na parte da manhã de sábado, a primeira palestra magna foi ministrada pela Prof. Dra. Mary Rosane Ceroni, com o tema “Por que o aprender pode mudar a minha vida?”. Segundo ela, “o objetivo maior foi a sensibilização para uma consciência crítica do ponto de vista educacional. Qual a diferença que vou fazer para que o bem comum se estabeleça?”. Mary fez uma conexão com o Movimento Escoteiro, citando-o como responsável por “preparar pessoas para agir no mundo de uma forma significativa, diferenciada”. 

Na segunda palestra magna, a nutricionista e escotista, Sthefanye Gritti Legori, do Grupo Escoteiro Professora Inah de Mello 147/SP, conversou sobre o tema “Aprenda como mudar hábitos alimentares”, como parte do projeto 1000 Hortas, promovido pela Região Escoteira de São Paulo em parceria com a Fundação Cargill.

Referindo-se ao papel do escotista na hora de auxiliar os jovens, ela explicou que em situações sociais e familiares eles podem se sentir pressionados a obedecer padrões estéticos que prejudicam a percepção deles sobre o próprio corpo. Por isso o escotista pode desempenhar um papel de acolhimento e instrução. Sthefanye deixou seu instagram disponível para dúvidas: @dra.sthefanye.nutri.

Programação

Os dois dias do evento foram marcados por estandes apresentando o trabalho das equipes regionais, além de oficinas e workshops para ajudar a tornar as atividades escoteiras mais atraentes, progressivas e variadas para os jovens. No domingo, houve reuniões temáticas de coordenações regionais, do Conselho Consultivo Regional e de grupos de trabalhos, como o do Projeto 1000 Hortas.

A coordenadora regional adjunta de Programa Educativo, Mariana de Marchi, falou sobre os objetivos das oficinas: “A proposta é auxiliar os escotistas, trazendo vivências para que eles consigam experienciar coisas que os ajudem na unidade escoteira local”. Ela conta que os temas foram escolhidos com base em diagnósticos de demandas comuns, além de estarem conectados com o mote principal do evento. 

Assuntos envolvendo o uso de tecnologias nas atividades foram destaque no evento. Os conteúdos oferecidos por parceiros também chamaram atenção dos participantes, como foi o caso da ONU Mulheres (questões de gênero e educação) e da Casa Firmamento (comunicação não violenta e disciplina positiva). 

Congresso Regional Pioneiro 

O Congresso Regional Pioneiro foi organizado pela Comissão Regional Pioneira, com coordenação de Samira Garcia, do Grupo Escoteiro do Mar Almirante Barroso 13/SP. Ela falou sobre a ideia do Congresso: “Nós pensamos o evento para tirar muitos estigmas que vêm dos campos de progressão”. Ela também comentou como foi a experiência de falar na abertura: “Eu estava realmente muito nervosa, falei o que eu gostaria de ouvir como pioneira então isso deixou as coisa muito mais fáceis na hora”.  

Prêmio Walter Dohme

Na edição 2019 do Prêmio Walter Dohme, a Diretoria Regional inovou e pela primeira vez agraciou as unidades escoteiras locais dos vencedores com o valor de R$ 4.000,00. Conheça os contemplados em cada categoria: 

Dirigente Institucional: Edson Guedes

Escotista Ramo Lobinho: Akira Hayashida

Escotista Ramo Escoteiro: sem vencedor

Escotista Ramo Sênior: Renato Wanderley Breneizer

Escotista Ramo Pioneiro: sem vencedor

Instituição Parceira: Prefeitura Municipal de Rosana

 

Fotos: Kael Bastos e Midian Cristina | Álbum no Facebook | Todas as fotos

Congresso Regional Escoteiro e Congresso Regional Pioneiro marcam fim de semana de aprendizado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo