Escoteiros SP receberão Prêmio Marco da Paz em 20/09/2014

 

 

 

 

No próximo dia 20 de setembro (sábado), às 10h da manhã, no Jardim Interno do Pateo do Collegio (Praça Pateo do Collegio, 2, Centro, São Paulo/SP, próximo ao Metrô Sé), os Escoteiros SP receberão o Prêmio Marco da Paz, outorgado pela Associação Comercial de São Paulo, por todo o trabalho desenvolvido pelo Escotismo Paulista na difusão da Cultura de Paz.

 

Convidamos a todos os Grupos Escoteiros da nossa Região Escoteira a estarem presentes e “lotarem” o Jardim Interno do Pateo do Colleo neste importante momento de celebração, para juntos celebrarmos esta nossa conquista!

 

Compareça!

 

Marco da Paz

O Marco da Paz é um monumento único no gênero, lembrando aos homens dos cinco continentes a necessidade da manutenção da Paz e a promessa de um mundo melhor. Sua realização conta com o apoio da ACSP – Associação Comercial de São Paulo e foi idealizado pelo Sr. Luigi.
Já atravessou as fronteiras do Brasil, levando sua mensagem Paz e Fraternidade entre os povos.
O Marco da Paz implantado no Páteo do Collegio, é visitado por turistas do mundo inteiro que fazem questão de tirar fotografia com os pés sobre a placa de bronze de seu continente.

 

Histórico do Monumento e do Troféu Marco da Paz

Associação Comercial de São Paulo e o Marco da Paz atravessam fronteiras pela união dos povos na construção da Cultura de Paz no mundo.

O Marco da Paz é um monumento idealizado por Gaetano Brancati Luigi, nascido na Itália durante a 2ª guerra mundial.

Neste ano de 2010, com muita alegria, comemoramos os 10 anos de um sonho de criança que virou realidade no MUNDO, o Monumento MARCO DA PAZ.

Este símbolo criado em forma de um arco com a pomba e o sino já ganhou o mundo e marca presença nos cinco continentes. 
Com a 2ª Guerra Mundial, o mundo foi abalado pela dor e destruição.

O Menino
Neste período triste da historia da humanidade de seis anos de carnificina onde, se estima que o numero de mortos, (entre civis e militares) superou os cinqüenta milhões, fora os quase trinta milhões de mutilados, um menino sobreviveu e resumiu em poucas palavras seu sentimento naquela época de terror.

Na cidade de Orsomarso, província de Cosenza, Itália. “Naquele tempo, os meninos que tinham a fortuna de sair de casa com uma fatia de pão e ir à praça, logo vinham os companheirinhos correndo pedir um pedaço daquele pão, com a promessa de que quando a mãe fizesse pão, eles compartilhariam também um pedaço”.

O principal sentimento deste menino era o medo de crescer, pois quando crescesse teria também que ir para a guerra.

No ano de 1945 esse menino, (na época já com oito anos) escutou os sinos que ecoaram por toda Europa anunciando o fim da 2ª guerra mundial.

Na mesma ora saiu correndo, e se juntou às milhares de vozes nas praças gritando de alegria: PAZ, PAZ, PAZ.

Naquele exato momento renascia no menino e na Humanidade a esperança da vida.

Nesse dia histórico nascia na mente do menino a idéia em criar algo que cativasse os povos e os levassem para o caminho da PAZ.

Naquele tempo era um sonho unânime emigrar para a América, e em 1949 o então menino Gaetano, com 12 anos emigrou para a Argentina e anos mais tarde para o Brasil.

 

O Monumento
No ano de 1999 Luigi percebendo a ausência do toque do sino da igreja do Pateo do Collegio, local onde a cidade de São Paulo (Brasil) nasceu, fez com que o sonho do menino de oito anos começasse a tomar forma para deixar de ser apenas um sonho de criança e tornar-se um monumento que iria conquistar o mundo!

Com o apoio da ACSP – Associação Comercial de São Paulo foi colocado um novo sino na torre desta igreja histórica, e a partir deste momento, o sonho que o menino acalentou por mais de 55 anos começa a se transformar no que é hoje, o Monumento Marco da Paz.

 

 

 

A ACSP – Associação Comercial de São Paulo, pelas mãos de seu idealizador leva esta proposta de paz pelo mundo. O Monumento do Marco da Paz já se encontra presente em várias cidades do nosso continente e a caminho de conquistar o mundo.

O Monumento Marco da Paz já está presente no Brasil em 3 cidades do Estado de São Paulo: em São Paulo (em 3 bairros) no Centro junto ao Pateo do Collegio, na Lapa e no Tatuapé, e nas cidades de Aparecida (junto à Basílica de Nossa Srª Aparecida) e em Bertioga.

No Exterior nos países:

– México em 3 cidades: Hidalgo, Laguna-Oaxaca e na Cidade do México.

– Na Argentina em Mendoza.

– No Uruguai em Punta Del leste.

– Na China em Xiaolin, província de Nanjing.

 

O projeto da construção de outros Marcos da Paz já está em andamento no Estado de São Paulo nas cidades de Ribeirão Preto e São Carlos, também na cidade do Rio de Janeiro (Estado do Rio de Janeiro) e em Salvador (Estado da Bahia).

Há também projetos de construção do Marco da Paz, na Argentina em Buenos Aires, na Itália nas cidades de: Assisi (Umbria), Roma (Pomezia), Orsomarso (Calábria), Firenze (Toscana) e na Cidade do Vaticano. Há projetos também em Israel/Palestina em Jerusalém, na Suíça em Genebra, na Espanha em Barcelona, na Costa Rica em São José, em Gana na cidade de Accra, no Uruguai em Montevidéu, em Portugal, na Guatemala e Colômbia. Por intermédio do México, há projetos também para os Estados Unidos e Canadá. 

O “Marco da Paz” é um monumento único no gênero. Foi criado, entre outras coisas, para inspirar na Humanidade a importância da Cultura da Paz, para que, nas nossas futuras gerações, ele seja a realidade que buscamos de um mundo melhor.

 

“Só assim construiremos um mundo melhor para todos”
(Gaetano Brancati Luigi)

 

 

www.marcodapaz.org.br  e  www.marcodapaz.com.br 

 

Escoteiros SP receberão Prêmio Marco da Paz em 20/09/2014

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo