Incentivando a conquista das Insígnias de Interesse Especial

A esquerda da foto tem uma jovem de perfil. Usa lenço escoteiro amarelo com detalhe branco e camisa azul marinho. Na manga direita ela usa o cordão do desafio. Os dois braços estão apoiados sob uma superfície plana e verde, ela segura com a mão direita uma caneta preta e embaixo contem um papel. No canto superior direito o texto em branco: Incentivando a conquista insígnias! No canto inferior direito o logo dos Escoteiros do Brasil São Paulo.

Por Gabriela Banzatto dos Santos e Mariana De Marchi

Incentivando a conquista das Insígnias de Interesse Especial

Todos sabemos que as crianças e jovens têm diversos interesses e potencialidades próprias. Alguns gostam de cozinhar, outros de desenhar, outros se divertem com a leitura. Para valorizar esses saberes, existem as especialidades, que tratam de temáticas específicas. Mas, se as especialidades já cumprem esse papel, qual então é a função das Insígnias de Interesse Especial?

 

Segundo o “Guia de Atividades” dessas insígnias, cada uma delas “oferece a oportunidade de conhecer coisas novas, ampliar a sua visão de mundo e lhe desafia com a oportunidade de aprimorar-se e desenvolver-se interiormente, como cidadão proativo, humanizado e atuante junto ao próximo, conhecendo diferentes culturas”. Ou seja, muito mais do que valorizar um conhecimento específico relacionado a um tema, como fazem as especialidades, a conquista de uma Insígnia de Interesse Especial é um processo reflexivo e ativo, que ajuda o jovem a desenvolver um senso crítico mais apurado em relação à sua comunidade e às suas vivências no mundo.

Mas como podemos estimular os jovens a se engajarem nessas propostas? A resposta é simples: através da correta aplicação do método escoteiro e da associação com o marco simbólico de cada ramo.

Imagem com fundo branco e dois contornos em cinza de hexágono, o que está do lado esquerdo da imagem está para cima e dentro o texto em verde: especialidades, valoriza aprender algo novo. O hexágono do lado direito está mais abaixo e dentro o texto em grená: insígnias de interesse especial valoriza aprender algo novo + aplicar esse aprendizado.

Tomemos como exemplo a Insígnia do Aprender

Ela é uma de nossas mais recentes criações enquanto instituição, você já ouviu falar dela? Em todos os ramos, essa insígnia estimula uma reflexão individual sobre as formas de estudar e o próprio processo de aprendizado, além de abordar a temática da educação, de maneira mais ampla. É bastante possível que alguns jovens, por se identificarem de maneira positiva com seu ambiente escolar, se sintam prontamente motivados à conquista dessa insígnia. Outros, talvez por enfrentarem problemas nesse aspecto de sua vida, podem se sentir imediatamente repelidos por ela. 

E é exatamente por isso que devemos oferecer aos jovens o acompanhamento individual previsto no método escoteiro. Somente conhecendo cada um dos jovens da nossa seção, sabendo suas preferências e habilidades é que podemos incentivá-los na conquista de uma insígnia que faça sentido para cada um. 

Sendo tão importantes como incentivar os jovens a conquistá-las?

Nem todas as Insígnias de Interesse Especial são atrativas a todos os jovens. E tudo bem! Talvez algumas delas toquem em questões que sejam emocionalmente sensíveis para alguns, ou simplesmente abordem uma temática que não lhes desperte o interesse. O papel do escotista no processo é entender que cada jovem possui um interesse diferente e trabalhar para estimulá-lo nesse sentido. É sempre importante lembrar que, embora o escotista possa oferecer atividades relacionadas à essas insígnias durante a atividade semanal, a conquista de cada um desses distintivos deve vir da mobilização individual de cada jovem. É claro que algumas atividades podem ser desenvolvidas em grupos, mas é importante que o processo seja relevante na vida de cada um dos jovens.

Precisa de ajuda? Os Guias abaixo podem te ajudar: 

Ao fundo há duas pessoas que aparecem da altura da coxa até o pé. Elas usam shorts e tênis. Estão sob a grama, a frente delas e a direita há a parte da frente de um carrinho de mão com terra dentro. Mais a frente há duas jovens agachadas uma de frente para a outra e ao centro uma planta. As jovens estão com as mãos próximas a planta sob a terra avermelhada.

BP criou a primeira Insígnia Especial, o King ‘s Award em 1909, em uma conversa em que o rei da Inglaterra sugeriu que os escoteiros que passassem por provas especiais deveriam ganhar um prêmio com o nome do rei. Nesses mais de 110 anos de história, o Movimento Escoteiro passou por muitos desafios globais, como grandes conflitos armados e crises humanitárias. Hoje, enfrentamos o desafio de fazer um escotismo inédito, à distância, utilizando a internet para nos conectarmos aos nossos jovens. Infelizmente, tivemos que abrir mão da vida ao ar livre, algo que sempre permeou as vivências escoteiras e que faz parte de nossa identidade enquanto movimento. No entanto, seguimos ainda ligados ao nosso método escoteiro e é exatamente nessa referência que encontraremos as respostas sobre como podemos motivar nossos jovens neste momento: através da orientação e do acompanhamento individuais.

Mais do que nunca, é necessário entendermos o que os nossos jovens mais anseiam nesse momento, o que os atrai na internet, que causas os movem. É claro que não podemos fazer tudo o que fazíamos no passado, mas podemos buscar aqueles assuntos que fazem os olhos dos nossos jovens brilharem, que colocam um sorriso em seus rostos. E é através desse sentimento, associado à vontade de construir um mundo melhor, que podemos estimulá-los a conquistar as Insígnias de Interesse Especial. A troca de ideias e experiências com outros escotistas também tem se mostrado uma excelente estratégia para construir estratégias de maneira coletiva, alcançando soluções eficientes para este momento.

Incentivando a conquista das Insígnias de Interesse Especial
Rolar para o topo