Escoteiro vence campeonato regional de robótica First LEGO League (FLL)

Caio Gasbarro, integrante do Ramo Sênior (15 a 17 anos) no Grupo Escoteiro Marechal Rondon 41/SP, de Rio Claro, se destacou com sua equipe no campeonato regional de robótica First LEGO League (FLL) que ocorreu nos dias 7 e 8 de fevereiro. A equipe Koelle Pandas, do Colégio Koelle, conquistou o prêmio  “Champion’s Award”, que premia o primeiro lugar na classificação geral, e também ficou em primeiro lugar na categoria “Desafio do Robô”, garantindo a vaga para a etapa nacional.

A temporada 2019/2020 do campeonato regional denominada City Shaper desafiou os estudantes a identificarem um problema na cidade e buscarem uma solução inovadora e acessível. O problema levantado pela equipe foi que, devido à falta de ocupação dos espaços públicos, existe pouca segurança nesses locais. Como solução, desenvolveram o aplicativo SIGMAP, uma forma inovadora de incentivar a população a frequentá-los. 

O aplicativo possui uma aba de pesquisa, na qual o usuário pode indicar o que deseja fazer no dia. O app sugere espaços públicos e apresenta informações sobre esses locais. Além disso, o aplicativo também conta com uma aba com os eventos que ocorrerão na cidade, que podem ser alteradas pelo usuário ou pelos organizadores. Como forma de incentivar a visita, o SIGMAP possui um cronômetro que converte o tempo passado nos espaços públicos em moedas virtuais, que podem ser trocadas por descontos reais em estabelecimentos que fizeram uma parceria com a equipe.

Além do aplicativo, os estudantes também foram avaliados nas categorias Core Values e Robô. A categoria Core Values consistiu em uma análise das habilidades de trabalho em equipe e competição amigável. Já a categoria Robô foi a construção e programação de um robô que realizasse uma série de missões pré-estabelecidas dentro de 2,5 minutos.

A etapa nacional acontecerá entre os dias 6 e 8 de março, em São Paulo, com o objetivo de incentivar a ciência e a tecnologia entre jovens de 9 a 16 anos. Caio seguirá participando com sua equipe, composta pelos colegas de escola Giulia Matteoni, Henrique Zanão, João Guilherme Zeni, João Paulo Jacomini, José Victor Cagini, Marina Garcia, Murilo Macena, Naomi Shimizu.

Escoteiro vence campeonato regional de robótica First LEGO League (FLL)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo