Edital de Convocação do 21º Fórum Regional de Jovens Líderes

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

XXI FÓRUM REGIONAL DE JOVENS LÍDERES – SP

O Núcleo Regional de Jovens Líderes, no uso das atribuições que lhe confere o artigo 78 do Regulamento Geral da Rede Nacional de Jovens Líderes (RNJL), vem por meio deste convocar todos os jovens associados da Região Escoteira de São Paulo, de 18 a 25 anos, para o XXI Fórum Regional de Jovens Líderes. Este será realizado inicialmente em sessão única no dia 18 de março de 2023 (sábado), de forma híbrida no Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Campus Americana), localizado no endereço Avenida de Cillo, no 3.500 – Parque Universitário – Americana/SP, e virtualmente através de plataforma on-line, utilizando o e-mail id@escoteiros, em link que será divulgado posteriormente mediante credenciamento. A plenária terá início em primeira chamada às 8h, com a presença da maioria dos seus membros, e em segunda chamada às 8h30 com qualquer número de presentes, para deliberar sobre a seguinte ORDEM DO DIA: 1. Abertura do Fórum Regional de Jovens Líderes; 2. Eleição e posse, por votação unitária, de 01 (um) Presidente, 01 (um) Vice-presidente e 01 (um) Secretário para composição da mesa diretora dos trabalhos e até 03 (três) membros para Comissão de Escrutínio; 3. Leitura e Aprovação da Ata do XX Fórum Regional de Jovens Líderes; 4. Relatório da Gestão 2022, Grupos de Trabalho e Prestação de Contas; 5. Deliberações e votação sobre a cidade-sede suplente do Encontro Regional de Jovens Líderes 2023; 6. Eleição da cidade-sede do Encontro Regional de Jovens Líderes 2024; 7. Eleição por votação unitária de 03 (três) delegados, e ao menos 03 (três) suplentes, ao Fórum Nacional de Jovens Líderes; 8. Eleição por votação unitária, de 02 (dois) Coordenadores do Núcleo Regional de Jovens Líderes, para o mandato de dois anos (2023-2025), com início dos trabalhos em 01 de Julho de 2023, conforme regulamento; 9. Relatório da Diretoria Jovem 2022; 10. Apresentação do novo Diretor Jovem Adjunto; 11. Assuntos Gerais.

DO CREDENCIAMENTO E PARTICIPAÇÃO

O credenciamento para participação no XXI Fórum Regional de Jovens Líderes poderá ser realizado até o dia 16 de março de 2023 às 23h59, por meio deste formulário eletrônico. Após o período estipulado, será possível realizar o credenciamento exclusivamente no Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Campus Americana), das 7h30 às 8h do dia 18 de março de 2023, ou seja, até ser realizada a primeira chamada. A partir da validação do credenciamento pelo Núcleo Regional de Jovens Líderes, junto ao Escritório Regional de São Paulo, que conterá como item obrigatório a validade do registro escoteiro, será encaminhado um e-mail com o link da sala virtual até às 23h59 do dia 17 de março de 2023, na qual será realizada a plenária de forma on-line, aos que se credenciarem nessa modalidade. É importante ressaltar que, preferencialmente, os participantes on-line deverão possuir e-mail id@escoteiros para acessar a sala virtual da plenária. Sendo assim, caso não possuam o e-mail institucional poderão criá-lo segundo o manual nacional, e eventuais necessidades podem ser direcionadas à organização do Fórum. Os credenciados que não se fizerem presentes durante as votações da plenária, especialmente na participação on-line, terão seus votos computados automaticamente como abstenções, caracterizando assim o credenciamento como a listagem de presença do próprio Fórum, salvo questão de verificação de presença por chamada individual.

DAS CANDIDATURAS

Serão recebidas candidaturas prévias a Coordenadores(as) do Núcleo Regional de Jovens Líderes, Cidades-Sedes dos Encontros Regionais de Jovens Líderes 2023 e 2024, delegado(a) regional ao Fórum Nacional de Jovens Líderes, Mesa Diretora do Fórum e Comissão de Escrutínio por meio deste formulário eletrônico até o dia 16 de março de 2023 às 23h59. Os candidatos a Delegados Regionais devem estar cientes que, caso sejam eleitos, poderão ser convocados não somente ao Fórum Nacional Ordinário que ocorrerá na data de 29 de Abril em São Paulo, mas também a eventuais Fóruns Nacionais Extraordinários que ocorram até nova eleição de delegados, no Fórum Regional Ordinário de 2024. Candidaturas a cidades-sedes dos Encontros Regionais de Jovens Líderes 2023 e 2024 estarão sujeitas a posterior verificação de infraestrutura pelo Núcleo Regional eleito. Para quaisquer candidaturas aqui mencionadas, em caso de vencido o prazo específico de candidatura, considerando que não haja inscrições prévias, ou que as vagas disponíveis não se completem, somente serão aceitas manifestações de candidatura em momento específico da plenária para cada candidatura.

DOS ASSUNTOS GERAIS

Propostas de temas para “Assuntos Gerais”, inclusive vídeos, apresentações e informes, com tempo máximo de 05 (cinco) minutos, deverão ser encaminhadas aos membros da Equipe de Organização através deste formulário eletrônico, ou quando envolver arquivos para o email jovenslideres.sp@escoteiros.org.br, até o dia 16 de março de 2023 às 23h59 sob pena de serem desconsiderados. Após esse prazo, somente serão aceitas manifestações em momento específico da Plenária, conforme determinação da Mesa Diretora dos Trabalhos.

DA VOTAÇÃO E MANIFESTAÇÕES

Os associados(as) dos Escoteiros do Brasil que estiveram acompanhando a execução do Fórum Regional de Jovens Líderes de São Paulo pela transmissão on-line, através do canal que será informado até o dia 17 de março de 2023, por meio do Site Regional e/ou mídias sociais do Núcleo Regional (@jovenslideressp), poderão requerer direito de voz para manifestações na plenária por meio deste formulário eletrônico. A solicitação será avaliada pela mesa e então concedida a fala ou leitura de manifestação. Aos associados que estiverem credenciados e presentes na plataforma on-line poderão requerer a voz diretamente pelas ferramentas da plataforma, conforme orientações a serem encaminhadas por e-mail após credenciamento. E seu direito de voto será garantido através de formulário eletrônico específico para a votação, encaminhado no chat on-line e/ou e-mail credenciado, o qual estará sob posse da comissão de escrutínio.

DOS ENCONTROS REGIONAIS DE JOVENS LÍDERES

Referenciando as decisões do último Fórum Regional de Jovens Líderes, foram eleitas para 2022 e 2023 as cidades-sedes de Taubaté e São José dos Campos, respectivamente. Entretanto, na preparação do evento em 2022, Taubaté declinou da realização e portanto a gestão do Núcleo Regional decidiu migrar a organização para a cidade de São José dos Campos, mesmo que eleita inicialmente para o ano de 2023. Todavia, o Núcleo Regional de Jovens Líderes cancelou a realização do Encontro Regional em 2022, conforme comunicado nas redes sociais através deste link. Com isso, a cidade-sede para o Encontro Regional de Jovens Líderes de 2023 continua sendo São José dos Campos, e por força de regulamento se elege também a cidade-sede do ano seguinte. Caso São José dos Campos não deseje mais sediar o Encontro Regional de Jovens Líderes 2023, encaminhando uma notificação em tempo hábil, ou não responda às solicitações do Núcleo Regional de Jovens Líderes, a cidade eleita como suplente será a priorizada pela organização do evento.

DAS LEITURAS E DOCUMENTOS PRÉVIOS

Recomenda-se previamente a leitura dos documentos: Informes do Evento no Site Regional, Ata do XX Fórum Regional de Jovens Líderes, Regulamento Geral da RNJL, e Política Nacional de Envolvimento Juvenil (PNEJ) para entendimento dos trabalhos.

DA ORGANIZAÇÃO E EQUIPE DE TRABALHO

Conforme o artigo 78 do Regulamento Geral da RNJL, a responsabilidade pela organização e programação do Fórum Regional é do Núcleo Regional de Jovens Líderes. Entretanto, devido a problemas internos dos Coordenadores foi nomeada uma Equipe de Organização específica para o evento, com ciência da Diretoria Regional, sendo composta por: Dominick Rebecca Santana Moreira (Facilitadora de Governança), Vinicius Mendes Santos (Facilitador de Eventos) e Lukas Palermo Lopes (Coordenador do Núcleo Nacional de Jovens Líderes). A Equipe tem por objetivo auxiliar os Coordenadores do Núcleo Regional na organização do Fórum, eventualmente conduzir inicialmente a plenária, além de suprir eventuais necessidades que se fizerem necessárias quanto ao evento.

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Procedimentos não previstos estão sujeitos a avaliação do Núcleo Regional de Jovens Líderes, junto a Região Escoteira de São Paulo e Equipe de Organização. Quaisquer dúvidas ou necessidades devem ser submetidas por meio do e-mail jovenslideres.sp@escoteiros.org.br com o assunto “Dúvidas FRJL-SP”. Este é o único meio oficial para tratativas do XXI Fórum Regional de Jovens Líderes. São Paulo/SP, 25 de fevereiro de 2023 Núcleo Regional de Jovens Líderes – SP João Pedro Ferreira de Castro Maia Coordenador do NRJL-SP Marianna Scocca Orosco Brandi Coordenadora do NRJL-SP
Edital de Convocação do 21º Fórum Regional de Jovens Líderes
Rolar para o topo