I Encontrinho da Rede Nacional de Jovens Líderes – SP No Interior

 

Foi realizado nos dias 19 e 20 de julho o I Encontrinho da Rede Nacional de Jovens Líderes – SP (RNJL-SP). Mais de cem participantes entre 18 e 26 anos se reuniram na cidade de Mogi Mirim para tratar sobre assuntos relevantes do Movimento Escoteiro, fazendo debates, projetos e aumentando, assim, a participação nos processos decisórios da instituição. Para Mariana de Marchi (GE Curuqui 142/SP, Jundiaí), Coordenadora do núcleo da Rede, foi como a realização de um sonho: “sempre imaginei nossa juventude proativa e foi lindo ver todo mundo se engajando”.

No sábado, houve palestra sobre os aspectos históricos da Rede e oficinas sobre protagonismo juvenil e trabalho em grupo. Além disso, o momento da Aldeia Global possibilitou que projetos já existentes de pioneiros e institucionais fossem apresentados. Mais tarde, rodas de debates nas quais todos puderam expressar suas opiniões marcaram a programação. O dia terminou em Festa Julina, com direito a quadrilha e diversão.

Na manhã seguinte, logo cedo todos já estavam de pé praticando yoga e realizando o momento de reflexão. O maior objetivo no domingo foi explicar aos participantes o que eram os Grupos de Trabalho (GTs), divididos em áreas como Comunicação, Programa Educativo, Social, Gestão de Adultos, entre outras. Cada um reúne jovens interessados em se aprofundar nos respectivos assuntos. Depois que todos escolheram onde se identificavam, ocorreu o  workshop de projetos.

A opção por realizar o evento no interior do estado não foi por acaso. “Precisávamos mostrar para as pessoas daqui que, mesmo longe da capital, podemos e devemos nos envolver com nossa região”, contou Daniel Guarnieri (GE Encanto das Matas 197/SP, Mogi Mirim), responsável pela  infraestrutura na ocasião. Ao resumir sua visão, comentou: “foi inesquecível, único e decisório. A partir de agora, mais pessoas sabem como a Rede funciona”.

A qualidade das atividades que vêm sendo realizadas pela RNJL-SP a fizeram conquistar o padrão ouro em 2014 e isso não passou despercebido nem mesmo por quem é de longe. É o caso de Flavio Anastasio (GE Eudoro Corrêa 25/CE, Fortaleza), que veio diretamente do Ceará para marcar presença no Encontrinho. “Tornei-me o Coordenador da Rede da minha região e vi que precisava descobrir mais informações que pudessem ajudar em minha gestão”, contou. E disse que levará boas impressões: “foi perfeito. Eram vários Grupos de cidades diferentes e a galera estava tão unida que todos pareciam do mesmo lugar”.

Aproveitando que na mesma data os Comissários Distritais também estavam reunidos, os jovens mandaram um recado para eles, a fim de estabelecer a conexão necessária para que todos trabalhem em harmonia. O vídeo pode ser visto aqui: https://www.youtube.com/watch?v=anoZzxYYGP8

 

 Texto por: Natália Freitas

 Confira as fotos oficiais do evento! Clique aqui.

I Encontrinho da Rede Nacional de Jovens Líderes – SP No Interior

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo