Indaba Distrital reúne mais de 70 escotistas em São João da Boa Vista

Nos dias 27 e 28 de Janeiro, o 27° Distrito Escoteiro Impisa realizou o 2º Indaba Distrital em São João da Boa Vista, na Sociedade Esportiva Sanjoanense. O evento reuniu mais de 70 representantes das 15 Unidades Escoteiras Locais da região. Segundo o Comissário Distrital Juliano Arcuri, o evento marca o início de uma nova fase na gestão de adultos do distrito:

“Enquanto nos últimos anos investimos muito na realização de cursos do sistema formal de formação de escotistas e dirigentes, este indaba focou em técnicas e questões que em geral não são abordadas nos cursos, ou são abordados de forma mais superficial. Pudemos então dar ferramentas para os adultos trabalharem melhor nos seus grupos e, em vários momentos, na vida dos mesmos.”

A programação do 2° Indaba foi dividida de acordo com os Ramos. Para os Escotistas do Ramo Lobinho, o destaque foi uma oficina de jogos antigos e uma palestra sobre captação de pais. Para o Ramo Escoteiro, a organização propôs a construção de um acampamento suspenso. Um treinamento de técnicas de ancoragem e de segurança em tirolesas para o Ramo Sênior, e, para os escotistas do Ramo Pioneiro, e para os Dirigentes, houve treinamento prático de alimentação de pessoas com restrição alimentar e também discussão sobre criação de projetos de grupo para atividades comunitárias. Para todos os participantes, houve uma oficina de “ferramentas simples de planejamento”, com a convidada Maria Toshiko, líder de projetos do Metrô São Paulo.

“Apesar do foco principal ser a possibilidadesde adquirir novas ferramentas para o trabalho nos Grupos Escoteiros, o maior ganho foi, sem dúvida, a criação de vínculos e o empoderamento dos adultos. Em sua maioria, as oficinas foram oferecidas por escotistas novos, que puderam falar sobre aquilo que fazem de melhor. A Chefe que conseguiu em dois anos aumentar o número de escotistas no ramo de 4 para 14 foi convidada para falar sobre a captação de pais, o chefe que sabe fazer comida mateira pôde ensinar como fazer “galinha assada no chão”. Foi uma troca de experiências incrível!”, disse o Comissário Distrital.

Unidades Escoteiras Locais participantes: G.E Marechal Rondon 194/SP e G.E. Curupira 99/SP (São João da Boa Vista);  G.E. Rainha das Águas 403/SP (Águas da Prata) G.E. Aldebarã 238/SP (Espírito Santo do Pinhal); G.E. Curumins da Mantiqueira 304/SP (Vargem Grande do Sul); G.E. Itobi 399/SP (Itobi); G.E. Del Guerra 428/SP (São José do Rio Pardo); G.E. Guará 166/SP (Mococa); G.E. Excalibur 296/SP, G.E. Rio das Cobras 181/SP e G.E. Locomotiva 249/SP (Mogi Guaçu); G.E. Encanto das Matas 197/SP e G.E.Valentino Balestro 402/SP (Mogi Mirim) e G.E. Itapira 193/SP e G.E. Guardiões de BP 422/SP (Itapira).

Indaba Distrital reúne mais de 70 escotistas em São João da Boa Vista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo