Carregando Eventos

Mutirão de Memória Escoteira

24 de abril de 2021 > 12 de junho de 2021

OBJETIVOS
Os Escoteiros do Brasil – Região de São Paulo, através da equipe regional de Estudos Escoteiros de Suporte Educacional, atendendo o item 1.4.7. do Planejamento estratégico Regional (Dentro da política de Valorização e Reconhecimento de Voluntário, incrementar ações mais intensas de identi icação, estímulo, motivação e reconhecimento) e 1.6.5. (Aperfeiçoar a estrutura do nível Regional para documentação e memória escoteira) apresenta o Mutirão de Memória Escoteira que visa valorizar nossa cultura, nossa história, voluntários, apoiadores e seus feitos ao longo de sua existência. Para isso ele irá contar com a história das Unidades Escoteiras Locais que são as grandes protagonistas dessa trajetória.

DADOS DA ATIVIDADE
Local: Descentralizado, por Distrito, Unidade Escoteira Local, Seção ou Matilha/ Patrulha/ Equipe de Interesse.
Data: O período sugerido para realização das atividades propostas é de 24 de abril a 12 de junho de 2021, de acordo com a disponibilidade e programação das UELs ou Seções.
Público-Alvo: Poderão participar do Mutirão de Memória Escoteira os membros juvenis e escotistas dos Ramos Lobinho, Escoteiro, Sênior e Pioneiro, com registro escoteiro válido.
Investimento do participante: Conforme a organização local. O levantamento dos custos e estimativa do valor a ser pago por participante deve ser determinado pela organização da atividade. Autorizações: Atividades escoteiras realizadas fora da sede e do horário regular de reuniões da Unidade Escoteira Local ou Seções autônomas, só podem ser realizadas mediante autorização dos pais ou responsáveis legais dos membros juvenis e da Diretoria Local.
Aquisição de distintivos: A aquisição do distintivo correspondente à atividade é opcional e poderá ser feita através do site.

DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES
É muito importante que a UEL faça um levantamento de fatos, fotos e objetos de sua história colocando-os em exposição, que também convidem antigos escoteiros (jovens e escotistas) para que contem sua história e participem das atividades com os jovens. (Não esquecendo de valorizá-los publicamente).
Ao lado dessa exposição, aos jovens devem ser oferecidas atividades interativas, a fim de que o evento, além de cumprir com o seu papel de conhecimento e reforço dos laços de pertencimento, atendam ao desenvolvimento de competências, estimulando a prática de pesquisas, reflexões e atitudes nas áreas de desenvolvimento: Afetiva, Caráter e Social, culminando na aquisição de competências e, consequentemente, na conquista da progressão pessoal dos jovens. Para isso são ofertadas abaixo sugestões de atividades.
Cada ficha de atividade traz sugestões que podem ser desenvolvidas por Alcateias, Patrulhas ou Tropas Escoteiras, Patrulhas ou Tropas Seniores, Equipes de Interesse ou Clã Pioneiro, podendo ser executadas em sede, acampamentos ou atividades externas, por UEL, Seção, Distrito ou Interdistritais.
Todas as atividades devem contar sempre com a presença de pelo menos 1 (um) escotista responsável, mas podem ser elaboradas e executadas pelos próprios jovens, sempre que o ramo permitir e se assim eles desejarem. Todas as atividades externas/ especiais devem ser registradas no PAXTU Administrativo, para inclusão da atividade na ficha mod. 120 dos participantes, preferencialmente, com a descrição: “Mutirão de Memória Escoteira”.
AS FICHAS DE ATIVIDADES PROPOSTAS PODEM SER USADAS SEMPRE QUE QUISEREM. NÃO PRECISAM
FICAR RESTRITAS AO PERÍODO SUGERIDO PARA SUA REALIZAÇÃO!

 

Boletim

 

Mutirão de Memória Escoteira

Compartilhe esse Evento

  • Este evento já passou.

Detalhes

Início:
24 de abril de 2021
Final:
12 de junho de 2021
Categoria de Evento:
Evento Tags:
, ,

Local

Descentralizado

Organizador

Coodernação de Programa Educativo
Rolar para o topo