Espiritualidade: Como tratar o tema na UEL

Na parte superior esquerda da foto o texto em branco: Espiritualidade como tratar o tema na UEL. Abaixo, três jovens estão sentados em volta de uma mesa com uma caneta na mão, estão com o olhar voltados a um papel nas mãos de um chefe que está em pé do lado direito da foto. No canto inferior esquerdo o logo dos Escoteiros do Brasil São Paulo.

Por Benjamin de Castro, Lucas Foltran e Ricardo de Oliveira

Espiritualidade sempre esteve dentro das práticas do Movimento Escoteiro, contribuindo com o autodesenvolvimento do jovem em toda sua amplitude, desde os aspectos simples aos mais complexos questionamentos de nossa existência. Mas há ainda um grande desafio de saber como nós voluntários, podemos contribuir com o desenvolvimento espiritual dos nossos jovens. Muito dessa dificuldade se dá pela falta de compreensão em diferenciar espiritualidade e religião, fazendo com que caiamos na ideia de que é necessária a participação ativa do jovem (e nossa) em uma religião para alcançar esse desenvolvimento. 

Mas para conseguir trilhar esse desafio, nós trazemos esse texto com alguns passos e dicas que podem ajudá-lo no caminho correto.

Religião e espiritualidade

De maneira bem sintetizada temos que a religião é um sistema institucionalizado de atitudes, crenças e práticas religiosas tendo como propósito se prostrar a serviço e ou adoração a um Deus ou algo sobrenatural. A espiritualidade por sua vez podemos defini-la como uma experiência de conexão com algo maior que nós mesmos, e que geralmente está envolvida com a busca por um significado para a vida. Ou como diria Christina Puchalski M.D. Fundadora e Diretora do instituto de espiritualidade e saúde da George Washington University que diz “Espiritualidade é o aspecto da humanidade que se refere à maneira como os indivíduos buscam e expressam significado e propósito, além da maneira como eles experimentam sua conexão com o momento, com sigo mesmos, com aqueles à sua volta, com  a natureza e com aquilo que para ele seja significativo ou sagrado”.

Por onde começar a falar sobre espiritualidade?

Pergunte ao seu jovem, levante as dúvidas e curiosidades que eles possuem sobre o assunto e trabalhe essas questões de maneira que você possa abordá-las da forma mais tranquila possível, partindo de algo que eles mesmos trazem, você garantirá uma discussão mais saudável e um debate mais respeitoso, afinal todos já assumiram que não conhecem sobre esse assunto. Dependendo do ramo, trabalhar os conceitos básicos também fará com que o assunto seja melhor abordado mais à frente, então certificar-se que todos saibam o que é, como por exemplo entender a espiritualidade e a religião e suas semelhanças e diferenças; além de compreender os diferentes conceitos que ambas abordam.

Lembre-se de sempre garantir um espaço seguro e acolhedor para todos, onde ninguém se sinta excluído ou machucado pelo que está sendo trabalhado, deixando claro a necessidade e importância de se estar aberto a ouvir e aprender coisas novas, mesmo que discorde de suas crenças pessoais.

Como se preparar?

Esteja disposto a conhecer e aprender também! Não acredite ou tenha para si que o fato de você fazer parte de uma crença, lhe dá carta branca para dizer o que bem entende somente por  julgar saber o suficiente, você pode conhecer pessoas que vivenciam crenças completamente diferentes da sua, por isso esteja sempre aberto a ouvir e aprender.

Além disso, você não precisa saber de tudo e ter todas as respostas, pelo contrário, procure referências para os temas que não possua familiaridade, seja com outros escotistas, pessoas de fora do movimento ou mesmo o próprio jovem que possua a vivência que você não conhece, dessa forma você criará um ambiente mais rico e com a menor chance de acontecer falas equivocadas, principalmente quando tratamos de temáticas que não são tão convencionais. Utilize metáforas, símbolos e analogias que facilitem os entendimentos e a troca, e procure também a pluralidade de vivências, quanto mais pessoas forem ouvidas, mais rica será a conversa e mais ângulos serão contemplados.

Para além de religião

Trabalhar espiritualidade significa compreender-se em conexão a algo superior, independente de que forma assuma, sendo a religião uma das ferramentas para essa conexão, porém não é o único meio. Compreender-se e desenvolver-se como indivíduo ou fazendo parte de uma comunidade ou entender a magnitude da natureza ao nosso redor se vendo como uma parte pequena mas necessária, são algumas de outras formas que podemos orientar nossos jovens a se desenvolverem. 

De encontro a isso, temos a atualização do Projeto Educativo que busca incluir todo tipo de espiritualidade, seja ela praticada pela fé em um deus ou não – reforçando a importância deste relacionamento como algo íntimo e confortável e não apenas como um dever ou obrigação.

Ficou com alguma dúvida ou gostaria de compreender mais sobre o assunto? Você pode conferir as Diretrizes para o Desenvolvimento Espiritual e Religioso, e se precisar entre em contato com a Equipe Regional de Diversidades através do e-mail: diversidades@escoteirossp.org.br

Palavra da Diretoria

Entre as muitas propostas deste Blog, a Diretoria Regional demonstra o apoio a todas as iniciativas aqui inseridas e aposta fortemente na compreensão de nossos voluntários sobre este tema importante que nos acompanha desde a implantação do escotismo através do nosso programa educativo

Esperamos que o texto fortaleça nosso trabalho junto às nossas crianças, adolescentes e jovens neste momento importante que estamos vivenciando com a atualização de nosso Projeto Educativo.

Toda e qualquer sugestão é importante para ampliarmos nosso conhecimento e prática desse tema que muitas vezes apresenta dificuldades em sua aplicação e por tudo isso, contamos com o seu envolvimento e participação.

Acesse o Blog do Voluntário no App

Espiritualidade: Como tratar o tema na UEL
Rolar para o topo