DISPONÍVEL O SEGUNDO BOLETIM DO CENTENÁRIO PARA DOWNLOAD

 

BOLETIM 2 (Para baixar em PDF, clique aqui)

 

1. TEMA, DATA E LOCAL

100 anos do Movimento Escoteiro no Estado de São Paulo

Data: 19, 20, 21 e 22 de junho de 2014 (feriado de Corpus Christi)

Local: Parque do Peão de Barretos/SP

 

2. INFRAESTRUTURA

 

2.1. Abertura do Campo, Recepção e Fechamento do Campo: 

  • O campo estará aberto a partir das 12h do dia 19 de junho (quinta-feira), sendo permitida a entrada somente até às 18h30min do mesmo dia;
  •  A entrada deverá atender ao seguinte procedimento:                                                                                      – Estacionar os veículos na área indicada no local pela organização do evento                                                    – Um representante de cada Grupo Escoteiro deverá se dirigir ao local de Credenciamento para a confirmação das presenças, informar as ausências (caso ocorram) e para a retirada do enxoval dos participantes de seu Grupo Escoteiro

– Os veículos deixarão os jovens e escotistas acompanhantes em local próximo ao acampamento (indicados pela organização) e seguirão para o estacionamento, onde deverão permanecer durante todo o evento estacionados     

– Só poderão circular pelo parque os veículos autorizados a serviço da Infraestrutura

  • O campo deverá estar totalmente desocupado até às 13h dia 22 de junho (domingo)
  • Para a saída, os veículos deverão se encaminhar para o local indicado pela organização, proceder ao embarque dos passageiros e das bagagens e retirar-se em seguida. Não será permitida a permanência de nenhum veículo em área próxima ao acampamento.

 

2.2. Áreas de acampamento: 

  • O Ramo Lobinho acantonará no edifício denominado Berrantão (salão fechado para festas);
  • O Ramo Escoteiro e o Ramo Sênior acamparão no Camping dos Solteiros;
  • O Ramo Pioneiro acampará no Camping dos Casados;
  • Os Staffs acamparão no Camping dos Casados, em área separada dos membros juvenis.

 

2.3. Atendimento Médico: 

A organização do Acampamento do Centenário manterá equipe de primeiros socorros com ambulâncias nos locais onde se fizer necessário, e um corpo médico próprio, sediado no ambulatório do Parque do Peãozinho, para atendimentos de urgência.

Casos que necessitem de outro tipo de atendimento serão encaminhados à rede hospitalar pública. Os participantes filiados a planos de saúde ou com seguro-saúde deverão levar suas credenciais para eventual necessidade de pós-atendimento de urgência.

 

2.4. Alimentação: 

  • A alimentação está inclusa na taxa de inscrição do evento. Serão oferecidas refeições a partir da tarde do dia 19 (quinta-feira) até o almoço do dia 22 de junho (domingo)
  • O refeitório do Ramo Lobinho será no Espaço Berrantão;
  • O refeitório dos demais Ramos será no Refeitório Central
  • Para as refeições serão fornecidos pratos e talheres, porém, cada participante deverá levar e sempre portar a sua própria caneca
  • O cardápio das refeições será balanceado e terá opção para vegetarianos, diabéticos e celíacos, desde que esses informem essa condição no email de confirmação de composição de matilhas/patrulhas/clãs/equipe/staff, a ser entregue até dia 23 de maio de 2014, de acordo com o item 5.3 deste Boletim

 

3. NORMAS DO ACAMPAMENTO

As normas disciplinares estão descritas no Boletim 1.

 

4. PARTICIPAÇÃO

  • Coordenadores de Comitivas de Grupo: Cada UEL deverá designar um responsável,             a quem caberá repassar informações ao Grupo Escoteiro, organizar a montagem das patrulhas e tropas e outras funções que lhe forem atribuídas;
  • Lobinho: a participação no evento como “Lobinho” é possível para os nascidos entre 19/06/2007 e 18/06/2003 (atenção à nova faixa de idade permitida a partir dos             7 anos de idade), devidamente registrado no ano corrente na UEB e com experiência de pelo menos 1 acampamento;
  • Escoteiro: a participação no evento como “Escoteiro” é possível para os nascidos entre 19/06/2003 e 18/06/1999, devidamente registrado no ano corrente na UEB;
  • Sênior: a participação no evento como “Sênior” é possível para os nascidos entre 19/06/1999 e 18/06/1996, devidamente registrado no ano corrente na UEB;
  • Pioneiro: a participação no evento como “Pioneiro” é possível para os nascidos entre 19/06/1996 e 01/01/1993 (atenção à extensão da possibilidade de participação como pioneiro para quem completou 21 anos de idade em 2014 até a data do acampamento), devidamente registrado no ano corrente na UEB;
  • Escotista: A participação no evento como “Escotista” é possível para nascidos antes de 18/06/1993; sua inscrição está condicionada a existência de inscrições de jovens de seu Grupo/Distrito, para formar:

                   – Matilhas de 6 lobinhos

                   – Patrulhas escoteiras de 8 jovens

                   – Patrulhas seniores de 6 jovens

– Clãs sem número definido de jovens                                                                                                          

E para qual será designado como responsável, desde que esteja registrado no SIGUE na categoria Escotista;

Escotistas Acompanhantes com idade entre 18 e 21 anos de idade podem participar desde que no SIGUE a sua primeira função esteja como Escotista.

 • Equipe de Serviço (ES): A participação no evento como membro da “Equipe de Serviço” é possível para nascidos antes de 18/06/1993 e está condicionada às necessidades do evento e perfil para a função. Será previamente definido o setor de atuação do membro da ES no evento, de acordo com as necessidades da Comissão Organizadora.

 

5. ORGANIZAÇÃO DOS PARTICIPANTES

5.1. Os campos de cada Ramo serão subdivididos em 4 Subcampos, cada um deles dirigidos por um “chefe de subcampo”

5.2. Os escotistas acompanhantes deverão permanecer junto com suas matilhas/patrulhas/clãs/equipes durante todo o evento

5.3. A composição por Grupo/Distrito das matilhas, patrulhas ou clãs com os nomes completos, Ramo e números de registros na UEB dos jovens e do escotista responsável deverá ser enviada para o e-mail eventos.sp@escotismo.org.br até o dia 23 de maio de 2014, acompanhado de informações de alimentação especial, se for o caso. Deverá ser informado neste mesmo e-mail o nome completo e número de registro na UEB do Coordenador da Comitiva do Grupo Escoteiro.

 

6. INSCRIÇÕES

 

6.1. Lobinhos, Escoteiros, Seniores/Guias, Pioneiros e Escotistas Acompanhantes (incluindo de outras Regiões Escoteiras):

Inscrições via Meu Sigue até 20 de maio de 2014, e pagamento da taxa de inscrição conforme o plano escolhido.

Informações mais detalhadas no Boletim 1.

6.2. Staffs: devem seguir as orientações do link:

http://escotismo.org.br/index.php/2012-03-03-14-47-43/200-inscricao-de-staff-para-o-acampamento-do-centenario

6.3. Autorização de Participação: A Autorização de Participação (original) que é disponibilizada pelo MEU SIGUE no ato da inscrição, com todas as assinaturas dos responsáveis legais, caso menor de idade, ou do adulto participante, aceitando todas as normas do evento, deve ser enviada obrigatoriamente para:

 

ESCOTEIROS DO BRASIL – ACAMPAMENTO DO CENTENÁRIO SP 2014

A/C Setor de Eventos

Rua Cel. Xavier de Toledo, 316 – 3º andar – República

Cep.: 01048-000

São Paulo – SP

 

O não recebimento da Autorização de Participação, com data de postagem até dia 23 de maio de 2014, implicará no cancelamento da inscrição. Nesta hipótese, não haverá devolução dos valores pagos.

 

6.4. Enxoval do participante:

Está incluso na taxa de inscrição do evento e compõe: (1) Chapéu, (1) Distintivo, (1) Crachá, (1) Pulseira de identificação, (1) Caneca com logo do evento e (1) Lenço com cores diferenciadas por Ramo/Função.

 

7. PROGRAMAÇÃO

 

O programa do Acampamento do Centenário está baseado no Programa Educativo da UEB, para todos os Ramos, abrangendo atividades das modalidades do Mar, do Ar e Radioescotismo, assim como atividades de inclusão.

A programação geral segue o esquema abaixo, cuja versão mais detalhada será apresentada no Boletim 3.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As atividades previstas até então, conforme a programação de cada Ramo, em linhas gerais, são as seguintes:

 

7.1. Ramo Lobinho

 

Módulo 1: PENTATLO LOBINHO (Turfe, Estilingada, Prova da Magrela, Vapt-Vupt, Bola Cheia e Prova do Ferreiro)

 

Módulo 2: CURIOSA IDADE (Observando Animais, Ateliê Country, Conhecendo São Paulo, Coleções Escoteiras & Troca Trecos, Histórias Animadas)

 

Módulo 3: EXPLORANDO O BARRETÃO (Museu do Peão, Monumentos, Bosque, Arena e Estação de Radioescotismo)

 

Módulo 4: VOLTA AO MUNDO (Ásia, África, América, Europa e Oceania)

 

ATIVIDADES NOTURNAS: Cine Surpresa e Lobo Show

 

 

7.2. Ramo Escoteiro

 

Módulo 1: ALDEIA GLOBAL (Radioescotismo, Xadrez Gigante, Vôlei Sentado, Tela Panorâmica, Cone Sul, Projetos – Lego Zoom, Bulimia e Anorexia, Direitos e Deveres do Adolescente, Arco e Flecha, Caricatura, Fotografia, Jogo de Damas de Madeira, Régua Etária, Energia, Lusofonia)

 

Módulo 2: GRANDES JOGOS (Cabo de Guerra no Barro, Escalpe; Tripé, Liteira, Biga, Estilingue, Rouba-bandeira,  Sinais de Pista, Revezamento – Pista de Obstáculos Gigante)

 

Módulo 3: TEMÁTICO CAIPIRA (Moda de Viola com Conto de Causo, Catira, Queima do Alho, Touro Mecânico, Pau de Sebo, Malha com Ferradura, Dança Sertaneja – Bailão, Laço)

 

Módulo 4: QUATRO ELEMENTOS (Circuito de Orientação, Aeromodelos – Helicópteros,  Embarcação e atividades na água, Jogo com Fogueiras)

 

ATIVIDADES NOTURNAS: Festa Temática e Fogo de Conselho “Show”

 

 

7.3. Ramo Sênior

 

Módulo 1: MÓDULO AQUÁTICO (Descida do Rio Pardo em Balsas)

 

Módulo 2: ALDEIA GLOBAL (Jogos, Artesanato, Danças, Bases de Conhecimentos)

 

Módulo 3: DESAFIO SÊNIOR (Tirolesa, Rapel, Salvamento, Sobrevivência)

 

Módulo 4: CAÇADA CULTURAL (Atividade de Exploração do Parque do Peão)

 

ATIVIDADES NOTURNAS: Queima do Alho e Baile Country

 

 

7.4. Ramo Pioneiro

 

Módulo 1: TRABALHA PEÃO (serviços na Casa do Vovô Antonio de apoio para as famílias de crianças com câncer)

 

Módulo 2:PEÃOZINHO (atividades para crianças atendidas pela Casa de Apoio)

 

Módulo 3: PASSEIO NA CIDADE DO PEÃO(Atividade de exploração do Parque do Peão)

 

Módulo 4: SEGURA PEÃO, 8 SEGUNDOS DE DIVERSÃO!  (Arco e Flecha, Rapel, Parede de Escalada, Paintball e Jogos Aquáticos)

 

ATIVIDADES NOTURNAS: Queima do Alho e Baile Country

 

8. TRANSPORTE

O transporte de ida e volta até o local do evento é de responsabilidade do próprio participante.

Confira facilidades para fretamentos de ônibus com empresas parceiras no link:

http://www.escotismo.org.br/index.php/2012-03-03-14-47-43/205-transporte-acampamento-centenario-2014-facilidades

 

9. Procedimentos não previstos

A Comissão Organizadora do Acampamento do Centenário decidirá quanto a procedimentos não previstos no presente documento ou qualquer excepcionalidade.

 

São Paulo, 14 de maio de 2014.

 

JONATHAN GOVIER

Coordenador Geral

 

SONIA JORGE

Coordenadora de Programa Educativo

 

CAN BARON

Coordenador de Infraestrutura

 

Assista ao vídeo de divulgação do evento estrelado pela Comissão Pioneira (CP):

https://www.youtube.com/watch?v=UpkhB9o46Kw&feature=youtu.be

 

Curta a Página do evento no Facebook e fique por dentro de todas as informações:

https://www.facebook.com/acampamentocentenarioescotismo

DISPONÍVEL O SEGUNDO BOLETIM DO CENTENÁRIO PARA DOWNLOAD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo