Escoteiros participam de simulado de desastre no estádio do Morumbi

17 de maio de 2018

 

O que você faria se estivesse num estádio de futebol e, de repente, houvesse uma explosão? O IV Simulado Integrado de Resposta a Desastres da Cidade de São Paulo retratou exatamente essa situação no Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi, no dia 12 de abril (sábado). Entre 150 voluntários, participaram 15 escoteiros.

Postura de escoteiros se destaca em simulado

A representação simulou o atendimento a vítimas e o abandono do local, instruindo os participantes a procederem em situações-limite. “Todos elogiaram muito os nossos jovens! Pela dedicação, foco, agilidade e preparo demonstrados”, relatou Adolfo Mauro, coordenador regional de Ações Humanitárias. Parte dos reconhecimentos ao desempenho dos escoteiros veio de observadores internacionais, de países como Estados Unidos e Israel.

Além de ser uma experiência marcante para quem participa, eventos como esse contribuem no desenvolvimento de habilidades e competências. Torna os escoteiros aptos a contribuírem em situações reais, como cidadãos ativos que deixam impacto positivo na comunidade. “Saímos com a certeza de missão cumprida, conhecimentos agregados e deveres de cidadania e civismo realizados”, disse Adolfo.

Simulado permitiu aproximação com outras instituições

O simulado foi promovido pela a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein em parceria com o São Paulo Futebol Clube, como parte da programação do IV Simpósio Internacional de Gerenciamento de Resposta em Catástrofe.

Além dos Escoteiros do Brasil – Região de São Paulo, outras instituições estiveram presentes: Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Metropolitana, Polícia Militar do Estado de São Paulo, Samu, Marinha do Brasil, Hospital Albert Einstein, Hospital das Clínicas, CET, Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra), entre outros.

Inserções na mídia

O simulado teve repercussão em diversos veículos, assim como a participação dos Escoteiros do Brasil. Confira!

Portal do São Paulo F. C.
Gazeta Esportiva
Agito SP
Folha Nobre

Galeria

Compartilhe
Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens