Conversa Temática: Evasão de Jovens em Transição

2 de agosto de 2017

No dia 10 de junho, na Casa do Escoteiro, ocorreu a “Conversa Temática: Evasão de Jovens em Transição”. Pela primeira vez, o limite de inscritos foi atingido e houve fila de espera! Com a participação presencial de jovens dos Ramos Sênior e Pioneiro e de escotistas e dirigentes das mais diversas Unidades Escoteiras Locais – inclusive do Coordenador de Métricas e Estatística, Marcos Sernagiotto – , além da participação online de associados de mais de sete Regiões Escoteiras diferentes, foi apontado que falta maior colaboração entre os escotistas para com a Unidade Escoteira Local (UEL) como um todo, afinal o jovem que passa do Ramo Lobinho para o Ramo Escoteiro não está “perdendo” e precisa ser estimulado a seguir em diante e descobrir cada vez mais sobre si, o Movimento Escoteiro e a sociedade, vivenciando novas experiências.

Também se levantou o papel essencial do dirigente para promover essa união e o olhar dos escotistas responsáveis para o crescimento do jovem, afinal alguns podem se beneficiar ao passar para a próxima Seção antes ou, até mesmo, depois. A interação com o público online se mostrou muito útil, pois casos de sucesso foram apresentados, como um acampamento para Lobinhos que passarão para o Ramo Escoteiro, realizado pelos escotistas e jovens da Tropa.

Mais do que as três horas riquíssimas de debate,  recentemente pela primeira vez foi montado um Grupo de Trabalho Intergeracional (GTi) para trabalhar a principal questão abordada: foram ditos muitos “acho que…”, “e se…” e “não tenho certeza, mas…”, logo não se sabe a real razão pela qual perdemos jovens e adultos voluntários do Movimento Escoteiro. Sendo assim, o GTi escreveu uma carta com uma proposta de pesquisa sobre o tema e enviará à Região Escoteira de São Paulo nos próximos dias.

Abaixo você confere alguns dados sobre a transmissão:

 Publicação do vídeo:
o 3.561 visualizações;
o 175 interações;
o 50 compartilhamentos;
o 92 comentários;

 Audiência do vídeo:
o Pico de espectadores ao vivo: 48
o Minutos de visualização: 3.665
o Visualizações do vídeo: 3.561
o Visualizações de 10 segundos: 1.631

 Público e envolvimento:
o Pessoas alcançadas: 39.835
o Visualizadores únicos: 3.274
o Envolvimento com a publicação: 518

Quer saber como promover uma Conversa Temática em sua Unidade Escoteira Local ou Distrito? Quer sugerir um tema? Tem outras dúvidas? Envie um e-mail para:
jovens.lideres@escoteirossp.org.br e siga a página da Rede de Jovens – SP no Facebook para se manter atualizado!

Compartilhe
Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens