Dicas para captar fundos para a sua UEL

No centro da foto há uma pioneira negra, aparece da cabeça até a altura da coxa. Ela tem cabelo crespo até a altura do ombro, parte de cima preso em um coque. Usa óculos de grau com armação azul, lenço da nacional e traje escoteiro. Seu braço direito está dobrado para cima, a mão segura um microfone em frente a boca. A mão esquerda está na altura da barriga. No canto direito da foto escrito em branco: Captando fundos para sua UEL e no canto inferior direito o logo da Escoteiros do Brasil São Paulo.

Por Igor Ignácio

Todos nós sabemos que o movimento escoteiro tem como cultura desenvolver ações para angariar recursos. Porém, em tempos de pandemia e isolamento social, estas ações foram reduzidas, desta forma devemos nos movimentar em busca de novas fontes de renda. Seja através de recursos públicos ou privados, existem alternativas que poderão dar a sonhada autonomia financeira para a Unidade Escoteira Local. 

Pensando nisso, trouxemos aqui algumas dicas para captar fundos para a sua UEL:

1. Inscrição junto ao CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente)

Todo município possui conselhos, e a UEL poderá, como instituição, fazer parte deles –  inclusive esta inscrição é fator determinante para pontuação no Grupo Padrão, mas não é este o foco aqui – a ideia é viabilizar meios para que a UEL receba repasses mensais via conselho, e a grande pergunta é: Como fazer isto?
A primeira pergunta é saber qual conselho procurar, e por uma questão institucional e de entendimento, o escoteiro tem uma relação muito próxima com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), desta forma o primeiro passo seria criar uma aproximação entre as instituições, para sequência solicitar a inscrição.
Inscrição efetuada, é o momento de apresentar um projeto de ação com as crianças e jovens, e material é o que não falta, pois o nosso programa educativo é completo, tendo como pressuposto ser um movimento de educação não-formal, que se propõe a contribuir com a educação integral e com o permanente desenvolvimento dos jovens, complementando o esforço da família, da escola e de outras instituições.
Assim, a ideia é organizar toda a documentação solicitada e buscar esta verba que está disponível para as entidades que atendem crianças e adolescentes.

2. Doação de bens apreendidos e depositados na Secretaria da Receita Federal

Nos noticiários é comum escutar notícias das apreensões de diversos itens pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e até pelos fiscais da Receita Federal, mas afinal, para onde vão estes itens?

A resposta é muito interessante, pois acreditem, eles podem ir para a sua Unidade Escoteira Local. Sim, podemos pleitear, como instituição, a doação de bens apreendidos e depositados na Secretaria da Receita Federal, para uso próprio, afinal, muitos dos itens são de uso nas nossas atividades, ou ainda poderão ser vendidos em um grande bazar organizado na unidade local. Ou seja, bens doados que gerarão a receita necessária para sustentar o Grupo durante este período de recurso escasso.

3. Doação da parcela do Imposto de Renda para o Fundo da Criança e Adolescente do seu Município, que poderá ser revertido em favor da UEL

Todo ano, inevitavelmente, alguns de nós, temos que fazer a conhecida “declaração de Imposto de Renda”, e sempre esperamos o melhor direcionamento possível para o imposto que pagamos. Você sabia que é possível destinar parte do imposto de renda devido para o Fundo da Criança e Adolescente do seu município e ainda mais, que esta verba poderá beneficiar a UEL, caso esteja inscrita no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, pois bem, esta previsão existe, e é real. Para buscar maiores informações sobre a viabilidade deste projeto no seu município, devemos conhecer as regras de destinação local, pois cada qual possui uma diretriz, e novamente, aquela parceria com o CMDCA deve ser colocada em ação, com o intuito de viabilizar a ação. Esta também é uma interessante fonte de receita recorrente e que todos os anos poderá ajudar a contribuir no orçamento da UEL.

Estas são algumas das dicas para que você possa fazer captação de recursos para a sua Unidade Escoteira Local. Esperamos que tenha ajudado.

Dicas para captar fundos para a sua UEL
Rolar para o topo