Escoteiros em Ação: G. E. do Ar Albino Bueno de Camargo 261/SP

No sábado (10) o Grupo Escoteiro do Ar Albino Bueno de Camargo – 261, pertencente ao 20° Distrito Escoteiro de Sorocaba, em comemoração ao seu 18º Aniversário realizou uma Atividade Especial, juntamente com os membros juvenis, com idades entre 7 a 21 anos (Lobinhos, escoteiros, Seniores e Pioneiros) acompanhados dos Escotistas (membros adultos) totalizando aproximadamente 80 pessoas realizando uma caminhada de 3,5 Km com muita alegria e disposição, o percurso seguido partiu da sede do grupo localizado no Aeroclube de Sorocabana na Av. Santos Dumont – Vila Angélica, seguindo pelas ruas do bairro e parte da Av. Ipanema até a chácara pertencente à Igreja Espírita Evangélica Cristo Jesus, cedida gentilmente ao grupo para a realização desta atividade festiva no Jardim Betânia.

No local durante a cerimônia de hasteamento da Bandeira Nacional, a mais nova Escotista do grupo, a Sr.ª Fernanda Godinho, realizou a sua Promessa Escoteira, sendo este um motivo de grande alegria para todo o grupo, visto a importância do trabalho voluntário para o Movimento. Segundo a própria Chefe Fernanda, mãe de quatro jovens, viu seus filhos (uma guia hoje com 16 anos, duas escoteiras com 11 e 13 e um lobinho com 8) crescerem no movimento,  afirmando ser de grande importância os valores ensinados e vividos dentro do escotismo, por esse motivo se inspirou em contribuir também como membro voluntário e ajudar na formação de mais jovens conscientes e ativos para a sociedade.

Logo após a Alcateia Pantera realizou a retirada de uma cápsula do tempo que foi enterrada por eles em 2013. A abertura da cápsula revelou nas cartinhas feitas na época o desejo de singelas crianças, que tinham sonhos simples de conquistas futuras, que foram realmente conquistadas por muitos que hoje prosseguem a jornada no ramo escoteiro. Em seguida cada Ramo ficou responsável pela confecção de cartas que foram depositadas em suas respectivas Cápsulas do Tempo, contendo a relação de todos os membros e as expectativas de cada criança, jovem e adulto para os dias futuros. A cerimônia de depósito das mesmas ocorreu com muita emoção e o forte desejo de esperança plantado em cada pedacinho de papel ali cuidadosamente enterrado, ficando a expectativa da retirada dos invólucros prevista para o 21º aniversário do grupo, que ocorrerá em 2019.

Para concluir as festividades foi realizado um lanche comunitário e como não podia deixar de ocorrer numa festa de aniversário, foi cantada a tradicional canção “Parabéns pra você”, com direito a bolo de chocolate para todos!

 

UM POUCO DA HISTÓRIA

O Grupo Escoteiro do Ar Albino Bueno de Camargo 261-SP, como único Grupo Escoteiro da região que pratica a Modalidade de Escotismo do Ar, tem sua sede junto ao Aeroclube de Sorocaba, contando com o importante apoio desta instituição aeronáutica, onde desde o ano de 2000 oferece a oportunidade aos seus jovens de ter contato com o mundo da aviação.

Fundado em 19/09/1998, o G. E.  Ar A.B.C. desenvolve, além das atividades escoteiras básicas, atividades como visitas e cursos técnicos realizados dentro de instalações aeronáuticas e bases militares, além de encontros regionais e nacionais de escoteiros do Ar.

Sua primeira sede foi na Sede Rotary (Jd.Pagliato). E teve como primeiro Diretor-Presidente José Marcos Faria, o qual possui brevê de piloto. Depois teve como sedes a chácara do Dr. Adilson, na Vossoroca, Associação dos Funcionários Municipais, na Avenida Washington Luis e o antigo entreposto do Ceagesp da Árvore Grande. No segundo semestre de 1999, os Chefes Marco Aurélio e Picini foram ter contato com a Modalidade do Ar, com o intuito de transformar o grupo. O Aeroclube de Sorocaba, localizado na Av. Santos Dumont, 1285, foi procurado e diante da receptividade do Dr. Soranz, o qual cedeu espaço para instalação do ABC, o grupo se mudou permanecendo até hoje no local.

Ao longo destes anos, centenas de jovens passaram pelo ABC, aprendendo através do trabalho de inúmeros voluntários, a didática do Escotismo e um pouco sobre a aviação, estimulando muitos a seguir carreiras nesta área.

Escoteiros em Ação: G. E. do Ar Albino Bueno de Camargo 261/SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo